Manjaro 0.8.11 XFCE-minimal está online para testes

Tem notícias importantes sobre o Manjaro Linux? Relate aqui!
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.

Mensagempor Holmes » 15 Jul 2014, 19:44  •  MS 1

Oi comunidade! Manjaro 0.8.10 foi uma grande libertação. Agora o nosso ciclo de desenvolvimento foi iniciado novamente. Estamos atualmente preparando a nossa próxima versão estável - o Manjaro 0.8.11. Bem, Calamares o nosso próximo instalador gráfico ainda não está pronto. Todo mundo que quer ajudar com essa aplicação pode entrar em contato como Teo, pois ele é o principal desenvolvedor desse aplicativo.

Então, o que está acontecendo? Ele é baseado no nosso ramo instável e vem com linux314, mais recentes drivers proprietários e um monte de outros pacotes mais recentes. Fixamos algumas problemas sobre o particionamento e erros que encontramos em nossa última versão estável automática. Nós não vamos adicionar novos recursos para essa edição, pois o nosso foco está agora em Calamares.

Por outro lado, Ramon está trabalhando duro para deixar o Manjaro Settings Manager mais completo. O MSM está na versão 0.1.7 , mas 0.1.9 já está no nosso ramo instável pronto para instalação e testes.

Esta mídia de instalação é recomendado para pessoas que sabem como usar Manjaro e software experimental. Já é utilizável, mas não deve se usado em bases diárias, como estamos atualizando um monte de pacotes em nosso ramo instável. Se você tiver tempo, por favor, descarregue esta mídia de instalação e faça testes em seu hardware, máquinas virtuais para encontrar problemas que ainda poderiam ter passados por nós.

Atenciosamente
Philip

ps: tradução da nota oficial.

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux

Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Agradeceu: 173 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Mensagempor pekman » 16 Jul 2014, 13:22  •  MS 2

testei, é impressionante como eles conseguem fazer um XFCE tão leve. O sistema inicia 268 mb. Incrível. O tal do calamares é interessante.

Se continuar nesse rítmo o Manjaro vai dominar o mundo. Lol
Imagem

Um alemão se apossou do tropper na #freenode. A partir de agora sou o pekman. Não bastasse os 7x1 ainda roubaram meu nick de 5 anos de uso.
pekman
Intermediário

Artigos: 1
Registro: 12 Fev 2014, 06:38
Agradeceu: 5 vez(es)
Distro utilizada: ManjaroPex
Versão: 0.8.11
Ambiente: Pekwm
Repositório: Testing
Habilidade: Gurú

Mensagempor Joliv » 16 Jul 2014, 16:24  •  MS 3

tropper escreveu:testei, é impressionante como eles conseguem fazer um XFCE tão leve. O sistema inicia 268 mb. Incrível. O tal do calamares é interessante.

Olá, está a falar de um sistema a 32 bits ou 64 bits?
268 mb para um xfce (suponho que se refira a um desktop vazio) não será um pouco elevado no caso de 32 bits? 8-)
Será que o esforço em otimizar o consumo de ram não pode ser mais acentuado? Pelo que tenho "percebido", conseguir valores mais baixos desde o surgimento dos últimos kerneis, tem sido um enorme desafio, portanto sem resultados positivos! :|
O mesmo valor obviamente se consideraria normal a 64 bits.

Trata-se de uma matéria à qual preciso dar atenção visto que a minha máquina tem limitações, se bem que apenas ainda tenho experiência de utilização do ubuntu (anterior SO) e inevitavelmente comparo performances. Apesar de vir notando maior adaptabilidade com o Manjaro, vou avaliando essa capacidade em diversas circunstâncias.
Joliv
Aprendiz

Registro: 11 Jul 2014, 17:17
Agradeceu: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.10 Ascella 32 bits
Ambiente: XFCE
Habilidade: Novice

Mensagempor pekman » 16 Jul 2014, 17:51  •  MS 4

Joliv escreveu:
tropper escreveu:testei, é impressionante como eles conseguem fazer um XFCE tão leve. O sistema inicia 268 mb. Incrível. O tal do calamares é interessante.

Olá, está a falar de um sistema a 32 bits ou 64 bits?
268 mb para um xfce (suponho que se refira a um desktop vazio) não será um pouco elevado no caso de 32 bits? 8-)
Será que o esforço em otimizar o consumo de ram não pode ser mais acentuado? Pelo que tenho "percebido", conseguir valores mais baixos desde o surgimento dos últimos kerneis, tem sido um enorme desafio, portanto sem resultados positivos! :|
O mesmo valor obviamente se consideraria normal a 64 bits.

Trata-se de uma matéria à qual preciso dar atenção visto que a minha máquina tem limitações, se bem que apenas ainda tenho experiência de utilização do ubuntu (anterior SO) e inevitavelmente comparo performances. Apesar de vir notando maior adaptabilidade com o Manjaro, vou avaliando essa capacidade em diversas circunstâncias.

Sistema 32 Bit, e não é elevado, pelo contrário está abaixo. E te explico porquê.

1- Versão instável, pré-alfa. Isso torna o sistema menos responsivo, pois os ajustes cmeçam a partir de agora.
2- Systemd, O systemd têm 9 daemons, e isso consome muita memória. E olhei as confs do Systemd e elas ainda não foram ajustadas.
3- Kernel ainda precisa de ajustes para melhorar o desempenho e casar melhor com desempenho do manjaro e Systemd.
4- O meu teste foi realizado em um notebook com hardwere SIS de cima em baixo. E é de conhecimento de todos nós, que SIS mais linux é = a merda. Só x tava consumindo 70 mb. Isso em ocasioes estáveis, ou em um Intel, provavelmente não acontece. Ex, no ManjaroPek estável, meu X consome 9 mb.
5- Sistemas baseados em Arch consomem mais memória, pois é compilado para priorizar o máximo desempenho, e isso exige mais recursos da máquina. Por isso são mais rápidos.
6- O Kernel 3.14 têm um recurso de alocação de blocos na própria RAm e não no SWAP.
7- O Sistemd usado, têm mais firulas que o atual.
8- O GVFS tá bugado, fui limpar a lixeira e o sistema travou, consumiu 100% da CPU.

Bem esses são os pontos.

E vejo que para um pré-alfa, o Manjaro XFCE está muito abaixo no quesito de consumo de recur sos. E na minha opinião, é a melhor distro com XFCE.
Imagem

Um alemão se apossou do tropper na #freenode. A partir de agora sou o pekman. Não bastasse os 7x1 ainda roubaram meu nick de 5 anos de uso.
pekman
Intermediário

Artigos: 1
Registro: 12 Fev 2014, 06:38
Agradeceu: 5 vez(es)
Distro utilizada: ManjaroPex
Versão: 0.8.11
Ambiente: Pekwm
Repositório: Testing
Habilidade: Gurú

Mensagempor Joliv » 18 Jul 2014, 17:28  •  MS 5

Vejo que os parâmetros (ou o resultado dos mesmos) aos quais estava habituado, agora são outros, mas referiu que os valores estão bem baixos, devo assustar-me? :roll: Poderá isto vir a ser interpretado como uma margem possível para uma menor preocupação quanto à leveza desta versão xfce do Manjaro?
Ao estar aqui nesta página tenho um consumo na ordem dos 800Mb com o cooler silencioso (se fosse com o SO anterior o cooler estaria bem ruidoso e enervante :x ); só para destacar que com desktop vazio costuma estar numa média de 600MB.
Estas características fazem-me lembrar um pouco o desempenho do meu windows 7 com ram a níveis um tanto elevados contudo também silencioso.
Joliv
Aprendiz

Registro: 11 Jul 2014, 17:17
Agradeceu: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.10 Ascella 32 bits
Ambiente: XFCE
Habilidade: Novice