por melmelmelina » 27 Jul 2014, 23:43 • MS 1
Durante algum tempo, eu resolvi experimentar software livre! Ganhei um computador usado, meu primeiro PC só meu, e descobrindo que o windows7 dele era pirateado, resolvi simplesmente aderir ao software livre, pois não tenho dinheiro e nem vontade de aderir ao windows8[é feio e caro!!] e realmente estava incomodada de usar ele pirata. Então, tomei uma das decisões mais importante da minha vida na área de informática: Aderi ao linux!
Comecei pelo ubuntu, pois foi a que mais vi recomendações aos iniciantes, de que era fácil, e realmente era, mas não estava suprindo bem minhas necessidades, então parti à procura de uma distro que me fosse útil. Em muito tempo pesquisando, criei quase 15 liveCDs e DVDs diferentes, e cheguei a reformatar o pc algumas vezes, e dentre as distros, uma das que mais me chamou atenção foi o Manjaro, mas no fim das contas, me traumatizei um pouco, pois eu simplesmente não conseguia instalar programas nele[falta de conhecimento, ainda sou novata no mundo linux], e depois simplesmente migrei pra outro sistema, baseado em Debian. Depois de um tempo, meu pc deu problemas com a placa mãe[já tinha muita idade] e fiquei sem ele durante alguns meses, pois por um tempo, minhas condições financeiras não me ajudaram muito, e não pude fazer a manutenção a tempo. As coisas melhoraram financeiramente, e é possível que meu pc volte pra casa, com uma placa mãe nova, nessa próxima semana, o que me dá muita alegria, e estou pensando em voltar a usar o manjaro, pois apesar da dificuldade que eu tive com ele no começo, é realmente um dos sistemas mais bonitos, eficientes e é o único rolling-release que não usa pacotes instáveis que eu já tenha tido contato[o último rolling release que eu tive, baseado em debian(instalei no notebook da minha sogra), por causa da instabilidade e instalações com erro, começou a me dar tanto problema que não tava mais reconhecendo nem sequer o mouse, substitui um dia desses pelo kubuntu], e eu sinto saudade de usá-lo no meu cotidiano. Vou dar uma nova chance ao manjaro, e espero aprender rápido como funcionam esses "instaladores de pacotes" que vem nele. Creio que vou precisar muito da ajuda da comunidade nesse período de adaptação, pois passei um tempão utilizando o windows do meu marido, meio que enferrujei em linux, e estou voltando a usar agora, pelo LiveUSB, e minha experiência em sistemas além do debian ou ubuntu é quase mínima. Enfim, desejo voltar ao manjaro, e tê-lo em dual-boot com algum outro sistema como já tive uma vez, até que me adapte perfeitamente a ele.
Por último, quero fazer um pedido a todos, me desejem sorte! Tanto pra receber meu lindo pc o mais rápido possível quanto pra aprender a lidar com o manjaro sem contratempos quando meu pc chegar!! Um abraço a todos!!