Programas que fecham sozinhos

Reporte aqui dúvidas sobre aplicativos diversos, instalação e utilização.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Programas que fecham sozinhos

Mensagempor lorrampi » 12 Mai 2013, 15:34  •  MS 1

Olá meus caros colegas manjarianos.
Ando presenciando um problema estranho com alguns aplicativos que uso e que as vezes eu instalo. Não sei onde está o problema, mas sei de algumas possibilidades.

Desde que comecei a usar o manjaro, notei que o LibreOffice 4 fecha sozinho depois de um tempo de utilização. Sou escritor e é chato estar digitando minhas histórias e o aplicativo fechar em pleno uso. Para não perder mais parágrafos inteiros, tive que diminuir o tempo de auto-recuperação para 5 minutos e comecei a salvar meus documentos a cada final de parágrafo. Estava usando o kernel 3.5 e o problema persistiu mesmo depois de eu ter voltado para o kernel 3.4 o problema que dava na hora de exibir vídeos foi corrigido. Convém mencionar que o manjaro não suporta mais o kernel 3.5, então não vale a pena continuar no mesmo.
Depois de instalar o Gweled (jogo), após iniciá-lo e começar a jogá-lo, o mesmo fecha sozinho. E mesmo a troca do kernel, o resultado foi o mesmo.
Apesar de não fechar sozinho, tive um problema também com o Cheese, em que quando eu tiro uma foto, ele trava e qualquer opção clicavel dele (até mesmo para fechar o aplicativo, não responde). E mais uma vez, mudança de kernel não resolveu.

A partir dos problemas acima, detectei algumas causas possíveis baseadas em outras informações que disponho:
  1. KERNEL -> Ao testar essas mesmas aplicações em sistemas baseadas no Ubuntu 12:04 e no kernel linux non-PAE 3.2, esses problemas não acontecem. Seria um problema relacionado a compatibilidade com os kerneis PAE (i686)? Alguém aqui que usa o kernel 3.8 ou 3.9, teve algum problema parecido com um desses aplicativos?
  2. ARQUITETURA -> O problema também pode estar relacionado ao processador ser 64bits ou não. Será que esse problema só acontece nas versões do manjaro i686 ou nas versões x86_64 também?
  3. GNOME -> Uma coisa que os aplicativos acima tem em comum, é dependência de alguns pacotes do Gnome. Não sei direito, mas se não me engano, alguns dos pacotes da versão antiga do Gnome Atual (3) ainda podem estar sendo usadas nesses aplicativos e poderia ter problemas de compatibilidade com os kerneis atuais (PAE), sei lá. Por isso, se tem alguém aqui que usa o LibreOffice com KDE4 teve algum problema parecido?
  4. ARCH -> Seria um problema ignorado pelos empacotadores do Arch Linux? Se não me engano, li na página do LibreOffice no AUR que é muito trabalhoso a criação dos pacotes do mesmo. Um jogo que instalei, A Batalha por Wesnoth que é suportado nos respositórios do manjaro, por exemplo, já vem com um problema em que ele fecha sozinho durante o carregamento do cache. A solução que encontrei na net foi executar o jogo no terminal com a opção --nocache. Outro problema que descobri durante sua execução é que quando se inicia o primeiro turno, ele fecha sozinho de novo. Então é possível que alguma configuração pode estar entrando em conflito com o sistema ou algo do tipo.

Então, se puderem testar e dar o feedback aqui, desde já agradeço. Se após alguns testes e tentativas de resolução do problema, alguns ainda persistirem, aí é o caso de levar o caso aos desenvolvedores dos aplicativos e dos times de desenvolvimento das distros.

Desde já agradeço a atenção de todos.
Fiquem na paz...
Editado pela última vez por lorrampi em 13 Mai 2013, 10:45, em um total de 1 vez.
Razão: Correções básicas e acréscimo de alguns detalhes
"O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade." - Clarice Lispector

Dell Inspiron 1564 (x86_64) / VGA: Intel Graphics Media Accelerator HD / Kernel da distribuição: 3.4.45-1
Avatar do usuário
lorrampi
Aprendiz

 
Mensagens: 30
Registro: 18 Abr 2013, 14:52
Localização: Brasil
Agradeceu: 3 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 0.8.5.1>0.8.5.2
Ambiente: XFCE

Programas que fecham sozinhos

Mensagempor Holmes » 13 Mai 2013, 09:59  •  MS 2

lorrampi, eu precisaria pesquisar mais sobre isto. aqui com o meu Manjaro está tudo ok, mas vou ver isto!

