Se você era usuário do antigo fórum Manjaro Linux Brasil, precisará fazer um novo cadastro neste novo fórum, pois os cadastros antigos não puderam ser migrados. Grato pela compreensão!

Manjaro KDE não entra no sistema após instalação do Cuda

Reporte aqui dúvidas sobre aplicativos diversos, instalação e utilização.

Autor do tópico
Asakura_Hao
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Jun 2021, 18:23

Manjaro KDE não entra no sistema após instalação do Cuda

Mensagem por Asakura_Hao »

Olá pessoal

Eu estou com um problema e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

Eu uso um Manjaro KDE e o computador tem uma placa Nvidia. Ontem instalei um programa no computador que precisa do Cuda-Toolkit. Fiz a instalação e tudo funcionou normal. Desliguei o computador e hoje o liguei novamente.

Contudo, ele para numa tela escrito "clean, x/x files, x/x blocks". Dei CTRL + ALT + F2 e consegui entrar no sistema. Apaguei o programa, e o Cuda/toolkit. Reiniciei e tudo voltou a funcionar novamente. Ele mostrou o Desktop...

Eu vou precisar usar esse programa por um tempo e não tenho como ficar nisso de desinstalar os programas e instalar novamente... Existe alguma forma de solucionar esse problema?

Desde já, agradeço pela ajuda
Avatar do usuário

tioguda
Mensagens: 39
Registrado em: 21 Mar 2021, 06:41
Contato:

Re: Manjaro KDE não entra no sistema após instalação do Cuda

Mensagem por tioguda »

Leia este artigo, após isso eu creio que poderei lhe ajudar.
Não menospreze o dever que a consciência te impõe. CBJr

Autor do tópico
Asakura_Hao
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Jun 2021, 18:23

Re: Manjaro KDE não entra no sistema após instalação do Cuda

Mensagem por Asakura_Hao »

Ok.
Vou dar uma explicação mas detalhada do que aconteceu e, em seguida, coloco o resultado dos comandos.
Eu preciso usar o software Crystal Explorer, mas ele só tem versão DEB para linux. Usei o Debtap para criar a instalação a partir do DEB e instalei o programa usando o Pacman -U. Dentre os pacotes que o Debtap pediu para instalar, os únicos que eu não tinha eram o Cuda/Cuda-toolkit.
No meu computador pessoal, com Manjaro XFCE, não houve problemas. Estou usando o programa. No computador que uso para trabalhar é que deu problema (Majaro KDE). Quando reiniciei o coputador do trabalho, apareceu o problema. Fazendo uma pesquisa no Google, vi uma outra mensagem parecida e a pessoa resolveu entrando no sistema com o CTRL ALT F2 e desinstalando o Cuda. Fiz o mesmo e resolveu. Contudo, não posso ficar sem o programa. Por isso estou pedindo uma ajuda para resolver o problema.

Li o texto. O log do pacman está me mostrando a última atualização que fiz no sistema, enquanto o journalctl me mostra muita coisa e não sei o que seria vállido colocar aqui. Tem algum comando específico ou linha interessante para trazer aqui?
Avatar do usuário

tioguda
Mensagens: 39
Registrado em: 21 Mar 2021, 06:41
Contato:

Re: Manjaro KDE não entra no sistema após instalação do Cuda

Mensagem por tioguda »

No artigo que informei anteriormente tem os comandos para pegar os logs, só tem que ler para entender como utilizar os comandos. Quanto ao debtap, ele normalmente causa esse tipo de problemas, e em alguns casos, o usuário nem consegue corrigir o problema.

Baixei o .deb aqui, e verificando, o cuda (cuda-tools que o debtap colocou como dependência) não está informado como dependência no pacote .deb. Edite o pkgbuild e remova o cuda-tools das dependências, construa o pacote novamente e verifique se ele continuará funcional.

Recomendo fortemente que só utilizem o debtap quem tiver um pouco de experiencia, pois ele só cria uma base do pkgbuild, é necessário que a pessoa edite o mesmo, principalmente as dependências.

Edit: mande as informações, mesmo que você ache elas irrelevantes.
Não menospreze o dever que a consciência te impõe. CBJr
Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico