As primeiras 48 horas

Como está sendo sua experiência com o Manjaro Linux? E com a comunidade? Deixe aqui seu depoimento.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, acrescente (Resolvido) no título do seu post.

As primeiras 48 horas

Mensagempor Anderson Brandão » 27 Dez 2013, 19:19  •  MS 1

Tudo começou há uns meses atrás, quando comecei a me incomodar com os problemas das distros baseadas no Ubuntu(não pretendo ficar falando mal, mas tive esses problemas, portanto é fato), notei por intermédio de vídeos que o desempenho de qualquer distro não baseada nele era bem melhor e já venho planejando migrar desde então. Nesses passeios, encontrei um vídeo bem interessante sobre o Arch Linux:

Assistir o vídeo em youtube.com


Não chega a ser um vídeo super explicativo, mas me deixou interessado. Mas ainda acho que Arch é um pouco demais para mim e eis a grande surpresa por ter encontrado o Manjaro(pelo Distrowatch). Mesmo assim não instalei de cara, o Xubuntu estava bem e vinha funcionando e planejava deixar a instalação para outra hora, então em menos de um dia eu já não conseguia instalar mais nada, mais um bug grave, então larguei de mão e queimei um dvd do Manjaro 0.8.8. Mas tive uma surpresa desagradável ao descobrir que a instalação falhava, não passava do login e que muitas pessoas passavam pelo mesmo calvário. Mas ainda querendo testá-la eu a instalei no VMWare e fiquei bastante surpreso com a maturidade da distro(visto que não está nem na versão 1) e por vir STEAM pré-instalado, o que já me fez perceber que não haveriam problemas de incompatibilidade.

Mas beleza, correndo atrás, descobri que havia esperança de instalar se eu gravasse uma iso com velocidade 4x, acabei por gravar em 3x e a instalação foi a mais rápida que já vi (cerca de 5minutos). Iniciei a instalação e logo percebi que quase nada precisava ser feito para deixá-la como eu gosto.

Duas coisas me deixaram um pouco chateado, que era a tela de login padrão, que acho muito feia e o whiskey menu. Mas grata surpresa quando consegui resolver esse empecilho em poucos segundos, pois já sou experiente no Xfce e não tive dificuldade em arrancar esse menu e deixar o tradicional e mudar a tela de login. Me senti respeitado enquanto fã incondicional do Xfce pela equipe permitir fazer essa mudança tão facilmente.

Em relação à interface gráfica eu não tive nenhum problema, já fiz as mudanças que gosto, adicionei atalhos e etc... bem fácil.

A atualização inicial me pareceu demasiado grande, mas isso porque não estou acostumado a roling-release, fiquei de boa, mas 450Mb para alguém com internet lenta deve ser um problema.

Acostumado com o synaptic, logo me encontrei com o pamac, e um artigo me ajudou: http://linuxtugaz.wordpress.com/2013/11 ... o-manjaro/

Acabei adicionando outro instalador de pacotes e adicionando outro repositório, na verdade agora eu estou com 3 instaladores de pacotes, o que soa um pouco confuso, sempre procuro os pacotes nos três. Falando nisso, precisei instalar poucas coisas, quase tudo que eu preciso já tinha e acabo de encontrar o caffeine(no AUR se não me engano), grata surpresa!

Ainda me falta um aplicativo tipo o systemback, o amigo Truta me indicou o TimeShift, mas o pacote não instala, parece estar quebrado, tentarei novamente daqui umas semanas.

Instalei o Banshee, que é meu reprodutor de música preferido e o jogo Heroes of Newerth(http://codiario.blogspot.com.br/2013/12/instalando-heroes-of-newerth-no-linux.html), que instalei sem traumas também.

Enfim, estabilidade, leveza, beleza e rapidez são os nomes dessa distro e esse fórum é uma mão na roda, até já fiz uma propaganda do Manjaro hoje e também farei para meus alunos, pois posso dar aula mostrando a distro em uma TV 42 polegadas!

Ainda não indicarei 100% para iniciantes pela falta de uma Central de Programas, mas sei que em breve a distro vai chegar lá.

Agradeçoa todos pelo excelente trabalho realizado na distro e pretendo colaborar em breve, logo terei outro notebook onde instalarei o Arch Linux.
Editado pela última vez por Anderson Brandão em 27 Dez 2013, 20:22, em um total de 1 vez.
Razão: Erros de digitação.
Avatar do usuário
Anderson Brandão
Aprendiz

 
Mensagens: 80
Registro: 26 Dez 2013, 21:41
Agradeceu: 25 vez(es)
Agradecido: 9 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.11
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Novice/Intermediate

As primeiras 48 horas

Mensagempor Truta » 27 Dez 2013, 19:46  •  MS 2

Oi Anderson Brandão, obrigado pelo seu feedback e suas palavras são importantes, pois assim podemos reportá-las aos desenvolvedores da distro.

Acabei adicionando outro instalador de pacotes e adicionando outro repositório, na verdade agora eu estou com 3 instaladores de pacotes, o que soa um pouco confuso, sempre procuro os pacotes nos três.


