Olá a todos, me chamo Ricardo e meu login é rjbgbo, que talvez alguns daqui conheçam do Fórum do Ubuntu pt-br.
Sou usuário do Ubuntu desde a versão 6.06.
Sou química e já trabalhei muito com a manutenção de pcs e principalmente a diagramação de publicações.
Atualmente, estou quase finalizando o curso de Licenciatura em História.
Ultimamente, ando um pouco decepcionado com o Ubuntu. Cada vez mais consumindo recursos do pc. Na versão 14.04lts tenho tido uns problemas com o Unity, tipo atraso na busca no dash e até uns travamentos. Já tive que passar a usar a versão de 32bits no meu desktop tudo Intel, de 4GB ram; e no meu notebook Celeron tudo Intel de 1GB ram, passei a usar o Lubuntu e estou gostando muito, tanto da leveza, performance e do lxde.
Antes de testar o usar o Lubuntu, testei neste notebook o Xubuntu e gostei muito do xfce, pena que também o Xubuntu consumiu muita memória ram nesse notebook e isso me preocupou diante das minhas necessidades de uso.
Agora ando procurando decidir por qual distro com interface xfce passar a usar no meu desktop. A princípio tomo referência o Xubuntu, mas ando pesquisando outras soluções em que haja mais economia de recursos do pc e até de uns pacotes como ffmpeg faltoso no repositório oficial do Ubuntu 14.014lts
Baixei e instalei no Virtual-Box o manjaro-xfce-0.8.11-i686, inclusive fazendo toda a atualização pelo modo gráfico do mesmo, Não gostei muito do visual, muito carnavalesco para o meu gosto; também quero desinstalar uns aplicativos, tipo: steam (não tenho paciência para jogo em computador), entre outros. Nesse ponto sempre gosto do Ubuntu em relação a muitas distros que já testei, menos programas e sempre com um bom visual; a família Ubuntu só 'peca' por querer facilitar demais as coisas para os usuários, o que acaba pesando no sistema.
Hoje não tenho mais o mesmo tenho nem a paciência para ficar testando e fazendo grandes esforços para usar uma distro. Quero algo que seja prático, objetivo, clean, etc...
Vou passar um tempo com o Manjaro no VB e ver como posso desinstalar / instalar programas, traduzir totalmente o sistema para pt-br, tentar usar uma interface que se aproxime mais do Xubuntu 14.04lts. Ver se me acostumo com uma distro rolling release.
Será um serviço somente para as horas vagas.
Também soube da distro Antergos, outra baseada no ArchLinux. Mas o download da imagem dela não está funcionando pelo site oficial, fora que li sobre umas reclamações que tem haver com distros mais recentes. Mas me pareceu bem interessante, principalmente, que eu gosto de ter um certo domínio do que instalo ou não.
Enfim, vamos testar esse Manjaro, baseado no ArchLinux.
Abraço a todos.
Ricardo