Se você era usuário do antigo fórum Manjaro Linux Brasil, precisará fazer um novo cadastro neste novo fórum, pois os cadastros antigos não puderam ser migrados. Grato pela compreensão!

Como descobrir o que está travando o Manjaro.

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.

Autor do tópico
TumbaVazia
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mar 2021, 12:10

Como descobrir o que está travando o Manjaro.

Mensagem por TumbaVazia »

De um tempo pra cá meu Manjaro vem travando aleatoriamente. Durante o trabalho ou durante um filme, do nada, ele trava. Tudo congela e nada mais responde. A única coisa que me resta a fazer é apertar o botão de reset. Isso já vem acontecendo a alguns meses, eu esperei pra ver se alguma atualização corrigiria o problema.
Achei que poderia ser o navegador (chrome), desinstalei e passei a usar o Mozilla e também travou. Eu uso dualboot com o windows 10

Minha pergunta é a seguinte: Tem algum programa que monitore o sistema e que, após reiniciar, eu possa ver o que está causando esse travamento?

Minha máquina:
OS: Manjaro 21.0.5 Ornara
Kernel: x86_64 Linux 5.4.118-1-MANJARO
Uptime: 16m
Packages: 1292
Shell: bash
Resolution: 1360x768
DE: KDE 5.82.0 / Plasma 5.21.5
WM: KWin
GTK Theme: Breath [GTK2/3]
Icon Theme: breeze-dark
Disk: 46G / 63G (77%)
CPU: Intel Core i3-6100 @ 4x 3.7GHz [50.0°C]
GPU: NV92
RAM: 1206MiB / 7907MiB
Avatar do usuário

tioguda
Mensagens: 40
Registrado em: 21 Mar 2021, 06:41
Contato:

Re: Como descobrir o que está travando o Manjaro.

Mensagem por tioguda »

Minha primeira recomendação seria instalar outro kernel, você está utilizando o kernel 5.4, e eu recomendaria o 5.10 ou 5.12 (não utilize o 5.11, logo ele se tornará EOL).

Aparentemente você possui uma Nvidia mas está utilizando o drive noveau, o drive proprietário ocasionou problemas para você? Um pouco mais de informação ajudaria, pois as que você colocou aqui não ajudam muito com o seu problema...

Respondendo sua pergunta, você pode verificar os logs graficamente através do programa KSystemLog que já deve estar instalado no seu sistema.

Saudações.
Não menospreze o dever que a consciência te impõe. CBJr

Autor do tópico
TumbaVazia
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mar 2021, 12:10

Re: Como descobrir o que está travando o Manjaro.

Mensagem por TumbaVazia »

tioguda escreveu: 28 Mai 2021, 17:06 Minha primeira recomendação seria instalar outro kernel, você está utilizando o kernel 5.4, e eu recomendaria o 5.10 ou 5.12 (não utilize o 5.11, logo ele se tornará EOL).

Aparentemente você possui uma Nvidia mas está utilizando o drive noveau, o drive proprietário ocasionou problemas para você? Um pouco mais de informação ajudaria, pois as que você colocou aqui não ajudam muito com o seu problema...

Respondendo sua pergunta, você pode verificar os logs graficamente através do programa KSystemLog que já deve estar instalado no seu sistema.

Saudações.
Ok, tioguda. Vou começar instalando o kernel 5.10 que é LTS. Vou observar por uns dias se os travamentos acontecem, e depois passo para o drive de vídeo. Assim que eu tiver um parecer eu informa aqui.

Obrigado pelas orientações.

Autor do tópico
TumbaVazia
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mar 2021, 12:10

Re: Como descobrir o que está travando o Manjaro.

Mensagem por TumbaVazia »

Instalei o Kernel 5.10 LTS e uma hora depois o sistema travou. Então revolvi alterar o drive de vídeo. Fui até as Configurações de Hardwares e mudei de video-linux para video-modesetting. Agora vou observar se os travamentos acontecem.

Mas fiquei com uma dúvida... O drive "video-modesetting" também está marcado como código aberto. Assim como "video-linux" e "video-vesa". Não aparece outra opção que não seja código aberto. Como faço para instalar um drive do proprietário?

Grato.

Autor do tópico
TumbaVazia
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mar 2021, 12:10

Re: Como descobrir o que está travando o Manjaro.

Mensagem por TumbaVazia »

O sistema acabou de travar, esperei uns minutos e ele voltou a responder. Abri o KsystemLog e observei que a unica linha de erro no horário, em vermelho, era essa: 30/05/2021 14:11 kernel [TTM] Buffer eviction failed

Veja a imagem:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/h9_HKig


Acredito que seja algum problema com o Kernel, certo? O mais estranho é que essa é a versão 5.10 que instalei hoje pela manhã. :shock:

Creto

Re: Como descobrir o que está travando o Manjaro.

Mensagem por Creto »

Olá,

Quando esses travamentos ocorrem você está usando o sistema ao máximo?

No outro sistema ocorrem esses travamentos executando as mesmas tarefas?

