Bem, vamos lá.
Aprendi a usar Linux nos idos de 2003/2004. Tive algumas tentativas com o Debian mas a distro que terminei pegando o jeito foi o Gentoo.
Gostei muito da ditro, pq por ser uma mais "power user" me forçava a aprender a configurar uma maquina. Mas com o tempo fui ficando velho e preguiçoso. Migrei para o Ubuntu em 2007. Era uma maravilha ter saído de uma distro que tinha que configurar o auto-mount de usb para uma que tudo simplesmente funcionava. Contudo sentia falta do lado bleeding edge do Gentoo. Tentei voltar algumas vezes, mas o gentoo andava em uma situação meio complicada.
Ai conheci o Arch. Que tinha as mesmas características do Gentoo e estava bem melhor em quesito de estabilidade. Mas já estava velho demais para encarar uma instalação via linha de comando e configurar tudo na mão. E foi ai que conheci o Manjaro. Unindo o útil ao agradável. Uma distro bleeding edge, tendo como base o Arch, mas ao mesmo tempo com as mesmas facilidades de uso do que o Ubuntu. Primeiro teste e estou satisfeito. Dificilmente irei voltar o Ubuntu.