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Programas que fecham sozinhos

Mensagempor lorrampi » 16 Mai 2013, 12:19  •  MS 3

Instalei o manjaro em uma máquina antiga (cpu: celerond) e fiz um teste nela com o Gweled. O problema de fechar sozinho persiste. Então dá pra excluir que o problema se trata do kernel, da arquitetura e do gnome. A alternativa que sobra é que é algum problema relacionado ao empacotamento arch, apesar de que ainda pode haver outra possibilidade...
"O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade." - Clarice Lispector

Dell Inspiron 1564 (x86_64) / VGA: Intel Graphics Media Accelerator HD / Kernel da distribuição: 3.4.45-1
Avatar do usuário
lorrampi
Aprendiz

 
Mensagens: 30
Registro: 18 Abr 2013, 14:52
Localização: Brasil
Agradeceu: 3 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 0.8.5.1>0.8.5.2
Ambiente: XFCE

Programas que fecham sozinhos

Mensagempor lobocode » 16 Mai 2013, 13:17  •  MS 4

lorrampi escreveu:Instalei o manjaro em uma máquina antiga (cpu: celerond) e fiz um teste nela com o Gweled. O problema de fechar sozinho persiste. Então dá pra excluir que o problema se trata do kernel, da arquitetura e do gnome. A alternativa que sobra é que é algum problema relacionado ao empacotamento arch, apesar de que ainda pode haver outra possibilidade...


Hmmm...amigo, você ta indo pelo caminho errado. Dedução por dedução, o leque de possibilidades é gigantesco e pode não estar relacionado com nada do que você tentou até agora. Neste caso, para descobrir o que está havendo, a melhor maneira é verificar os "log's do sistema". É nos log's que os problemas serão mostrados.

Primeiro de tudo, se possível, poste aqui o conteúdo do arquivo /var/log/errors.log e assim, iremos investigar o que está acontecendo. Depois cole o /var/log/messages.log . Obs: Se for de conteúdo muito extenso, use o recurso Pastebin logo no menu a cima do fórum.
Editado pela última vez por lobocode em 16 Mai 2013, 13:26, em um total de 1 vez.
Razão: obs
Avatar do usuário
lobocode
Aprendiz

 
Mensagens: 77
Artigos: 7
Registro: 06 Mai 2013, 10:48
Localização: Salvador BA
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 32 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 0.8.5.1
Ambiente: Openbox

Programas que fecham sozinhos

Mensagempor lobocode » 16 Mai 2013, 18:21  •  MS 5

lorrampi escreveu:Título: Programas que fecham sozinhos

lobocode escreveu:
lorrampi escreveu:Instalei o manjaro em uma máquina antiga (cpu: celerond) e fiz um teste nela com o Gweled. O problema de fechar sozinho persiste. Então dá pra excluir que o problema se trata do kernel, da arquitetura e do gnome. A alternativa que sobra é que é algum problema relacionado ao empacotamento arch, apesar de que ainda pode haver outra possibilidade...


Hmmm...amigo, você ta indo pelo caminho errado. Dedução por dedução, o leque de possibilidades é gigantesco e pode não estar relacionado com nada do que você tentou até agora. Neste caso, para descobrir o que está havendo, a melhor maneira é verificar os "log's do sistema". É nos log's que os problemas serão mostrados.

Primeiro de tudo, se possível, poste aqui o conteúdo do arquivo /var/log/errors.log e assim, iremos investigar o que está acontecendo. Depois cole o /var/log/messages.log . Obs: Se for de conteúdo muito extenso, use o recurso Pastebin logo no menu a cima do fórum.


lobocode, foi mal da minha parte, é que estou a bastante tempo usando Ubuntu e distros baseadas no Ubuntu como o Mint, onde a maioria dos problemas resolvidos são resolvidos ou automaticamente, ou através de de alguns comandos no terminal. Estou gostando da minha experiência com o Manjaro mesmo com alguns probleminhas aparecendo lá uma vez ou outra. É tudo muito novo pra mim, apesar da familiaridade.

