Novo e Manjaro Linux e cheio de duvidas...

A apresentação é obrigatória aos UsuáriosOn, então, vamos dar boas-vindas aos recém-chegados.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar. A apresentação é obrigatória aos UsuáriosOn, então, apresentem-se a comunidade!

Novo e Manjaro Linux e cheio de duvidas...

Mensagempor leigolinux » 20 Set 2014, 17:40  •  MS 1

Ola pessoal. Eu estou no mundo linux desde 2012 e começei a utilizar ubuntu 12.04 antes mesmo de sair a versao oficial. Bom naquela epoca não entendia nada e desde então utilizo como unico sistema operacional. Mas utlimamente tenho investido em jogos na steam e comprei um novo notebook da hp pavillion 14-n030br com placa hybrida, ou seja intel/ati. Infelizmente ate hoje não consegui resolver meu problema com isto. No ubuntu ate pra instalar a ultima versão apresentava problemas, ja carregava com tela preta logo após a instalação. E mesmo conseguindo subir o sistema não funcionava a placa de video. Tentei varios procedimentos instalando o software proprietário dava erro.

Enfim, decidi mudar de distros por este e outros motivos e ai me deparei com manjaro. Apesar de estar perdido, gostei da estabilidade e como o sistema é fuido. No entanto nem sei como faço pra instalar o driver de video. Me disseram no face que a placa ati reconhece com mais facilidade e estabilidade. Espero que voces possam me ajudar
Avatar do usuário
leigolinux
Aprendiz

 
Mensagens: 51
Registro: 20 Set 2014, 17:32
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.10
Ambiente: Cinnamon
Repositório: Stabel
Habilidade: Novice

Novo e Manjaro Linux e cheio de duvidas...

Mensagempor pekman » 20 Set 2014, 18:57  •  MS 2

Olá seja bem vindo.

Respondendo a sua pergunta.

Abra o Manjaro Settings Manager, depois clique em detecção de Hardwere Depois clique em autoinstalar Drvers Proprietários. Ou marque as opções e mande instalar (como pode ver as minhas estão desmarcadas, pois uso driver livre).

Imagem
Imagem

Um alemão se apossou do tropper na #freenode. A partir de agora sou o pekman. Não bastasse os 7x1 ainda roubaram meu nick de 5 anos de uso.
Avatar do usuário
pekman
Intermediário

 
Mensagens: 501
Artigos: 1
Registro: 12 Fev 2014, 06:38
Localização: Aragarças - GO
Agradeceu: 5 vez(es)
Agradecido: 37 vez(es)
Distro utilizada: ManjaroPex
Versão: 0.8.11
Ambiente: Pekwm
Repositório: Testing
Habilidade: Gurú

Novo e Manjaro Linux e cheio de duvidas...

Mensagempor leigolinux » 20 Set 2014, 19:04  •  MS 3

Sim, isto eu havia verificado, mas esta instalado o driver vesa e da intel. No caso do driver vesa não é proprietario e este driver não é bom pra jogos. O grafico fica feio e ruim. Estou com problema na atualização do manjaro. Eu não sei os repositorios que devo colocar. Estou gostando por ser completo, mas tipo eu não me xi nos repositorios. Não sei se estou com repositorios mais atuais. Tentei segui um procedimento na internet, mas não funcionou. Apesar de usar linux por conheis de 2 anos conheço pouco e o pouco que conheço é com base no debian, totalmente diferente.
Avatar do usuário
leigolinux
Aprendiz

 
Mensagens: 51
Registro: 20 Set 2014, 17:32
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.10
Ambiente: Cinnamon
Repositório: Stabel
Habilidade: Novice

Novo e Manjaro Linux e cheio de duvidas...

Mensagempor pekman » 20 Set 2014, 19:08  •  MS 4

Quanto aos repositórios, há comando que ajeita tudo pra vc.

Código: Selecionar todos
sudo pacman-mirrors -g


E para atualizar o seu sistema, diferente do Ubuntu é um único comando.

Código: Selecionar todos
sudo pacman -Syyuu



Veja esse tópico com comando básicos do pacman: Pacman, comandos básicos no Manjaro
Editado pela última vez por pekman em 20 Set 2014, 19:13, em um total de 1 vez.
Razão: edt
Imagem

Um alemão se apossou do tropper na #freenode. A partir de agora sou o pekman. Não bastasse os 7x1 ainda roubaram meu nick de 5 anos de uso.

Esta mensagem de pekman recebeu agradecimentos de
AlehAmazon (20 Set 2014, 22:39)
Avatar do usuário
pekman
Intermediário

 
Mensagens: 501
Artigos: 1
Registro: 12 Fev 2014, 06:38
Localização: Aragarças - GO
Agradeceu: 5 vez(es)
Agradecido: 37 vez(es)
Distro utilizada: ManjaroPex
Versão: 0.8.11
Ambiente: Pekwm
Repositório: Testing
Habilidade: Gurú

Novo e Manjaro Linux e cheio de duvidas...

Mensagempor leigolinux » 20 Set 2014, 19:23  •  MS 5

Sim, so teve 5 atualizações. É isto mesmo? Meu libreoffice não ta completo e ainda ta em inglês. O sistema esta em portugues. Instalei oi steam pelo synaptic e agora estou atras dos drivers ati. Não sei como fazer. Os drivers proprietarios para o manjaro qual éu baixo o 14.6 beta ou 14.4? Ou estes pacotes não tem como instalar pelo Manjaro?
Avatar do usuário
leigolinux
Aprendiz

 
Mensagens: 51
Registro: 20 Set 2014, 17:32
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.10
Ambiente: Cinnamon
Repositório: Stabel
Habilidade: Novice

Novo e Manjaro Linux e cheio de duvidas...

