Apresentação do meleu

A apresentação é obrigatória aos UsuáriosOn, então, vamos dar boas-vindas aos recém-chegados.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar. A apresentação é obrigatória aos UsuáriosOn, então, apresentem-se a comunidade!

Apresentação do meleu

Mensagempor meleu » 30 Jun 2014, 05:32  •  MS 1

Vamos à minha apresentação:

Sou novato no Arch/Manjaro Linux. Conheci o Arch na semana retrasada ao dar minhas primeiras brincadas no Raspberry Pi, mas não sou novato no Linux. Fui "nascido e criado" no slackware lá nos idos 1999.

Me afastei da nerdeza pesada quando tive filho mas agora estou voltando. Vinha bastante feliz usando crunchbang! (uma distro debian-based minimalista). Mas, como disse, acabei esbarrando no Arch Linux e aí fiquei maravilhado! Finalmente uma distro que respeita o meu conhecimento e torna útil várias das minhas máquinas velhacas! Sem contar naquele sonho utópico de linuxeiro adolescente de montar um Linux "from scratch"... Hoje em dia eu pergunto: pra que esquentar a cabeça montando um linux "from scratch" se já existe o Arch Linux, que é praticamente a mesma coisa só que muito mais fácil?! :D

Mas este aqui é um Fórum do Manjaro Linux, então deixa eu falar do meu envolvimento com ele. Instalei em uma máquina virtual e fiquei bastante empolgado com a facilidade de uso. Portanto estou iniciando um projeto de implementá-lo como distribuição oficial nos computadores da minha família (mulher e filhos). O Arch é muito massa e tudo mais, mas é uma coisa mais para mim, que sou nerdão. Não quero esquentar minha cabeça configurando um desktop bonitinho para os outros usarem.

Eu nunca fui aquele tipo de linuxeiro que fica querendo obrigar os outros a abandonarem o Windows e usarem o Linux. Mas como eu que sou resolvedor dos problemas de informática da casa, terei que tomar esta medida de implementar o Manjaro em casa "oficialmente". Eu tolerei o mundo Windows até o XP. Depois disso, quando tenho que resolver algo no Windows, faço muito à contra-gosto.


Agora deixa eu falar dos requisitos que considero primordiais para que eu implemente o Manjaro definitivamente na minha casa. Várias dessas coisas eu sei que funcionam, mas gostaria que funcionasse muito bem para que eu não precisasse ser chamado para resolver problemas (eu trabalho viajando, e nem sempre estou em casa para prestar assistência):

- O óbvio: libreoffice, navegação web (youtube, facebook, internet banking, etc.), vlc como media player, visualizador de pdfs, cliente de torrent, etc.

- Impressora funcionando sem complicações.

- Scanner funcionando bem e com algum aplicativo fácil de usar. Tenho uma impressora multifuncional HP C4480.

- Mesa gráfica Wacom Bamboo funcionando de boa (já consegui no ubuntu, acho que conseguirei aqui também).

- [Crítico] AutoCAD. Minha esposa é engenheira e professora, tem que ser o AutoCAD! Não serve equivalentes alternativos. Não tenho experiência alguma com Wine ou PlayOnLinux, mas vou ter que estudar isso.

- [Crítico] Google Sketchup. Mesmo motivo acima.

É isso aí pessoal, espero ter sucesso nessa empreitada. Pretendo ir documentando minha empreitada para compartilhar o conhecimento com os demais companheiros aqui do fórum.

Abraço a todos,
meleu.
http://mdicas.blogspot.com
Editado pela última vez por Holmes em 30 Jun 2014, 10:14, em um total de 3 vezes.
Razão: A mensagem foi editada para adequá-la aos ditames da regra 11 das Regras Gerais da comunidade.
Avatar do usuário
meleu
Novato

 
Mensagens: 3
Registro: 30 Jun 2014, 04:41
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Arch Linux
Versão: 06-2014
Ambiente: openbox
Repositório: core
Habilidade: Intermediate

apresentação do meleu

Mensagempor pekman » 30 Jun 2014, 08:10  •  MS 2

Cara seja bem vindo, é bom ver gente da velha guarda, e principalemente que curte muita nerdice.

