Olá a todos!
Conheço o Linux a bastante tempo, mas devido à necessidade de certos aplicativos para trabalhar, nunca o usei para algo mais do que um "hobby", e de maneira descontinuada. Muito tempo se passou e estou novamente disposto a verificar se ele cumpre as funções que julgo necessárias, pesquisando entre várias distros atuais. Para tanto, tenho usado o Distrowatch como fonte principal de informações, ou pelo menos como um meio de acesso unificado. Tenho baixado algumas distros que parecem compatíveis com o meu hardware, particularmente a placa de video e, portanto, somente as que usam o driver ati (a placa é uma Radeon 6570). Fiquei na dúvida quanto ao Manjaro, pois não entendi muito bem a especificação quanto a isso no site citado. Lá é mostrada a última versão do driver como suportada pela versão do Manjaro que baixei, a 0.8.10, mas numa cor diferente, como se estivesse disponível, mas somente como um "update" (ou foi o que eu deduzi). Ocorre que como todas as outras distribuições que experimentei, exceto uma, o liveCD não detecta a configuração da placa corretamente, e a imagem é péssima, totalmente deformada e instável. Pelo que eu li e vi a respeito no site oficial, o Manjaro parece uma distribuição muito bonita e especial. Eu gostaria bastante de experimentá-la, pois embora tenha conseguido instalar uma outra, e ela funcione bastante bem, eu não gosto de não ter opção. Li o "review" do Manjaro na Distrowatch e por coincidência o revisor usou a mesma série da minha placa, a 6000, sem problema algum. Entretanto, eu uso uma conexão DVI para video digital e parece que, junto com o Linux 64 bits isso é um problema. Sei que não é impossível, no entanto, devido à outra distribuição que uso com a mesma configuração, mas acho que um driver ati não muito antigo é necessário, o que a outra disponibiliza. Não tenho certeza se no caso do Manjaro o "update" resolveria o problema, contudo, ou eu simplesmente instalaria o sistema e atualizaria o driver. Segundo parece pelo que eu consegui ver através do liveCD, todavia, não há informação de versão quando se tenta atualizar o driver. Alguém saberia dizer se instalar a distro no HD resolveria o problema? Eu não gostaria de instalar tudo apenas para conferir o que não consegui saber pelo liveCD, cujo propósito, parece-me, é justamente nos dar um meio de experimentar o sistema, sem que precisemos ter tanto trabalho à toa. Não sei se essa questão específica (problemas com a conexão DVI) já foi abordada em outro local do fórum, pois não tenho acesso a outras partes dele, antes dessa apresentação compulsória. Se fosse o caso, eu poderia ter dado um rápido olá e ido direto ao ponto, onde pertinente. Não sendo, explico a questão e pergunto aqui mesmo o que gostaria de saber, para não perder tempo e nem desperdiçar o tempo de ninguém. Sou bastante ocupado e tenho pouco tempo para participar de "chats", além de não ter qualquer interesse em falar de mim mesmo em público. Grato antecipadamente por qualquer resposta objetiva.
Ramon Dellaqia.