Um depoimento...

Uma área para descontração na Comunidade, por exemplo, piadas, papo-furado e integração social.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.

Um depoimento...

Mensagempor Benezinho » 19 Mar 2014, 09:19  •  MS 1

Olá a todos os usuários do sistema operacional "livre",

Como todos ou muitos sabem não sou um cara bom em oratórias, podem até me chamarem de pouco comunicativo, ou ruim com palavras mesmo. Porém, achei necessário abrir/contar-lhes esse meu depoimento:

Começando:

Uso o GNU/Linux desde março de 2011, como muitos começando pelo Ubuntu (nessa época 10.10 Maverick Merkat recebido pela extinta shipt da Canonical) que distribuia os LiveCDs via Correios, desde então vejo que mesmo com tanta informação espalhada por ai afora alguns companheiros ainda tem por necessidade perguntar antes de pesquisar.

A realidade disso é que nem sempre obtém respostas em tempo hábil aos seus anseios, por justamente quem lê sabe que há algo por ai afora e achar desnecessário re-inventar a roda.

Outros tantos até dizem que é um verdadeiro terror por parte dos usuários mais experientes indicar a tão famosa e famigerada leitura do Guia Foca, ai sou é quem pergunto: porque? Qual o motivo da leitura ser tão absurdamente uma mal indicação?

Sei lá, mas presumo que seja por os mais experientes mesmo não querem ensinar a pescar, mas sim dar logo o "peixe frito e descascado", ao companheiro que novamente em uma nova duvida voltara a perguntar sem ao menos tentar primeiro, isso sim, eu acho um absurdo, ou não, vai da opinião de cada um.

Muitos fóruns andam perdendo usuários e, esses de grande porte, por motivos citados aqui, podem cre e para finalizar deixo aqui minhas novas recoendações:

Pesquise; leia; sei que seguindo essas duas recomendações um dia você estará auxiliando melhor seus companheiros, ou até mesmo indicando esse tópico para leitura, acreditem isso não é um absurdo!

[]'s

Benezinho

Benezinho
 

Um depoimento...

Mensagempor jkmsjq2013 » 19 Mar 2014, 11:34  •  MS 2

Olá!

Como já mencione algumas vezes, inclusive, aqui no fórum por MP, sou da opinião que fórum, quando possível, tem a função de proporcionar ao usuário, a solução de sua dúvida. Ponto um!

O segundo ponto, é quando este ou aquele usuário realiza perguntas que podem ser sanadas utilizando-se do Grande Guru. Para estes casos, tem duas opções: sugere-se a leitura/pesquisa do tema na grande teia, ou, então, não se responde ao post.

Percebo claramente em sala de aula (sou professor efetivo do estado da Bahia a 11 anos) que o brasileiro não tem muito costume de pesquisa, estudar, descobrir novos mundos/caminhos por meio da leitura. Eles querem sempre tudo de mão beijada. Se possível pronto na internet para realizar simples o famoso Ctrl + C e o Ctrl + V... não se preocupam nem em aprender a dar pelo menos um Ctrl + Shift + V para realizar um Cola Especial e tirar, no mínimo a formatação do texto.

No rangir dos ovos, estamos dando soco em ponta de faca... :|
Imagem
LinuxUser: 548942 / Comandos básico para o Manjaro
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz
Avatar do usuário
jkmsjq2013
Guru

 
Mensagens: 1021
Artigos: 1
Registro: 18 Dez 2013, 18:24
Localização: Jequié/BA
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 122 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Um depoimento...

Mensagempor pagani » 19 Mar 2014, 14:46  •  MS 3

Benezinho, você tocou em um ponto muito importante e infelizmente é isso o que está acontecendo: Em todos os fóruns, de maneira geral, há sempre uma meia duzia que responde e outros milhares que fazem perguntas.
Falando dessa forma, poderiam me retrucar questionando que o fórum é exatamente pra isso: "perguntar mesmo". Sim, concordo, é para perguntar. Porém, se formos analisar a todos os questionamentos feitos, veríamos que 80% das questões não seriam feitas se houvessem um mínimo de pesquisa por quem as fez. Uma outra coisa que tenho observado é o seguinte: um usuário X faz uma pergunta e depois nem volta ao tópico para dar uma satisfação a quem respondeu. Por Santa Efigênia, vamos dar um "Resolvido" nos fóruns.
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
Avatar do usuário
pagani
Guru

 
Mensagens: 972
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 171 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

Um depoimento...

Mensagempor jkmsjq2013 » 19 Mar 2014, 14:58  •  MS 4

Apenas darei a conclusão do meu pensamento, depois discorre melhor os argumentos, estou meio com pressa agora: é justamente por causa deste tipo de posturas em fórum de distro GNU/Linux que deixei de perguntar qualquer coisa. Pois o que se lê de resposta: tem aqui neste link....

O problema que o conhecimento está tão difundido, que é mais prático postar link... :shock:

Poucos realmente tem conhecimento de causa, inclusive histórica, para poder responder algo com propriedade e profundida...
Imagem
LinuxUser: 548942 / Comandos básico para o Manjaro
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz
Avatar do usuário
jkmsjq2013
Guru

 
Mensagens: 1021
Artigos: 1
Registro: 18 Dez 2013, 18:24
Localização: Jequié/BA
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 122 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Um depoimento...

Mensagempor cardosoale » 19 Mar 2014, 18:19  •  MS 5

Parabéns!

Sou novato, mas com muita vontade de aprender!
Ctrl C + Ctrl V é fácil... se for pra ser assim fico no windows e não encho o saco de ninguém!
Valeu pela dica do foca... baixado e iniciando leitura!


Vlw
Avatar do usuário
cardosoale
Aprendiz

 
Mensagens: 55
Registro: 18 Mar 2014, 15:51
Agradeceu: 19 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.08 ==>> 0.8.11
Ambiente: XFCE
Repositório: testing
Habilidade: Novice

Um depoimento...

Mensagempor Benezinho » 19 Mar 2014, 18:37  •  MS 6

Gostaria de ressaltar que esse depoimento são pensamentos de uma curta jornada no GNU/Linux, portanto não redirecionada a ninguém particularmente, mas um jeito meu de tentar incentivar a vocação pela leitura de nossos fóruns, materiais "mil" que existem por ai afora.

Podem também acessar o link "Materiais de estudo e informações sobre o GNU/Linux" ai logo abaixo na minha assinatura que contem redirecionamentos muito bons.

Espero que tenham entendido a real intenção deste tópico.

Saudações livres a todos!

T+
Benezinho
 

Um depoimento...

Mensagempor jkmsjq2013 » 19 Mar 2014, 18:56  •  MS 7

Benezinho escreveu:[...] mas um jeito meu de tentar incentivar a vocação pela leitura de nossos fóruns [...]


Benezinho, até entendo seu ponto de vista. Mas a melhor forma de incentivar alguém a querer ler é demonstrando conhecimento de causa...!!!

Precisamos ser exemplo... me incluo neste comentário também... :oops:
Imagem
LinuxUser: 548942 / Comandos básico para o Manjaro
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz
Avatar do usuário
jkmsjq2013
Guru

 
Mensagens: 1021
Artigos: 1
Registro: 18 Dez 2013, 18:24
Localização: Jequié/BA
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 122 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Um depoimento...

Mensagempor Benezinho » 20 Mar 2014, 06:49  •  MS 8

Mas ajudo, digito comandos, mas realmente não mostro conhecimento de causa meu nobre amigo, pois não a tenho, apenas fuço e fuço muito e do pouco que aprendo com isso, compartilho.

Sei lá, se faço bem ou não, mas acho que mal eu não faço hehe

T+
Benezinho
 


Voltar para Buteco do Kilimanjaro



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

^ Voltar ao Topo