Aparece lá no #manjaro-br, lá sempre rola umas nerdices
Imagem

Um alemão se apossou do tropper na #freenode. A partir de agora sou o pekman. Não bastasse os 7x1 ainda roubaram meu nick de 5 anos de uso.
Avatar do usuário
pekman
Intermediário

 
Mensagens: 501
Artigos: 1
Registro: 12 Fev 2014, 06:38
Localização: Aragarças - GO
Agradeceu: 5 vez(es)
Agradecido: 37 vez(es)
Distro utilizada: ManjaroPex
Versão: 0.8.11
Ambiente: Pekwm
Repositório: Testing
Habilidade: Gurú

apresentação do meleu

Mensagempor Holmes » 30 Jun 2014, 09:31  •  MS 3

olá meleu, minhas felicitações e espero que você goste da nossa querida distribuição GNU/Linux. qualquer dúvida estamos por aqui para ajudá-lo! recomendo fortemente a leitura das nossas Regras Gerais, que estão na seção Normatividade, pois elas facilitam a organização da comunidade manjariana. uma outra coisa importante diz respeito ao uso adequado do recurso Resolvido, ou seja, se a sua dúvida foi respondida, marque a mensagem que te ajudou a solucionar o seu problema com o botão V na cor verde, veja a imagem .

:: Atenção 1 :: Recomendo fortemente a leitura de duas campanhas da nossa comunidade: 1) Campanha: Vamos usar os BBCodes code e c e 2) Campanha: Vamos usar o Resolvido.

:: Atenção 2 :: Também recomendo fortemente a leitura sobre o uso correto dos comandos no Manjaro: Um pacotaço de comandos para seu dia-a-dia.

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Apresentação do meleu

Mensagempor pagani » 30 Jun 2014, 10:54  •  MS 4

Seja bem vindo ao fórum. Com certeza vai encontrar a solução para implantar o Manjaro em sua casa. Qualquer dúvida conte conosco.
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
Avatar do usuário
pagani
Guru

 
Mensagens: 972
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 171 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

Apresentação do meleu

Mensagempor Benezinho » 30 Jun 2014, 11:24  •  MS 5

[apreb]meleu[/apreb]
Benezinho
 

Apresentação do meleu

Mensagempor jkmsjq2013 » 30 Jun 2014, 13:55  •  MS 6

Olá meleu! Seja bem vindo ao fórum e a distro Manjaro.

Espero que goste do sistema operacional, que é muito bom por sinal... 8-) Quanto ao fórum, perceberá que a cada dia que passa ele aumenta e melhora significativamente.

Para uma utilização melhor da distro, mantenha em um arquivo a parte com estes comandos básicos do Manjaro. Facilitará e muito a tua vida na utilização da distro.

Qualquer dúvida no que diz respeito ao sistema operacional, dê uma pesquisada no fórum primeiro, pois como o Manjaro é rolling release, muito provavelmente já deverá ter alguma dica a respeito da solução do seu problema. Mas se caso não encontre nada, abra um tópico novo, na sessão correta, e descreva detalhadamente qual o problema encontrado e o que já fez para soluciona-lo.

Apenas repetindo: Seja Bem Vindo...!!!

Observação: para cada dúvida/dificuldade, abra um tópico diferente. Não junte dúvidas/dificuldades diferentes em um único post. Assim ficará mais fácil encontrar a solução dos seus problemas.


meleu escreveu:[...]
- [Crítico] AutoCAD. Minha esposa é engenheira e professora, tem que ser o AutoCAD! Não serve equivalentes alternativos. Não tenho experiência alguma com Wine ou PlayOnLinux, mas vou ter que estudar isso.[...]


Tem um aplicativo que consegue equivalência ao AutoCAD, denominado BricsCAD. Ele não é freeware e nem open source, mas é compativel com AutoCAD. Assista também ao canal do BricsCAD no YouTube.

meleu escreveu:[...]
- [Crítico] Google Sketchup. Mesmo motivo acima.[...]


O equivalente, e melhor por sinal, ao Sketchup, é o Blender. Mas como aplicativo novo, será necessário uma curva de aprendizado...

Mas... como você deixa bem claro:

meleu escreveu:[...] Minha esposa é engenheira e professora, tem que ser o AutoCAD! Não serve equivalentes alternativos.[...]


Não tem escolha: tem que manter Windows. Nem que seja em dual boot.
Editado pela última vez por jkmsjq2013 em 30 Jun 2014, 14:29, em um total de 1 vez.
Razão: agregar informação
Imagem
LinuxUser: 548942 / Comandos básico para o Manjaro
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz
Avatar do usuário
jkmsjq2013
Guru

 
Mensagens: 1021
Artigos: 1
Registro: 18 Dez 2013, 18:24
Localização: Jequié/BA
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 122 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Apresentação do meleu

Mensagempor meleu » 30 Jun 2014, 21:23  •  MS 7

Galera, valeu pelas boas vindas!

Mas deixa só eu dar um toque no companheiro jkmsjq2013: acho que você pegou pesado com esse comentário

jkmsjq2013 escreveu:Não tem escolha: tem que manter Windows. Nem que seja em dual boot.


Já dei umas googladas e vi casos de sucesso de execução do AutoCAD com ajuda do wine/PlayOnLinux. Mas eu sou um linxeiro calejado e persistente, aí a sua mensagem não me desanimou. Mas se você dá umas boas vindas desse jeito para um novato, vai desanimar o cara consideravelmente!

Se eu conseguir este feito, faço meu relato por aqui.

Abraço!
Avatar do usuário
meleu
Novato

 
Mensagens: 3
Registro: 30 Jun 2014, 04:41
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Arch Linux
Versão: 06-2014
Ambiente: openbox
Repositório: core
Habilidade: Intermediate

Apresentação do meleu

Mensagempor Benezinho » 01 Jul 2014, 06:37  •  MS 8

meleu escreveu:Galera, valeu pelas boas vindas!

Mas deixa só eu dar um toque no companheiro jkmsjq2013: acho que você pegou pesado com esse comentário

jkmsjq2013 escreveu:Não tem escolha: tem que manter Windows. Nem que seja em dual boot.


Já dei umas googladas e vi casos de sucesso de execução do AutoCAD com ajuda do wine/PlayOnLinux. Mas eu sou um linxeiro calejado e persistente, aí a sua mensagem não me desanimou. Mas se você dá umas boas vindas desse jeito para um novato, vai desanimar o cara consideravelmente!

Se eu conseguir este feito, faço meu relato por aqui.

Abraço!

Então caro amigo, pesquise, mais sobre o Playonlinux do que propriamente Wine, não que um seja totalmente diferente do outro, mas pesquisa ai depois me conta (estou lhe indicando justamente) o X para que não bata muita a cabeça, exemplo:

Wine = Linux dos primórdios de sua existência (>==> 1991)
Playonlinux = Linux 2014 e suas facilidades >==>atuais

Espero ter sido útil a sua apresentação no fórum e espero que tenha entendido as recomendações do companheiro jkmsjq2014, "um tópico para cada duvida".

T+
Benezinho
 

Apresentação do meleu

Mensagempor jkmsjq2013 » 01 Jul 2014, 11:24  •  MS 9

meleu escreveu:Galera, valeu pelas boas vindas!

Mas deixa só eu dar um toque no companheiro jkmsjq2013: acho que você pegou pesado com esse comentário

jkmsjq2013 escreveu:Não tem escolha: tem que manter Windows. Nem que seja em dual boot.


Já dei umas googladas e vi casos de sucesso de execução do AutoCAD com ajuda do wine/PlayOnLinux. Mas eu sou um linxeiro calejado e persistente, aí a sua mensagem não me desanimou. Mas se você dá umas boas vindas desse jeito para um novato, vai desanimar o cara consideravelmente!

Se eu conseguir este feito, faço meu relato por aqui.

Abraço!


Não quero desanimar ninguém de nada! Então você deve reclamar com a AutoDesk, que é a desenvolvedora do aplicativo, para portá-lo para o GNU/Linux.
Imagem
LinuxUser: 548942 / Comandos básico para o Manjaro
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz
Avatar do usuário
jkmsjq2013
Guru

 
Mensagens: 1021
Artigos: 1
Registro: 18 Dez 2013, 18:24
Localização: Jequié/BA
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 122 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Apresentação do meleu

Mensagempor meleu » 05 Jul 2014, 06:22  •  MS 10

Grato por esta estimulante dica.
Avatar do usuário
meleu
Novato

 
Mensagens: 3
Registro: 30 Jun 2014, 04:41
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Arch Linux
Versão: 06-2014
Ambiente: openbox
Repositório: core
Habilidade: Intermediate

Próximo

Voltar para Apresentação e Boas-vindas



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

^ Voltar ao Topo