Emanuel Negromonte escreveu:Há um grande debate agora sobre quem está apto a substituir o envelhecido X Display Server, e parece que Wayland está começando a se tornar a escolha mais óbvia, apesar do anúncio da Canonical "Mir" ( que terá seu próprio servidor display).
"Plasma Workspaces 2 será lançado em um ponto interessante. Nós não queremos fazer a transição para o Qt 5 e Wayland, ao mesmo tempo, por isso ainda vai ser baseado no antigo X. Mas todos nós concordamos que o nosso futuro estará caminhando para o Wayland e até mesmo se usarmos o X, nosso foco principal é Wayland ", escreveu Martin GRASSLIN em um post no blog.
Com certeza, nada de substancial será alcançado em breve, mas que vai ser muito interessante ver o que vai acontecer com distribuições como Kubuntu. Ainda é esperado a resposta de outros desenvolvedores voltado a interfaces, o que vem gerando o contrário do que diz a palavra "Mir" "Paz", até o momento parece que a Canonical terá que refazer toda uma base para pode utilizar o seu próprio gerenciador, afinal rejeições por parte dos desenvolvedores das principais interfaces já ocorreram, em diversas notas foi visto que os desenvolvedores reclamaram sobre este lançamento, disseram que a Canonical não compartilhou informações sobre este lançamento e que não foi um trabalho conjunto, desta forma, isso despertou alguns desajustes entre desenvolvedores x Canonical.
Até agora a única certeza que temos é que o Unity terá suporte ao "Mir". Vamos aguardar o desenrolar dessa história e torcer para que esse impasse seja resolvido.
ps: in O futuro do KDE é com Wayland, afirma desenvolvedor do KDE!
vlw fwi, Holmes