por padrão o Manjaro usará o repositório Stable, que é um repo onde estão todos os pacotes testados pela equipe e pelos usuários que estão usando o repositório Testing. em resumo podemos dizer:
=> Stable: repositório padrão usado pelo Manjaro para fornecer atualizações e downloads para a base de usuários em geral.
=> Testing: repositório utilizado para armazenar os pacotes de software remendado dos repositórios Unstable, bem como outros novos lançamentos de software que são considerados, pelo menos, suficientemente estáveis. esses softwares estarão sujeito a outras verificações pelos devs e testadores para observar bugs e/ou problemas de estabilidade, antes de serem liberados para o repositório Stable para uso público.
ainda tem o repositório Unstable, que é o local onde estão os pacotes que precisam de muita atenção por parte dos devs, ou seja:
=> Unstable: repositório utilizado para armazenar os pacotes de software que se sabe ou suspeita por problemas de estabilidade e/ou problemas de compatibilidade. esses softwares podem, portanto, ser objeto de aplicação de patches pelos devs antes de serem liberados para o repositório Testing. embora o mais recente software estará localizado aqui, usando os repositórios Unstable pode, consequentemente, quebrar o sistema!
muita gente fica tentado em querer usar o repo Testing, como eu fiquei! confesso que uso desde novembro/2013 e até o momento nunca tive problemas. ir do Stable para o Testing ou vice-e-versa é muito simples
- Aviso...
- antes de apresentar o procedimento gostaria de dizer que não me responsabilizo por problemas que possam surgir, então, você que deseja passar do Stable para o Testing é responsável por essa mudança.
como eu disse o procedimento é super simples e para isto abriremos o arquivo
pacman-mirrors.conf
assim:- Código: Selecionar todos
sudo [editor] /etc/pacman-mirrors.conf
ao abrir procure nele o que está abaixo:
- Código: Selecionar todos
## Branch Pacman should use (stable, testing, unstable)
Branch=stable
onde está
Branch=stable
deixa Branch=testing
.salve e feche o arquivo. abra o terminal e rode os comandos abaixo:
sudo pacman-mirrors -g
sudo pacman -Syyu
pronto, você já está usando o repo Testing. agora se você desejar voltar para o repo Stable é só fazer o mesmo procedimento supracitado e mudando
Branch=testing
para Branch=stable
.para mais informações consultem no link abaixo:
de aquí
vlw fwi, Holmes