Se você era usuário do antigo fórum Manjaro Linux Brasil, precisará fazer um novo cadastro neste novo fórum, pois os cadastros antigos não puderam ser migrados. Grato pela compreensão!

Dúvida sobre as versões

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.

Autor do tópico
TumbaVazia
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mar 2021, 12:10

Dúvida sobre as versões

Mensagem por TumbaVazia »

Bom dia.
Eu estava usando o Manjaro 21.0 Ornara na minha máquina, semana passada precisei formatar o disco e a pagar meu dualboot. Quando fui no site https://manjaro.org/download/ para baixar a ISO do Manjaro, vi que a versão que estava disponível lá era a Manjaro 20.2.1 Níbia. Baixei e instalei a versão 20.2.1. Depois de pronto foi só atualizar para a versão 21.0.

Minha dúvida é a seguinte... Se esse site é o distribuidor oficial do Manjaro, porque ele só disponibiliza a imagem da versão anterior e não a última versão?

Outra pergunta... Onde eu posso encontrar notas, informações das atualizações que são liberadas?

Obrigado!
Avatar do usuário

Igor Isaias Banlian
Administrador
Mensagens: 15
Registrado em: 18 Mar 2021, 17:55
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Dúvida sobre as versões

Mensagem por Igor Isaias Banlian »

TumbaVazia escreveu: 21 Mar 2021, 09:59 Se esse site é o distribuidor oficial do Manjaro, porque ele só disponibiliza a imagem da versão anterior e não a última versão?
O Manjaro Linux é uma distribuição "rolling release", ou seja, de "lançamento contínuo", portanto a última versão é conseguida sempre ao atualizar o sistema, não sendo preciso baixar uma nova versão a cada lançamento, por isso eles disponibilizam lá no site a ISO apenas da última versão final estável, que, no caso, é a 20.2.1, já que a versão 21 ainda é uma RC ("release candidate" - "candidata a lançamento"), ou seja, ainda não está 100% polida para se tornar uma versão final estável e ser efetivamente lançada!
TumbaVazia escreveu: 21 Mar 2021, 09:59 Outra pergunta... Onde eu posso encontrar notas, informações das atualizações que são liberadas?
Aqui: https://manjaro.org/news/

Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian

Autor do tópico
TumbaVazia
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mar 2021, 12:10

Re: Dúvida sobre as versões

Mensagem por TumbaVazia »

Valeu Igor... muito obrigado!!!
Avatar do usuário

nilson
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Abr 2021, 10:28

Re: Dúvida sobre as versões

Mensagem por nilson »

Eu tambem passei por isso, mas consegui baixar por outro site com a versão nova.
Alienware a51 (RTX 2070s / 16gb ram / Tela 4K / i7 Décima geração)
Steam: nilsonpvh

lujz-br
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Abr 2021, 11:30

Re: Dúvida sobre as versões

Mensagem por lujz-br »

Também sou iniciante, mas descobrir algo que acho ser interessante falar aqui: Não tem versões "estável", "teste" e "estável", aí ficamos sem uma LTS? Ou talvez, estou na versão atual e não terei problema de estabilidade então?

Bom, o x da questão para essas dúvidas é que vc tem que controlar qual o kernel está resolvendo acompanhar... Estou com o 5.10.53-1 que é LTS é retirei todos os outros, então estou dentro da estabilidade. Acho que se estiver com a versão atual, estável, mas entrar um kernel muito novo, vc pode sair da "estável" sem saber.
Eu escolhia a estável, e deixava outras versões de kernel instaladas sem usar, mas na atualização o sistema jogava para o kernel mais novo de todos, deixando o LTS instalado mas sem usar, então deixei apenas o kernel LTS instalado e agora está suave :) Pergunta para os avançados, tem erros minha postagem?

Obrigado!
Avatar do usuário

overlock
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Jun 2021, 15:45

Re: Dúvida sobre as versões

Mensagem por overlock »

lujz-br escreveu: 31 Jul 2021, 10:00 Também sou iniciante, mas descobrir algo que acho ser interessante falar aqui: Não tem versões "estável", "teste" e "estável", aí ficamos sem uma LTS? Ou talvez, estou na versão atual e não terei problema de estabilidade então?

Bom, o x da questão para essas dúvidas é que vc tem que controlar qual o kernel está resolvendo acompanhar... Estou com o 5.10.53-1 que é LTS é retirei todos os outros, então estou dentro da estabilidade. Acho que se estiver com a versão atual, estável, mas entrar um kernel muito novo, vc pode sair da "estável" sem saber.
Eu escolhia a estável, e deixava outras versões de kernel instaladas sem usar, mas na atualização o sistema jogava para o kernel mais novo de todos, deixando o LTS instalado mas sem usar, então deixei apenas o kernel LTS instalado e agora está suave :) Pergunta para os avançados, tem erros minha postagem?

Obrigado!
O manjaro segura um pouco mais os pacotes,que já torna mais estável,você também pode deixar o último kernel funcional que seria o mesmo que digamos o LTS,eu faço assim a anos no arch/manjaro e não tenho nenhum problema desde então,e utilizo o driver proprietário da nvidia sem problemas até hoje,você pode fazer downgrade de pacotes(kernel) se caso der problema em algum,no arch eu tive problema no kernel 5.13.5 com meu teclado e no 5.13.7 está corrigido,já adicionei um hook no pacman para ignorar o update do kernel,essa é uma das formas de contornar os problemas.
Linux User # 480186
Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico