Se você era usuário do antigo fórum Manjaro Linux Brasil, precisará fazer um novo cadastro neste novo fórum, pois os cadastros antigos não puderam ser migrados. Grato pela compreensão!

plano de fundo e barra sumiram

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.

Autor do tópico
Asakura_Hao
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Jun 2021, 18:23

plano de fundo e barra sumiram

Mensagem por Asakura_Hao »

Olá a todos.
Fiz uma atualização recente no meu manjaro KDE e, ao reiniciar meu computador alguns dias após a atualização, a barra com o menú sumiu junto com a imagem de plano de fundo. Também não consigo clicar com o "botão direito do mouse" para abrir as configurações....

Alguém poderia me ajudar para resolver esse problema?
Desde já agradeço.

OBS: Também não consigo fazer a última atualização pelo pacman, pois ele da incompatibilidade com alguns pacotes que precisam ser instalados agora... Como resolvo isso também?
Avatar do usuário

tioguda
Mensagens: 40
Registrado em: 21 Mar 2021, 06:41
Contato:

Re: plano de fundo e barra sumiram

Mensagem por tioguda »

Vou responder sobre o que eu consigo ajudar, mesmo sem você passar qualquer informação relevante.

Para atualizar basta anotar o nome dos pacotes que o Pamac te informa que devem ser removidos, eu ajudei um usuário que precisou remover uns 10 pacotes que o nome começavam com lib32 (esses pacotes podem ser removidos sem medo, o sistema não precisam deles para funcionar).

Saudações.
Não menospreze o dever que a consciência te impõe. CBJr

Autor do tópico
Asakura_Hao
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Jun 2021, 18:23

Re: plano de fundo e barra sumiram

Mensagem por Asakura_Hao »

Olá.
Cara, não dei muita informação porque eu realmente não sei o que aconteceu... o sistema atualizou, reiniciei o computador, a tela ficou "travada", não tenho mais barra de menu, nem a possibilidade de abrir programas pelo terminal, porque ele diz que o programa não existe (e.x.: digito okular no terminal e ele não encontra o programa, apesar de ter sido um dos programas atualizados antes de dar o problema... o mesmo ocorre para outros programas, como os do libreoffice). Também não tenho como olhar as configurações, porque ele "perdeu" o botão de menu.

Sobre a atualização recente... desculpa, eu me expressei mal. O problema acima começou na segunda-feira passada. Não conseguir atualizar hoje é um segundo problema.
Eu pensei que o erro anterior fosse algum erro do KDE e que já pudesse estar saindo alguma atualização de correção. Então hoje eu tentei atualizar novamente o sistema. Ao usar o pacman para atualizar, ele me mostrou que havia uma atualização grande do sistema para fazer. Contudo, ao tentar atualizar, o sistema me disse da o aviso:
:: Replace lib32-libcanberra-pulse with multilib/lib32-libcanberra? [Y/n]
:: Replace libcanberra-pulse with extra/libcanberra? [Y/n]
:: Replace qca with extra/qca-qt5? [Y/n]
Se eu peço para trocar, ele me diz que não pode porque precisa do programa anterior. Se eu digo que não é para trocar, ele me avisa que não pode continuar porque alguns programas precisam desses pacotes novos.

Espero ter conseguido ser mais claro

Lugonasi
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Mai 2021, 10:53

Re: plano de fundo e barra sumiram

Mensagem por Lugonasi »

Olá, nessa mesma atualização tive problemas também embora diferentes.
Na postagem oficial da equipe do Manjaro recomenda desinstalar estes pacotes.
Segue o link a postagem oficial: https://forum.manjaro.org/t/stable-upda ... ll/70192/2
O que ocorreu comigo foi o não funcionamento do gerenciador de redes (ícone que fica na barra próximo do relógio). Não conseguia mudar o tipo de conexão cabo para wi-fi.
Após remover estes pacotes como orientou a equipe do Manjaro e atualizar o sistema, resolvi fazer instalação do programa de novo pra solucionar o problema.
Espero que consiga resolver esse problema. Também sou usuário novo no linux e no Manjaro.
Avatar do usuário

tioguda
Mensagens: 40
Registrado em: 21 Mar 2021, 06:41
Contato:

Re: plano de fundo e barra sumiram

Mensagem por tioguda »

Asakura_Hao escreveu: 14 Jun 2021, 23:20 Olá.
Cara, não dei muita informação porque eu realmente não sei o que aconteceu... o sistema atualizou, reiniciei o computador, a tela ficou "travada", não tenho mais barra de menu, nem a possibilidade de abrir programas pelo terminal, porque ele diz que o programa não existe (e.x.: digito okular no terminal e ele não encontra o programa, apesar de ter sido um dos programas atualizados antes de dar o problema... o mesmo ocorre para outros programas, como os do libreoffice). Também não tenho como olhar as configurações, porque ele "perdeu" o botão de menu.

Sobre a atualização recente... desculpa, eu me expressei mal. O problema acima começou na segunda-feira passada. Não conseguir atualizar hoje é um segundo problema.
Eu pensei que o erro anterior fosse algum erro do KDE e que já pudesse estar saindo alguma atualização de correção. Então hoje eu tentei atualizar novamente o sistema. Ao usar o pacman para atualizar, ele me mostrou que havia uma atualização grande do sistema para fazer. Contudo, ao tentar atualizar, o sistema me disse da o aviso:
:: Replace lib32-libcanberra-pulse with multilib/lib32-libcanberra? [Y/n]
:: Replace libcanberra-pulse with extra/libcanberra? [Y/n]
:: Replace qca with extra/qca-qt5? [Y/n]
Se eu peço para trocar, ele me diz que não pode porque precisa do programa anterior. Se eu digo que não é para trocar, ele me avisa que não pode continuar porque alguns programas precisam desses pacotes novos.

Espero ter conseguido ser mais claro
Sobre a mensagem que impede você de atualizar, eu já tinha informado antes, você deve remover os pacotes que estão em conflito primeiro, só depois você atualiza (veja o link informado pelo o amigo acima).

O seu primeiro problema está parecendo que você fez uma atualização parcial (digamos incompleta), não conferiu as informações sobre o que aconteceu no processo de atualização e reiniciou. Se for esse o caso, você precisaria fazer uma classificação dos espelhos e mandar atualizar novamente.

Código: Selecionar todos

sudo pacman-mirrors -f5 && pamac update --force-refresh
Isso deve resolver se o seu problema, se for o que eu imaginei encima do seu relato.

Saudações.
Não menospreze o dever que a consciência te impõe. CBJr

Autor do tópico
Asakura_Hao
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Jun 2021, 18:23

Re: plano de fundo e barra sumiram

Mensagem por Asakura_Hao »

Olá!
Descupa a demora em responder. O computador havia dado outros problemas, mas físicos e demorou um pouco para resolver.

Sobre a segunda parte. Obrigado a ambos pela ajuda.. fiz o que dizia no site oficial e resolveu a parte da atualização
Contudo, fui usar o sudo pacman-mirrors -f5 && pamac update --force-refresh, mas ele não consegue terminar a segunda parte do comando... ele diz que não consegue atualizar o pacote elpa

Vou colar aqui o resultado, mas as únicas coisas que ele precisa atualizar são os programas do AUR.. que não sei se poderiam dar algum erro nas barras e configuração...:
::INFO Mirror list generated and saved to: /etc/pacman.d/mirrorlist
Preparing...
Cloning rstudio-desktop-bin build files...
Checking rstudio-desktop-bin dependencies...
Cloning elpa build files...
Checking elpa dependencies...
Cloning python2-lxml build files...
Checking python2-lxml dependencies...
Cloning kguiaddons-git build files...
Checking kguiaddons-git dependencies...
Cloning imagemagick6 build files...
Checking libmagick6 dependencies...
Cloning megasync build files...
Checking megasync dependencies...
Cloning teamviewer build files...
Checking teamviewer dependencies...
Cloning ffmpeg3.4 build files...
Checking ffmpeg3.4 dependencies...
Synchronizing package databases...
Refreshing core.db...
Refreshing extra.db...
Refreshing community.db...
Refreshing multilib.db...
Refreshing core.files...
Refreshing extra.files...
Refreshing community.files...
Refreshing multilib.files...
Resolving dependencies...
Checking inter-conflicts...

To build (8):
elpa 2021.05.001-1 (2020.11.001-3) AUR
kguiaddons-git 5.83.0_r363.g2054352-1 (5.79.0.r337.g88a0716-1) AUR
libmagick6 6.9.12.17-1 (6.9.12.2-1) AUR
ffmpeg3.4 3.4.8-3 AUR
megasync 4.5.1.0-1 (4.4.0.0-1) AUR
python2-lxml 4.6.3-2 (4.6.2-1) AUR
rstudio-desktop-bin 1.4.1717-1 (1.4.1103-1) AUR
teamviewer 15.19.3-1 (15.17.6-1) AUR


Edit build files : [e]
Apply transaction ? [e/y/N]
Quando coloco o "y", ele começa a instalar e para, dando o seguinte erro:
The following configuration files were considered but not accepted:

/usr/share/ECM/cmake/ECMConfig.cmake, version: 5.83.0



--
* ECM (required version >= 5.84.0), Extra CMake Modules., <https://commits.kde.org/extra-cmake-modules>

CMake Error at /usr/share/cmake-3.20/Modules/FeatureSummary.cmake:464 (message):
feature_summary() Error: REQUIRED package(s) are missing, aborting CMake
run.
Call Stack (most recent call first):
CMakeLists.txt:9 (feature_summary)


-- Configuring incomplete, errors occurred!
See also "/var/tmp/pamac-build-usuario/kguiaddons-git/src/build/CMakeFiles/CMakeOutput.log".
==> ERROR: A failure occurred in build().
Aborting...
Avatar do usuário

overlock
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Jun 2021, 15:45

Re: plano de fundo e barra sumiram

Mensagem por overlock »

ele está reclamando da versão do ECM.
Linux User # 480186
Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico