1- Crie a pasta icons dentro da pasta /home/username/.pekwm (~/.pekwm).
2- Selecione os ícones que você deseja que apareça no menu, depois copie todos eles dentro da pasta criada. /home/username/.pekwm/icons (~/.pekwm/icons).
Eu uso os ícones que estão na pasta /usr/share/icons/Manjaro-Fussion/16x16/apps e /usr/share/icons/Manjaro-Fussion/16x16/categories. Mas você pode usar o que você quiser. Apenas ícones com 16x16 que são mais mais leves.
3- Abra o arquivo /home/username/.pekwm/menu (~/.pekwm/menu) no seu editor de texto favorito, eu uso o Geany.
Inserir ou modificar as entradas como o exemplo a baixo.
O código que faz aparecer o ícones é esse Exemplo: Icon = "geany.png" que deve estar dentro da das chaves {…} antes do comando que executa o programas, separados por ponto e vírgula (;).
Ficando dessa forma
- Código: Selecionar todos
Entry = "Geany" { Icon = "geany.png";Actions = "Exec geany" }
Entry = "Firefox" { Icon = "firefox.png";Actions = "Exec firefox" }
Entry = "Abiword" { Icon = "abiword.png";Actions = "Exec abiword" }
Para colocar ícone em um submenu siga o exemplo:
- Código: Selecionar todos
Submenu = "Multimidia" { Icon = "multimidia.png"
4 Após terminar de editar o arquivo menu reinicie a sessão.
Importante: caso não apareça o ícone no menu, reveja se o nome colocado no arquivo de configuração do menu, condiz com os arquivos dentro da pasta ~/.pekwm/icons
Eu uso ícones no menu, facilita e dinamiza achar os programas, e fica mais bonito na minha opinião. Eles não atrapalham o desempenho ou causa lentidão ao abrir o Menu Root.