Qual a diferença das versões do Manjaro - default e nonfree

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Qual a diferença das versões do Manjaro - default e nonfree

Mensagempor dancrippa » 29 Mai 2015, 23:44  •  MS 1

Olá galera, tudo bem?

Então, eu estou com um problema/dúvida na instalação do Manjaro. Recentemente meu notebook deu pau e ele não quis mais dar boot no windows que eu usava, pois bem, logo após não conseguir resolver o problema resolvi formatar o HD e instalar o Manjaro (eu já o utilizava no Virtualbox).
Eu baixei a iso do SO e gravei em um DVD, logo após selecionei Manjaro (default) e ele iniciava tranquilo, porém na hora de instalar ele manualmente ele dava erro na hora de instalar o GRUB. Para resolver a situação resolvi então instalar ele no modo automático, porém na hora de finalizar ele dava um erro e não completava a instalação. Por fim tentei novamente instalar ele manualmente e ele me pediu pra instalar o GRUB no sda3 que seria minha root. Após terminar e finalizar a instalação eu reiniciei o sistema para que eu pudesse entrar de fato no Manjaro instalado no HD, porém deu panic kernel, e lá dizia que não era possível montar a partição root.

Após diversas tentativas eu acabei selecionando o Manjaro nonfree e instalando-o de forma automática, que por fim acabou dando certo.

Porém eu gostaria de saber:
Qual a diferença entre o default e o nonfree?
Porque estava dando esses erros na hora de instalar a versão default?
E como eu instalei no modo automático, eu não pude escolher o tamanho das partições e minha swap acabou ficando apenas com 3,5G, porém eu queria deixa-la com 10G (tenho 4gb de ram), como é possível fazer isso tendo em vista que tanto a raiz quanto a home estão juntas (e o gparted não me deixa modifica-las)?

Desculpa a "noobice" é que sou novo por aqui. Se puderem me responder de forma simplificada (caso possível) seria melhor :roll:

Muito obrigado, desde já :D
Editado pela última vez por Holmes em 30 Mai 2015, 17:48, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
Avatar do usuário
dancrippa
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 28 Abr 2015, 16:15
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.12
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novato

Qual a diferença das versões do Manjaro - default e nonfree.

Mensagempor BootStrap » 30 Mai 2015, 03:04  •  MS 2

Olá dancrippa,
dancrippa escreveu:Porém eu gostaria de saber:
Qual a diferença entre o default e o nonfree?
Porque estava dando esses erros na hora de instalar a versão default?
E como eu instalei no modo automático, eu não pude escolher o tamanho das partições e minha swap acabou ficando apenas com 3,5G, porém eu queria deixa-la com 10G (tenho 4gb de ram), como é possível fazer isso tendo em vista que tanto a raiz quanto a home estão juntas (e o gparted não me deixa modifica-las)?

  1. A diferença entre Iniciar Manjaro Linux e Iniciar (nonfree drivers) são os drivers, ou seja, pelo Iniciar Manjaro Linux, serão usados na instalação os drivers de códigos abertos e pelo Iniciar (nonfree drivers), serão usados na instalação os drivers proprietários.
  2. Fiz a instalação do Manjaro XFCE no virtualbox e não tive problemas, defini minhas partições e ocorreu tudo bem.
  3. É por sua conta em risco, pois o GParted modifica a partição com a mesma desmontada, então tenha muito cuidado ao manipular o GParted.
Editado pela última vez por Holmes em 30 Mai 2015, 17:49, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
Imagem
Avatar do usuário
BootStrap
Avançado

 
Mensagens: 276
Registro: 16 Set 2013, 19:04
Localização: Salvador - BA
Agradeceu: 8 vez(es)
Agradecido: 19 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.12
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Qual a diferença das versões do Manjaro - default e nonfree.

Mensagempor pagani » 30 Mai 2015, 07:45  •  MS 3

Só complementando o que o BootStrap falou, quando você defini manualmente as partições e respectivos tamanhos, deves, tambêm, setar manualmente em qual disco vai ficar o grub que, na maioria das situações e considerando que tenhas apenhas um hd, vai ser o /dev/sda.
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
Avatar do usuário
pagani
Guru

 
Mensagens: 972
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 171 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

Qual a diferença das versões do Manjaro - default e nonfree

Mensagempor dancrippa » 30 Mai 2015, 22:27  •  MS 4

Então, aconteceu outro problema. Depois que eu enviei a mensagem aqui no forúm e atualizei o SO, eu reiniciei o pc, porém ao ligar ele não saiu da tela de carregamento do Manjaro. Apertei ESC e vi que ele não estava conseguindo encontrar o diretório onde estava o root. Com isso tentei reinstala-lo mais uma vez e dessa vez ele não encontrou o boot.

Eu usava o Manjaro no VirtualBox, e lá ele rodava de boa também. Bom, para saber se o problema estava no meu HD, acabei instalando o Ubuntu, e ele instalou e rodou perfeitamente.

Será que o problema está no sistema de particionamento? Se bem que eu não consegui instalar o Manjaro em MBR, somente em GPT, pois ele me "obrigava" a ter uma partição /boot/efi...
Avatar do usuário
dancrippa
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 28 Abr 2015, 16:15
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.12
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novato

Qual a diferença das versões do Manjaro - default e nonfree

Mensagempor BootStrap » 31 Mai 2015, 01:44  •  MS 5

dancrippa,
Detalha o passo a passo da instalação, incluindo o particionamento do HD.
Editado pela última vez por BootStrap em 31 Mai 2015, 01:47, em um total de 1 vez.
Razão: complementando
Imagem
Avatar do usuário
BootStrap
Avançado

 
Mensagens: 276
Registro: 16 Set 2013, 19:04
Localização: Salvador - BA
Agradeceu: 8 vez(es)
Agradecido: 19 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.12
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Qual a diferença das versões do Manjaro - default e nonfree

Mensagempor pagani » 31 Mai 2015, 18:09  •  MS 6

Se você não tem dual boot, faz a instalação automática.
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
Avatar do usuário
pagani
Guru

 
Mensagens: 972
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 171 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

Qual a diferença das versões do Manjaro - default e nonfree

Mensagempor dancrippa » 02 Jun 2015, 00:32  •  MS 7

Então, primeiramente eu particionava assim:
HD - 500G - MBR
ext4 - boot - 500mb
ext4 - / - 80G
ext4 - home - 400G
swap - 10G

Só que desta forma o GRUB 2 não queria instalar, dava erro, se eu me lembro bem, acho que ele falava que não encontrava o root. Pois bem, com isso coloquei para instalar no automático, mas dava erro no final também... Foi ai que resolvi instalar pelo Manjaro "nonfree" e no automático instalou de boa, mas ai quando reiniciei o pc ele já não encontrava o boot. A partir daí resolvi instalar novamente só que manualmente pra dar a quantidade que eu queria para as partições, e fiz assim como o modo automático fez, e fiz as partições no sistema GPT.
Então deixei desta forma:
HD - 500 - GPT
fat32 - 500mb - boot/efi
ext4 - / - 80G
ext4 - home - 400G
swap - 10G

Assim ele instalou tudo perfeitamente, porém quando eu reiniciei ele primeiramente não encontrou o root e depois de algumas vezes, nas outras reinicializações, ele travava no carregamento do sistema e eu não conseguia nem ver o log do boot.

Enfim, não sei o que pode estar acontecendo, até porque eu consegui instalar o Ubuntu sem nenhum erro...
Editado pela última vez por dancrippa em 02 Jun 2015, 00:37, em um total de 1 vez.
Razão: Complementar informações
Avatar do usuário
dancrippa
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 28 Abr 2015, 16:15
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.12
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novato


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

PJE NO MANJARO

por LucasMigliorini » 20 Abr 2020, 12:28

Respostas: 5

Exibições: 670

21 Abr 2020, 23:40

por tioguda Ver última mensagem

Manjaro Brasil abandonado?

por Francis » 28 Dez 2020, 14:14

Respostas: 4

Exibições: 312

26 Jan 2021, 14:10

por Igor Isaias Banlian Ver última mensagem

reinstalação de manjaro com /home separada

por Asakura_Hao » 06 Dez 2020, 17:36

Respostas: 2

Exibições: 187

17 Dez 2020, 19:00

por Asakura_Hao Ver última mensagem

Problemas -- Xfce 4.14.2 - Kernel 5.6.16-1-MANJARO - Tampa N

por Thiago Zangaro » 18 Jun 2020, 08:59

Respostas: 4

Exibições: 429

19 Jun 2020, 02:40

por Thiago Zangaro Ver última mensagem

Atualizar o manjaro através de outra distribuição

por José da Silva Sauro » 11 Ago 2020, 12:46

Respostas: 2

Exibições: 312

13 Ago 2020, 15:02

por José da Silva Sauro Ver última mensagem

Voltar para Instalação/Atualização em PCs



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

^ Voltar ao Topo