Sinceramente, apesar de saber da existência dos logs, não sabia como podiam ser uteis na resolução de problemas e nem onde achá-los.
Então, pode deixar que vou tirar esses logs aí e compartilhar no forum. Só tenho algumas dúvidas, se você puder me ajudar a saná-las, desde já agradeço.
Vi que os logs são organizados de forma cronológica. Então se eu executar cada aplicativo até dar o problema específico dele, que depois de postado o log, vai dar pra identificar cada problema de cada aplicativo no mesmo log? Ou vou ter que copiar um log para cada aplicativo problemático?

Tudo de bom pra você, cara.
Fica na paz...


Sim e não. Primeiramente é necessário verificar possíveis erros do sistema antes de trabalhar isoladamente em programas como o LibreOffice e outros que foram citados. Desta forma, poderemos isolar o bug e solucionar o problema.

Quanto à ordem cronológica, isso vai depender do erro que está ocorrendo. Por exemplo, se for erro do sistema, será registrado no /var/log. Entretanto, se for erro no LibreOffice ou qualquer outro programa , geralmente estes contém seu próprio sistema de geranciamento de log. Mas é aquela coisa, um passo de cada vez. Primeiro se verifica o sistema e depois programas.

Vale a pena analisar isto.

Obs: Da proxima, responda no fórum e não no MP ( mensagem privada ) pois, alguns usuários bloquearam o recebimento de MP e você é um dos. Assim, não faz sentido me enviar MP sendo que não posso responde-lo por lá.
Editado pela última vez por lobocode em 16 Mai 2013, 22:14, em um total de 1 vez.
Razão: correção
Avatar do usuário
lobocode
Aprendiz

 
Mensagens: 77
Artigos: 7
Registro: 06 Mai 2013, 10:48
Localização: Salvador BA
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 32 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 0.8.5.1
Ambiente: Openbox

Programas que fecham sozinhos

Mensagempor Holmes » 16 Mai 2013, 20:11  •  MS 6

lobocode escreveu:Obs: Da próxima, responda no fórum e não no MP ( mensagem privada ) pois, alguns usuários bloquearam o recebimento de MP e você é um dos. Assim, não faz sentido me enviar MP sendo que não posso responde-lo por lá.


boa observação lobocode, pois sempre é recomendado que os usuários usem os fóruns para sanar as suas dúvidas. assim, todos ficaram ciente do problema e podendo ajudar na sua solução!

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Programas que fecham sozinhos

Mensagempor lorrampi » 17 Mai 2013, 09:03  •  MS 7

Holmes escreveu:
lobocode escreveu:Obs: Da próxima, responda no fórum e não no MP ( mensagem privada ) pois, alguns usuários bloquearam o recebimento de MP e você é um dos. Assim, não faz sentido me enviar MP sendo que não posso responde-lo por lá.


boa observação lobocode, pois sempre é recomendado que os usuários usem os fóruns para sanar as suas dúvidas. assim, todos ficaram ciente do problema e podendo ajudar na sua solução!

vlw fwi, Holmes :)

Pois é, Holmes vou seguir a dica do lobocode. O meu medo era desvirtuar o tópico através de minha dúvida em relação aos logs. Mas tudo bem. A coisa já está explicada, então, apenas vou cuidar de elaborar melhor minha resposta para que cada coisa continue no seu lugar, seja a dúvida ou a busca pela solução do problema.

Mas, voltando ao assunto que importa, instalei o gweled agora pouco e fui fazer um teste e... CARAMBA!!! Que bruxaria é essa? :o
Na minha primeira tentativa, após alguns minutos de jogatina no modo "Normal", perdi conquistando 2220 pontos. O jogo não fechou sozinho! Vim até o fórum notificá-los, mas não antes de ter certeza do que havia presenciado. Tentei dessa vez o modo de jogo "Cronometrado" e joguei até perder conquistando 1510 pontos.
Tipo, gente, parece que a equipe do manjaro resolveu o problema em uma das atualizações que veio. Quando tiver uma chance vou testar o LibreOffice de repente o problema dele deve ter sido resolvido também, pois tenho a impressão que a causa do problema poderia ser a mesma. Porém, como o lobocode escreveu uma certa vez:
Dedução por dedução, o leque de possibilidades é gigantesco e pode não estar relacionado com nada do que você tentou até agora.