Mensagempor pekman » 21 Set 2014, 00:52  •  MS 6

Atualizações: Pode rodar o comando mais duas vezes. Uma atualiza as chaves dos repositórios e a segunda atualiza os programas.

O Manjaro Settings Manager têm a opção de instalar pacotes de idiomas. Mas pode ficar de boa que em breve ele vai instalar tudo que precisa automaticamente, até as atualizações.
Imagem

Um alemão se apossou do tropper na #freenode. A partir de agora sou o pekman. Não bastasse os 7x1 ainda roubaram meu nick de 5 anos de uso.
Avatar do usuário
pekman
Intermediário

 
Mensagens: 501
Artigos: 1
Registro: 12 Fev 2014, 06:38
Localização: Aragarças - GO
Agradeceu: 5 vez(es)
Agradecido: 37 vez(es)
Distro utilizada: ManjaroPex
Versão: 0.8.11
Ambiente: Pekwm
Repositório: Testing
Habilidade: Gurú

Novo e Manjaro Linux e cheio de duvidas...

Mensagempor Holmes » 21 Set 2014, 14:24  •  MS 7

olá leigolinux, minhas felicitações e espero que você goste da nossa querida distribuição GNU/Linux. qualquer dúvida estamos por aqui para ajudá-lo! recomendo fortemente a leitura das nossas Regras Gerais, que estão na seção Normatividade, pois elas facilitam a organização da comunidade manjariana. uma outra coisa importante diz respeito ao uso adequado do recurso Resolvido, ou seja, se a sua dúvida foi respondida, marque a mensagem que te ajudou a solucionar o seu problema com o botão V na cor verde, veja a imagem .

:: Atenção 1 :: Recomendo fortemente a leitura de duas campanhas da nossa comunidade: 1) Campanha: Vamos usar os BBCodes code e c e 2) Campanha: Vamos usar o Resolvido.

:: Atenção 2 :: Também recomendo fortemente a leitura sobre o uso correto dos comandos no Manjaro: Um pacotaço de comandos para seu dia-a-dia.

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Novo e Manjaro Linux e cheio de duvidas...

Mensagempor leigolinux » 21 Set 2014, 16:26  •  MS 8

Obrigado, por falar em duvidas eu postei um topico sobre placa de video radeon. Se voces conseguirem me ajudar eu agradeço. Porque no ubuntu eu nunca consegui. Apesar qeu os jogos tão rodando muito bem com a placa de video onboard intel do meu core i5. Mas gostaria qeu funcionasse em conjunto com minha radeon HD 8600M Series. Eu postei no topico de iniciantes. Se puderem me ajudar ficaria super satisfeito com a distro, apesar que ja estou. Tenho muitos jogos steam e quero aproveita-los 100% no manjaro. Obrigado pela atenção de todos
Avatar do usuário
leigolinux
Aprendiz

 
Mensagens: 51
Registro: 20 Set 2014, 17:32
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.10
Ambiente: Cinnamon
Repositório: Stabel
Habilidade: Novice

Novo e Manjaro Linux e cheio de duvidas...

Mensagempor jkmsjq2013 » 22 Set 2014, 07:41  •  MS 9

Olá leigolinux! Seja bem vindo ao fórum e a distro Manjaro.

Espero que goste do sistema operacional, que é muito bom por sinal... 8-) Quanto ao fórum, perceberá que a cada dia que passa ele aumenta e melhora significativamente.

Para uma utilização melhor da distro, mantenha em um arquivo a parte com estes comandos básicos do Manjaro. Facilitará e muito a tua vida na utilização da distro.

Qualquer dúvida no que diz respeito ao sistema operacional, dê uma pesquisada no fórum primeiro, pois como o Manjaro é rolling release, muito provavelmente já deverá ter alguma dica a respeito da solução do seu problema. Mas se caso não encontre nada, abra um tópico novo, na sessão correta, e descreva detalhadamente qual o problema encontrado e o que já fez para soluciona-lo.

Apenas repetindo: Seja Bem Vindo...!!!

Observação: para cada dúvida/dificuldade, abra um tópico diferente. Não junte dúvidas/dificuldades diferentes em um único post. Assim ficará mais fácil encontrar a solução dos seus problemas.
Imagem
LinuxUser: 548942 / Comandos básico para o Manjaro
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz
Avatar do usuário
jkmsjq2013
Guru

 
Mensagens: 1021
Artigos: 1
Registro: 18 Dez 2013, 18:24
Localização: Jequié/BA
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 122 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Re: Novo e Manjaro Linux e cheio de duvidas...

Mensagempor Freax » 27 Set 2014, 22:18  •  MS 10

Seja bem vindo !
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar.
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V.
Manjaro no Facebook | Manjaro no Twitter
Manjaro Hakoila 17.1.12 - 64-bit KDE 5.13.4
Avatar do usuário
Freax
Fundador

 
Mensagens: 822
Artigos: 2
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 63 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: Testing
Ambiente: KDE
Repositório: Testing
Habilidade: Advanced


Voltar para Apresentação e Boas-vindas



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

^ Voltar ao Topo