Ando presenciando um problema estranho com alguns aplicativos que uso e que as vezes eu instalo. Não sei onde está o problema, mas sei de algumas possibilidades.
Desde que comecei a usar o manjaro, notei que o LibreOffice 4 fecha sozinho depois de um tempo de utilização. Sou escritor e é chato estar digitando minhas histórias e o aplicativo fechar em pleno uso. Para não perder mais parágrafos inteiros, tive que diminuir o tempo de auto-recuperação para 5 minutos e comecei a salvar meus documentos a cada final de parágrafo. Estava usando o kernel 3.5 e o problema persistiu mesmo depois de eu ter voltado para o kernel 3.4 o problema que dava na hora de exibir vídeos foi corrigido. Convém mencionar que o manjaro não suporta mais o kernel 3.5, então não vale a pena continuar no mesmo.
Depois de instalar o Gweled (jogo), após iniciá-lo e começar a jogá-lo, o mesmo fecha sozinho. E mesmo a troca do kernel, o resultado foi o mesmo.
Apesar de não fechar sozinho, tive um problema também com o Cheese, em que quando eu tiro uma foto, ele trava e qualquer opção clicavel dele (até mesmo para fechar o aplicativo, não responde). E mais uma vez, mudança de kernel não resolveu.
A partir dos problemas acima, detectei algumas causas possíveis baseadas em outras informações que disponho:
- KERNEL -> Ao testar essas mesmas aplicações em sistemas baseadas no Ubuntu 12:04 e no kernel linux non-PAE 3.2, esses problemas não acontecem. Seria um problema relacionado a compatibilidade com os kerneis PAE (i686)? Alguém aqui que usa o kernel 3.8 ou 3.9, teve algum problema parecido com um desses aplicativos?
- ARQUITETURA -> O problema também pode estar relacionado ao processador ser 64bits ou não. Será que esse problema só acontece nas versões do manjaro i686 ou nas versões x86_64 também?
- GNOME -> Uma coisa que os aplicativos acima tem em comum, é dependência de alguns pacotes do Gnome. Não sei direito, mas se não me engano, alguns dos pacotes da versão antiga do Gnome Atual (3) ainda podem estar sendo usadas nesses aplicativos e poderia ter problemas de compatibilidade com os kerneis atuais (PAE), sei lá. Por isso, se tem alguém aqui que usa o LibreOffice com KDE4 teve algum problema parecido?
- ARCH -> Seria um problema ignorado pelos empacotadores do Arch Linux? Se não me engano, li na página do LibreOffice no AUR que é muito trabalhoso a criação dos pacotes do mesmo. Um jogo que instalei, A Batalha por Wesnoth que é suportado nos respositórios do manjaro, por exemplo, já vem com um problema em que ele fecha sozinho durante o carregamento do cache. A solução que encontrei na net foi executar o jogo no terminal com a opção --nocache. Outro problema que descobri durante sua execução é que quando se inicia o primeiro turno, ele fecha sozinho de novo. Então é possível que alguma configuração pode estar entrando em conflito com o sistema ou algo do tipo.
Então, se puderem testar e dar o feedback aqui, desde já agradeço. Se após alguns testes e tentativas de resolução do problema, alguns ainda persistirem, aí é o caso de levar o caso aos desenvolvedores dos aplicativos e dos times de desenvolvimento das distros.
Desde já agradeço a atenção de todos.
Fiquem na paz...