Será que você quer fazer upload de arquivos com informações confidenciais não criptografados para serviços de armazenamento em nuvem? Se você se preocupa com a segurança e privacidade que você não faria. O que você pode fazer sobre isso? Uma boa abordagem para criptografar os arquivos usando uma ferramenta local, como ccrypt e, em seguida, enviá-lo para a nuvem. No entanto, você não pode ter o seu laptop com você o tempo todo. InstantCryptor é um webapp para resolver este problema.
InstantCryptor trabalha com Dropbox e Google Drive. Ele é livre de custos e alega ter 0 (zero) conhecimento de seus dados como todos os arquivos são criptografados (ou decifrou) no dispositivo local. InstantCryptor funciona diretamente do navegador, você não precisa instalar nada no seu dispositivo.
A homepage diz InstantCryptor é CloudRail. A ferramenta é escrito usando CloudRail JavaScript SDK. Uma vez que o webapp autoriza o seu serviço de nuvem, ele verifica se uma pasta dedicada para arquivos criptografados já está presente. Se não, ele cria um. Ele também cria um arquivo de texto dentro dele no caso de você esquecer de onde para descriptografar os arquivos criptografados. Para fazer upload você tem que usar uma senha que é hash com o algoritmo SHA256 (modo de criptografia de 256 bits modo CBC Rijndael/ou AES). O arquivo é lido como um JS ArrayBuffer e alguns para a função de criptografia. O resultado é então enviado para o serviço de nuvem. Os arquivos enviados são exibidos na ferramenta. Você pode fazer o download e descriptografar (localmente) um arquivo quando você precisar dele. Se estiver interessado, você pode dar uma olhada no código JS enquanto ele está em ação. Note que descriptografia falha se os dados do arquivo for modificado ou a senha está errada.
Para usufruir do serviço acesse o InstantCryptor.
ps: tradução livre de http://bit.ly/1IY3V7i.
vlw fwi, Holmes