Quanto a inicialização dele é normal ou lenta demais, dai pergunto e recomendo dar uma olhada no carregamento na inicialização:

Código: Selecionar todos

systemd-analyze blame
O curioso do seu problema:
kernel [TTM] Buffer eviction failed
É que numa pesquisa ao google a recorrência é com os AMD/ATI

T+
Avatar do usuário

tioguda
Mensagens: 40
Registrado em: 21 Mar 2021, 06:41
Contato:

Re: Como descobrir o que está travando o Manjaro.

Mensagem por tioguda »

TumbaVazia escreveu: 30 Mai 2021, 10:53 Mas fiquei com uma dúvida... O drive "video-modesetting" também está marcado como código aberto. Assim como "video-linux" e "video-vesa". Não aparece outra opção que não seja código aberto. Como faço para instalar um drive do proprietário?
Dependendo do seu hardware, não seria necessário sair do video-linux. Na minha outra mensagem eu mencionei que acreditava que você utilizava uma Nvidia, você não confirmou nem negou.

Agora para e pense, como eu vou informar uma forma para você instalar um drive proprietário se eu nem sei qual placa gráfica você utiliza?

Não fique chateado, mas não vou passar informações encima de achismo.

Saudações.
Não menospreze o dever que a consciência te impõe. CBJr

Autor do tópico
TumbaVazia
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mar 2021, 12:10

Re: Como descobrir o que está travando o Manjaro.

Mensagem por TumbaVazia »

Creto escreveu: 31 Mai 2021, 21:56 Quando esses travamentos ocorrem você está usando o sistema ao máximo?
Não, uso normal. Minha máquina tem um Intel Core i3-3.7GHz com 8GB de RAM. Dificilmente eu uso todo o processamento. Tem vezes que trava assistindo a um filme MP4 ou utilizando o Chrome.
Creto escreveu: 31 Mai 2021, 21:56 No outro sistema ocorrem esses travamentos executando as mesmas tarefas?
Não, só no linux. No Windows 10 não trava.
Creto escreveu: 31 Mai 2021, 21:56 Quanto a inicialização dele é normal ou lenta demais, dai pergunto e recomendo dar uma olhada no carregamento na inicialização:
A inicialização é norma. Acho até que bem rápido.
Creto escreveu: 31 Mai 2021, 21:56 systemd-analyze blame
O que esse código faz?
Creto escreveu: 31 Mai 2021, 21:56 É que numa pesquisa ao google a recorrência é com os AMD/ATI
Eu uso uma NVIDIA GeForce 9800 GT

Autor do tópico
TumbaVazia
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mar 2021, 12:10

Re: Como descobrir o que está travando o Manjaro.

Mensagem por TumbaVazia »

tioguda escreveu: 01 Jun 2021, 13:41 Agora para e pense, como eu vou informar uma forma para você instalar um drive proprietário se eu nem sei qual placa gráfica você utiliza?
Eu uso uma NVIDIA GeForce 9800 GT.
No meu primeiro comentário, na penúltima linha, aparece a informação GPU: NV92.
tioguda escreveu: 01 Jun 2021, 13:41 Não fique chateado, mas não vou passar informações encima de achismo.
Que chateado o que. Não tem nada disso... Eu é que agradeço a tenção que vc tá dando.

Se existir alguma ferramenta para diagnóstico eu posso instalar e colocar as informações aqui. Se for necessário.
Saudações.
Avatar do usuário

tioguda
Mensagens: 40
Registrado em: 21 Mar 2021, 06:41
Contato:

Re: Como descobrir o que está travando o Manjaro.

Mensagem por tioguda »

TumbaVazia escreveu: 02 Jun 2021, 00:37 Eu uso uma NVIDIA GeForce 9800 GT.
Agora eu sei qual a placa e de qual driver ela precisa.
TumbaVazia escreveu: 02 Jun 2021, 00:37 No meu primeiro comentário, na penúltima linha, aparece a informação GPU: NV92.
Eu sabia que era uma Nvidia, mas a pesquisa poderia não informar exatamente a placa que você possui ai.
TumbaVazia escreveu: 02 Jun 2021, 00:37 Que chateado o que. Não tem nada disso... Eu é que agradeço a tenção que vc tá dando.
Que bom, a maioria hoje em dia tem um piti por qualquer coisa.
TumbaVazia escreveu: 02 Jun 2021, 00:37 Se existir alguma ferramenta para diagnóstico eu posso instalar e colocar as informações aqui. Se for necessário.
Saudações.
Sua placa de vídeo aparentemente precisa dos drivers 340xx da Nvidia, atualmente a maneira mais fácil de instalar e utilizar eles é através do repositório do blog Manjariando, os drivers do repositório se integram na ferramenta de drivers do Manjaro, fazendo o instalação ser fácil e sem erros. Aqui no fórum tem algumas informações sobre o repositório, confira clicando aqui.

Qualquer duvida é só avisar.

Ps: a sua placa gráfica integrada não seria melhor que essa nvidia?
Não menospreze o dever que a consciência te impõe. CBJr
Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico