Olá Cardosoale, primeiramente desculpas pela demora em responder o tua pergunta, mas somente hoje tive tempo de fazer um compartilhamento aqui em casa entre meu pc com Xfce e meu note com Openbox. Vou começar desde o início de tudo, veja como fiz:
1 - Adicionei as seguintes regras ao meu firewall para liberar o compartilhamento com samba.
- Código: Selecionar todos
# ufw allow 137,138/udp
# ufw allow 139,445/tcp
2 - Instalei o samba e o smbnetfs:
# pacman -S samba smbnetfs
3 - Coloquei o serviço samba e seus derivados para iniciar na hora do boot:
# systemctl enable smbd
# systemctl enable nmbd
# systemctl enable smbnetfs
4 - Fiz a configuração do arquivo /etc/samba/smb.conf, veja como ficou o meu:
http://pastebin.com/gnHqNz99#5 - Como o nível de segurança do smb.con é "security = user" acrescentei meu usuário ao samba.
# smbpasswd -a sergio
A senha que cadastrar agora é a que será usada na autenticação para acessar o compartilhamento, não precisa ser a mesma de logon. Agora é preciso habilitar o usuário a utilizar o samba, então:
6 -
# smbpasswd -e sergio
7 - Para que os serviços seja melhor detectados reinicie a máquina.
Estas configurações fiz no pc, que neste caso é o servidor do diretório /home/sergio. No notebook, fiz os mesmos procedimentos, menos as etapas 5 e 6.
Obs.: No arquivo /etc/samba/smb.conf as linhas iniciadas com
; são comentários, não retirei para que ficasse clara a configuração que fiz e também porque estou estudando ela. Não fiz nada em relação a impressoras porque não tenho nenhuma pra fazer os testes. Qualquer duvida, pergunte novamente