Como instalar pacotes .deb com o dpkg no Manjaro

Deixe sua contribuição, assim vamos facilitar a manutenção e configuração para outros membros que estão iniciando.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.

Mensagempor nuno_nunes » 29 Jul 2014, 19:18  •  MS 1

warning  Atenção!
O uso deste tutorial é de intera responsabilidade do usuário, pois as dependências dos pacotes .deb são antigas quando comparadas com as do Manjaro. Em algum momento o seu sistema poderá quebrar.

Neste guia, vamos ver como instalar o gerenciador de pacotes dpkg para Debian, Ubuntu e derivados no Arch Linux, para depois poder instalar pacotes DEB com o dpkg no Arch Linux.

Imagem

Entre os muitos recursos incluídos no Arch Linux estão um gerenciador de pacotes poderoso e funcional chamado pacman. Através pacman podemos instalar e remover pacotes incluídos tanto nos repositórios oficiais ou em nosso PC, podemos atualizar o repositório, procurar pacotes disponíveis e muito mais. Também é possível instalar facilmente muitos aplicativos e ferramentas não incluídos nos repositórios oficiais via AUR, um serviço que nos permite acessar os vários PKGBUILD que contêm instruções para a criação de vários pacotes para o Arch Linux. O que muitos não sabem é que também dá para instalar diversas ferramentas e aplicações nativas para Debian, Ubuntu e simplesmente instalar o gerenciador de pacotes dpkg no Arch Linux.

Ao instalar o gerenciador de pacotes dpkg no Arch Linux que pode facilmente instalar aplicações ou jogos para o Debian, Ubuntu e derivados, diretamente a partir do pacote DEB. Claro, para fazer isso é preciso antes instalar todas as dependências necessárias do pacote DEB e somente então podemos instalar o pacote no Arch Linux com o comando simples dpkg -i nome-do-pacote.deb.

Vale lembrar também que a maioria dos aplicativos, jogos e ferramentas disponíveis para o Debian, Ubuntu e seus derivados, podem ser encontrados nos repositórios oficiais dessas distros ou no AUR. Se ele não estiver disponível, pode-se facilmente criar o pacote para o Arch Linux, basta criar o PKGBUILD que instala as dependências, baixar e extrair o pacote DEB e criar o pacote pkg.tar.gz.

Como instalar pacotes DEB com o dpkg no Arch Linux

Para instalar pacotes DEB com o dpkg no Arch Linux, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale o dpkg que está disponível para Arch Linux via AUR, com o comando abaixo. Confirme a compilação e instalação do dpkg no Arch Linux;

Código: Selecionar todos
yaourt -S dpkg

Passo 3. Após a instalação, quando quiser instalar um pacote DEB, basta digitar o comando a seguir em um terminal:

sudo dpkg -i nome-do-pacote.deb

Passo 4. Se for para remover, use o comando abaixo;

sudo dpkg -r nome-do-pacote.deb

Passo 4. E para visualizar várias informações sobre o dpkg, use este comando:

dpkg --help

Pronto! Agora você pode usufruir de aplicações feitas para Debian, Ubuntu e qualquer distro baseada neles, diretamente no seu Arch Linux.

information   Informação!
Embora o texto acima faz referência ao Arch Linux, o procedimento supracitado também se aplica ao Manjaro Linux.

Via lffl linux freedom.

Fonte: Br-Linux e Blog do Edivaldo.

! Holmes escreveu:
O texto foi editado para adequá-lo ao que se propõe.
Editado pela última vez por Holmes em 30 Jul 2014, 17:52, em um total de 5 vezes.
Razão: correções pontuais
nuno_nunes
Aprendiz

Registro: 23 Abr 2013, 19:25
Agradeceu: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 0.8.10
Ambiente: Cinnamon
Repositório: Testing
Habilidade: Novice

Mensagempor Holmes » 29 Jul 2014, 19:49  •  MS 2

interessante @ nuno_nunes. você testou?

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux

Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Agradeceu: 173 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Mensagempor amendo » 29 Jul 2014, 20:57  •  MS 3

Eu não testei ainda, mas li em algum lugar que teria de instalar o apt, por causas das dependências dos pacotes.
amendo
Aprendiz

Registro: 14 Dez 2013, 22:14
Agradeceu: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.13
Ambiente: i3
Repositório: unstable
Habilidade: novice

Mensagempor pekman » 30 Jul 2014, 12:45  •  MS 4

Isso não é recomendado, pois as dependências dos pacotes DEB's são mais antigas que as do Manjaro, e em algum momento o seu sistema vai quebrar.

