Mais recursos, mais refinamentos e mais facilidade de uso caracteriza a liberação de Manjaro 0.8.5.
Um problema comum com todas as distribuições Linux é a instalação de pacotes de localização de linguagem. Com a nossa ferramenta gráfica, o Manjaro Settings Manager, queremos fazer o mais fácil possível. Por isso criamos assistentes agradáveis que irá guiá-lo através de cada passo. Vamos notificá-lo quando um pacote de nova linguagem esteja disponível. Também é possível alterar o idioma do sistema, layouts de teclado e gerenciamento de usuários com Manjaro Settings Manager.
Para fazer a configuração de layout de teclado tão simples quanto possível, criamos cli-tool que pode configurar seu teclado para padrão americano com, por exemplo seguido cmd: kbctl -l us- que define o layout adequado para o X11 e seu console.
Um monte de trabalho entrou em nosso instalador gráfico que um fork do Linux Mint. Graças ao Clemente e sua equipe por disponibilizar o instalador. Nós mexemos um pouco para adaptar em distros baseadas em Archlinux. Por momento apenas para instalação em um disco rígido está devidamente suportada, mas se você quiser montar outras partições devem fazer via opção manual. Recomendamos o uso de nossos cli-instaladores para esta matéria, que oferece ainda todos os recursos como efi-support e torna possível a instalação Manjaro em seus Macs.
Pamac, o gerenciador de pacotes padrão gráfico, foi atualizado e ficou vários bugs foram corrigidos. Os novos recursos são:
= todos os painéis são redimensionáveis.
= lista de pacotes está agora melhor exibido com ícones.
= pacotes agora podem ser classificados por grupos como instalado, desinstalado, órfãos, etc.
= uma coluna de tamanho foi adicionado (correspondente ao tamanho instalado em todos os casos).
= o tamanho de download real agora é exibido em ConfDialog e na janela de atualização.
= pesquisa interativa sobre o nome está disponível no painel de lista de pacotes.
= orfãos se agora listado e pode ser removido manualmente
= traduzido para o catalão, dinamarquês, francês, alemão, italiano, norueguês, polaco, português do Brasil, romeno, espanhol e turco.
No que diz respeito às variantes oficiais são os seguintes:
= Instalador gráfico introduzido.
= Manjaro Settings Manager introduzido.
= LXDM como gerenciador de exibição.
= Linux 3.8.5 como kernel padrão.
= Systemd 1.98.
= Xorg 1.14.0
Suporte multimídia adicionais, aplicativos e acesso ao AUR pré-instalado.
Com este lançamento foi reintroduzido o suporte de drivers proprietários para AMD Graphic Cards out-of-the-box. Essa compilação é baseada nos repositórios estáveis.
XFCE, Cinnamon, Openbox e Net para 32 e 64bits. Para baixar as ISOs e para mais informações
aqui.
vlw fwi, Holmes