luciano.teixeiras escreveu:Acabo de me registrar e gostaria de saber a opnião em geral do manjaro, visto que sou usário do ubuntu mas sempre procura novidades no mundo Linux!
Baita abraço a todos.
Bem vindo ao Fórum Manjaro Brasil Luciano.
Bom, já que você veio do Ubuntu, sabe qual a diferença do Manjaro em relação ao Ubuntu? vou citar alguns pontos por exemplo:
Ao contrário do Ubuntu que é standart release que você precisa baixar uma nova versão a cada 6 meses, o Manjaro é "rolling release", ou seja, você só precisa instalar o sistema uma vez, o que evita ficar baixando novos CDs a cada nova versão. Além disso, você pode executar o comando para atualizar todos os pacotes sem ficar no suspense se isso vai ou não quebrar o sistema, ou seja, a ferramenta do sistema não abre a possibilidade para ferrar com o mesmo.
É multilib. Ou seja, se você usa arquitetura 64 bits e precisar rodar um programa que só roda em arquitetura 32 bits, o Manjaro por ter base no Arch Linux, reconhece automaticamente a arquitetura do seu sistema bem como a necessidade de cada software em rodar em sua determinada aquitetura.
O Manjaro tem seu próprio repositório oficial dedicado e além disso, ligação direta a um repositório de pacotes criado e mantido pelos próprios usuários que através de votação, os pacotes desses repositórios podem se tornar oficiais. É importante destacar também que a necessidade de adicionar um novo repositório ao Manjaro, é raro. Pois, no repositório da comunidade, provavelmente conterá 90% ou mais daquilo que você busca para instalar. Mesmo que não tenha, o Manjaro facilita e muito o processo de instalação de um determinado programa...seja em .deb , .rpm .tar etc....
É importante conhecer o principio que o sistema Arch segue...assim, você entenderá melhor como funciona o Manjaro. Ou seja, o princípio KISS que pode ser definido de duas maneiras: (Keep It Simple, Stupid) e o "Keep it simple, keep it lightweight". O Manjaro ao contrário do Arch, já te dá uma melhor base estrutural para iniciar no sistema. No Arch, entende-se que se algo pode ser feito manualmente, através de edição de textos, não é necessário utilização de ferramenta em modo gráfico, pois isso seria adicionar algo ao processo, tornado-o desnecessariamente mais complexo e menos leve. O Manjaro, te dá o ambiente gráfico visando em aproximar usuários menos experiêntes a um sistema mais "simples" do que os populares como Debin/Ubuntu por exemplo.
E por fim, não use o Manjaro da mesma forma como aprendeu a usar o Ubuntu. Nem todo sistema Linux é similar. O Manjaro é um desses. O Ubuntu hoje, se aproxima de sistemas comerciais. Enquanto o Manjaro/Arch e outros, são "comunidade" e não querem em hipotese alguma se afastar de seus principios e raiz...no caso o Unix.