Eu já testei, e funciona, mas ao atualizar o Manjaro o sistema quebra. E não é recomendado usar pacotes do repositório do Debian. Devido a linkagem simbólica que os mesmos fazem, (opt, /usr/bin,), (bin, etc). Isso quebra seu sistema, pois não fazem parte do modelo usado pelo ARCH.

Eu instalei o Iceweasel usando esse proceimento e simplesmente meu note não ligava mais.

#####

Funcionalidade desse procedimento.

Só é útil se precisar de um determimando programa para realizar uma tarefa rápida e ainda não haja um programa correspondente no MAnjaro ou AUR. E deve desinstalé-lo antes de atualizar o sistema. No caso de pacotes do Debian, desinstalar antes de reiniciar a máquina.
Imagem

Um alemão se apossou do tropper na #freenode. A partir de agora sou o pekman. Não bastasse os 7x1 ainda roubaram meu nick de 5 anos de uso.
pekman
Intermediário

Artigos: 1
Registro: 12 Fev 2014, 06:38
Agradeceu: 5 vez(es)
Distro utilizada: ManjaroPex
Versão: 0.8.11
Ambiente: Pekwm
Repositório: Testing
Habilidade: Gurú

Mensagempor jkmsjq2013 » 30 Jul 2014, 15:40  •  MS 5

pekman escreveu:Isso não é recomendado, pois as dependências dos pacotes DEB's são mais antigas que as do Manjaro, e em algum momento o seu sistema vai quebrar.

Eu já testei, e funciona, mas ao atualizar o Manjaro o sistema quebra. E não é recomendado usar pacotes do repositório do Debian. Devido a linkagem simbólica que os mesmos fazem, (opt, /usr/bin,), (bin, etc). Isso quebra seu sistema, pois não fazem parte do modelo usado pelo ARCH.

Eu instalei o Iceweasel usando esse proceimento e simplesmente meu note não ligava mais.

#####

Funcionalidade desse procedimento.

Só é útil se precisar de um determimando programa para realizar uma tarefa rápida e ainda não haja um programa correspondente no MAnjaro ou AUR. E deve desinstalé-lo antes de atualizar o sistema. No caso de pacotes do Debian, desinstalar antes de reiniciar a máquina.

Resumindo a conversa: não use!

Se deseja, ou necessita utilizar pacotes .deb, utilize uma distro baseada neste pacote. É mais seguro e prudente!
Imagem
LinuxUser: 548942 / Comandos básico para o Manjaro
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz
jkmsjq2013
Guru

Artigos: 1
Registro: 18 Dez 2013, 18:24
Agradeceu: 4 vez(es)
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE

Mensagempor Holmes » 30 Jul 2014, 17:53  •  MS 6

ok, aviso inserido na mensagem que abriu o tópico!

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux

Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Agradeceu: 173 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Habilidade: Intermediate

Mensagempor Benezinho » 31 Jul 2014, 09:38  •  MS 7

Eu li sobre essas "quizilas depois de uma conversa que tivemos sobre o Stoq no IRC #manjaro-br e desisti tão logo consegui decifrar o código morse (inglês) ;)

T+
Benezinho

Mensagempor mariopb » 23 Ago 2016, 10:04  •  MS 8

pessoal, nem acreditei quando vi essa postagem, acabou que no entusiasmo li somente a primeira mensagem e já instalei o dpkg e uns pacotes. enquanto instalava é que fui ler os outros comentários e avisos e me assustei, desinstalei pelo dpgk -r e uma das desinstalações deu esse aviso:
dpkg: aviso: ao remover simplenote, o directório '/usr/share/pixmaps' não estava vazio, por isso não foi removido
dpkg: aviso: ao remover simplenote, o directório '/usr/share/doc' não estava vazio, por isso não foi removido
dpkg: aviso: ao remover simplenote, o directório '/usr/share/applications' não estava vazio, por isso não foi removido

fiquei me perguntando se a permanência desses diretórios pode comprometer de alguma forma a estabilidade do sistema.
aproveito para perguntar se sabem alguma forma de instalar o Simplenote no manjaro
mariopb
Aprendiz

Registro: 28 Jun 2016, 15:29
Agradeceu: 11 vez(es)
Versão: Manjaro
Ambiente: XFCE