Não chega a ser um vídeo super explicativo, mas me deixou interessado. Mas ainda acho que Arch é um pouco demais para mim e eis a grande surpresa por ter encontrado o Manjaro(pelo Distrowatch). Mesmo assim não instalei de cara, o Xubuntu estava bem e vinha funcionando e planejava deixar a instalação para outra hora, então em menos de um dia eu já não conseguia instalar mais nada, mais um bug grave, então larguei de mão e queimei um dvd do Manjaro 0.8.8. Mas tive uma surpresa desagradável ao descobrir que a instalação falhava, não passava do login e que muitas pessoas passavam pelo mesmo calvário. Mas ainda querendo testá-la eu a instalei no VMWare e fiquei bastante surpreso com a maturidade da distro(visto que não está nem na versão 1) e por vir STEAM pré-instalado, o que já me fez perceber que não haveriam problemas de incompatibilidade.
Mas beleza, correndo atrás, descobri que havia esperança de instalar se eu gravasse uma iso com velocidade 4x, acabei por gravar em 3x e a instalação foi a mais rápida que já vi (cerca de 5minutos). Iniciei a instalação e logo percebi que quase nada precisava ser feito para deixá-la como eu gosto.
Duas coisas me deixaram um pouco chateado, que era a tela de login padrão, que acho muito feia e o whiskey menu. Mas grata surpresa quando consegui resolver esse empecilho em poucos segundos, pois já sou experiente no Xfce e não tive dificuldade em arrancar esse menu e deixar o tradicional e mudar a tela de login. Me senti respeitado enquanto fã incondicional do Xfce pela equipe permitir fazer essa mudança tão facilmente.
Em relação à interface gráfica eu não tive nenhum problema, já fiz as mudanças que gosto, adicionei atalhos e etc... bem fácil.
A atualização inicial me pareceu demasiado grande, mas isso porque não estou acostumado a roling-release, fiquei de boa, mas 450Mb para alguém com internet lenta deve ser um problema.
Acostumado com o synaptic, logo me encontrei com o pamac, e um artigo me ajudou: http://linuxtugaz.wordpress.com/2013/11 ... o-manjaro/
Acabei adicionando outro instalador de pacotes e adicionando outro repositório, na verdade agora eu estou com 3 instaladores de pacotes, o que soa um pouco confuso, sempre procuro os pacotes nos três. Falando nisso, precisei instalar poucas coisas, quase tudo que eu preciso já tinha e acabo de encontrar o caffeine(no AUR se não me engano), grata surpresa!
Ainda me falta um aplicativo tipo o systemback, o amigo Truta me indicou o TimeShift, mas o pacote não instala, parece estar quebrado, tentarei novamente daqui umas semanas.
Instalei o Banshee, que é meu reprodutor de música preferido e o jogo Heroes of Newerth(http://codiario.blogspot.com.br/2013/12/instalando-heroes-of-newerth-no-linux.html), que instalei sem traumas também.
Enfim, estabilidade, leveza, beleza e rapidez são os nomes dessa distro e esse fórum é uma mão na roda, até já fiz uma propaganda do Manjaro hoje e também farei para meus alunos, pois posso dar aula mostrando a distro em uma TV 42 polegadas!
Ainda não indicarei 100% para iniciantes pela falta de uma Central de Programas, mas sei que em breve a distro vai chegar lá.
Agradeçoa todos pelo excelente trabalho realizado na distro e pretendo colaborar em breve, logo terei outro notebook onde instalarei o Arch Linux.