Qual foi o outro instalador de pacotes que você instalou? Os oficiais são Pamac, que vem por padrão no XFCE e o Octopi, que está no ManjaroBox!
Truta
Imagem

[Dica] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras (em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "manjaro".

Imagem Manjaro Brasil planet

Imagem Canal IRC Freenode

Esta mensagem de Truta recebeu agradecimentos de
Anderson Brandão (27 Dez 2013, 23:31)
Avatar do usuário
Truta
Veterano

 
Mensagens: 719
Artigos: 1
Registro: 07 Out 2012, 11:57
Agradeceu: 92 vez(es)
Agradecido: 50 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Estável
Ambiente: JWM
Repositório: Estável
Habilidade: Novice

As primeiras 48 horas

Mensagempor Anderson Brandão » 27 Dez 2013, 20:19  •  MS 3

Estou com o aurqt pois estranhamente não encontrei o TineShift nos outros e também encontrei o Caffeine nele, não havia encontrado nos outros também, não sei qual nubice estou fazendo.
Avatar do usuário
Anderson Brandão
Aprendiz

 
Mensagens: 80
Registro: 26 Dez 2013, 21:41
Agradeceu: 25 vez(es)
Agradecido: 9 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.11
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Novice/Intermediate

As primeiras 48 horas

Mensagempor Truta » 27 Dez 2013, 21:18  •  MS 4

Os gerenciadores Pamac e Octopi já dão suporte aos pacotes do repo AUR, então, a instalação do AURQt é desnecessária. Procure trabalhar somente com um gerenciador, o Pamac ou o Octopi. O Pamac é o gerenciador padrão do ambiente XFCE, agora de desejar instalar o Octopi remova o Pamac. O pacote TimeShift está no repo AUR, veja

https://aur.archlinux.org/packages/timeshift/

Para instalar esse pacote via linha de comando processa assim

Código: Selecionar todos
youart -S timeshift


Truta
Imagem

[Dica] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras (em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "manjaro".

Imagem Manjaro Brasil planet

Imagem Canal IRC Freenode
Avatar do usuário
Truta
Veterano

 
Mensagens: 719
Artigos: 1
Registro: 07 Out 2012, 11:57
Agradeceu: 92 vez(es)
Agradecido: 50 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Estável
Ambiente: JWM
Repositório: Estável
Habilidade: Novice

As primeiras 48 horas

Mensagempor wevertonmarx » 27 Dez 2013, 22:21  •  MS 5

Fico muito feliz pela sua experiência bem sucedida no Manjaro! Abraços.
Avatar do usuário
wevertonmarx
Membro

 
Mensagens: 142
Registro: 11 Jul 2013, 11:53
Agradeceu: 2 vez(es)
Agradecido: 16 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.9
Ambiente: KDE
Repositório: Testing

As primeiras 48 horas

Mensagempor Anderson Brandão » 27 Dez 2013, 23:41  •  MS 6

Acabo de consegui instalar o timeshift, mas só o encontrei no aurqt. Existe alguma chance de eu ter instalado o octopi sem ter vinculado ele ao repositório AUR?
Avatar do usuário
Anderson Brandão
Aprendiz

 
Mensagens: 80
Registro: 26 Dez 2013, 21:41
Agradeceu: 25 vez(es)
Agradecido: 9 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.11
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Novice/Intermediate

As primeiras 48 horas

Mensagempor Truta » 28 Dez 2013, 10:22  •  MS 7

Esse pacote está no Octopi sim; é preciso mudar o grupo, que fica ao lado do campo Pesquisar, aí você coloca Yaourt. Depois disto é só procurar por timeshift!
Truta
Imagem

[Dica] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras (em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "manjaro".

Imagem Manjaro Brasil planet

Imagem Canal IRC Freenode

Esta mensagem de Truta recebeu agradecimentos de
Anderson Brandão (28 Dez 2013, 10:34)
Avatar do usuário
Truta
Veterano

 
Mensagens: 719
Artigos: 1
Registro: 07 Out 2012, 11:57
Agradeceu: 92 vez(es)
Agradecido: 50 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Estável
Ambiente: JWM
Repositório: Estável
Habilidade: Novice

As primeiras 48 horas

Mensagempor Anderson Brandão » 28 Dez 2013, 10:36  •  MS 8

ah tah! Deu certinho. Removidos, fiquei apenas com o octopi. Obrigado mais uma vez.

Percebi também que o yaourt compila os pacotes na hora, achei muito loko. A distro é massa mesmo.

vlw!
Avatar do usuário
Anderson Brandão
Aprendiz

 
Mensagens: 80
Registro: 26 Dez 2013, 21:41
Agradeceu: 25 vez(es)
Agradecido: 9 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.11
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Novice/Intermediate

As primeiras 48 horas

Mensagempor Holmes » 28 Dez 2013, 16:04  •  MS 9

Octopi

Imagem

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate


Voltar para Depoimentos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

^ Voltar ao Topo