A equipe do Manjaro está de parabéns! :) O problema do Gweled aparentemente foi resolvido. Pode ser que o do LibreOffice também. Em relação ao Cheese, não pretendo voltar a usá-lo, se alguém quiser fazer o teste por conta própria, fique a vontade (não só para postar aqui, caso o problema seja detectado, como também os logs no pastebin).
Obs.: Em relação ao Battle for Wesnoth, verifiquei o pamac e, ao que parece, revisaram o pacote do jogo. Antes a terminação era 6-2 e depois 6-3 e o problema persistia. Agora a terminação é 6-5, o que pode significar que o problema pode ter sido resolvido.

Grato pela atenção, lobocode e Holmes.
Fiquem na paz...

Note   Nota
Pessoal, instalei o wesnoth. E por incrivel que pareça, pegou normal. :D
Não travou no carregamento de cache e muito menos antes de iniciar uma partida. Eu joguei contra um AI, e ocorreu tudo bem até a minha vitória. Manjaro só mandando bem. Agora sim, virou minha distro favorita. ;)
Agora só vai ficar faltando eu verificar se o LibreOffice está OK.

Sinceramente não aguentei mais.O problema parecia ter sido resolvido, o gweled e provavelmente o libreoffice também continua fechando sozinho. Eis o errors.log e o FDP do pastebin não aceita o messages.log nem mesmo só do dia de hoje por eu não pagar... então lobocode, achei esse outro e postei aqui. Espero que isso seja suficiente... =/
Editado pela última vez por lorrampi em 17 Mai 2013, 17:19, em um total de 3 vezes.
Razão: Acréscimo de informação no [note]
"O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade." - Clarice Lispector

Dell Inspiron 1564 (x86_64) / VGA: Intel Graphics Media Accelerator HD / Kernel da distribuição: 3.4.45-1
Avatar do usuário
lorrampi
Aprendiz

 
Mensagens: 30
Registro: 18 Abr 2013, 14:52
Localização: Brasil
Agradeceu: 3 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 0.8.5.1>0.8.5.2
Ambiente: XFCE

Programas que fecham sozinhos

Mensagempor alancads » 02 Jan 2016, 22:57  •  MS 8

Ainda o Cheese na versão Gnome 15.12 apresenta travamento e não é possivel desinstalar devido a dependências:

Kernel: x86_64 Linux 4.3.3-3-MANJARO
Uptime: 33m
Packages: 1262
Shell: bash 4.3.42
Resolution: 1366x768
DE: Gnome
WM: GNOME Shell
WM Theme: Adwaita
GTK Theme: Adwaita [GTK2/3]
Icon Theme: Faenza-Ambiance
Font: Cantarell 10
CPU: Intel Core i3-2365M CPU @ 1.4GHz
GPU: Mesa DRI Intel(R) Sandybridge Mobile
RAM: 1055MiB / 3840MiB

[[email protected] ~]$ sudo pacman -Rns cheese
verificando dependências...
erro: falha ao preparar a transação (não foi possível satisfazer as dependências)
:: gnome-contacts: requer cheese
:: gnome-control-center: requer cheese


Estou usando o guvcview - GTK+ base UVC Viewer
Editado pela última vez por Holmes em 11 Jan 2016, 12:43, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
UNIX não foi projetado para impedi-lo de fazer coisas estúpidas, porque isso também iria parar de fazer coisas inteligentes. (Doug Gwyn)
http://alancads.tk | irc.freenode.net #archlinux-br | http://telegram.me/archlinuxbrasil
Avatar do usuário
alancads
Membro

 
Mensagens: 104
Registro: 23 Dez 2015, 01:04
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 6 vez(es)
Distro utilizada: Capella
Versão: 15.12
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Researcher


Voltar para Aplicativos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

^ Voltar ao Topo