Então, eu estou com um problema/dúvida na instalação do Manjaro. Recentemente meu notebook deu pau e ele não quis mais dar boot no windows que eu usava, pois bem, logo após não conseguir resolver o problema resolvi formatar o HD e instalar o Manjaro (eu já o utilizava no Virtualbox).
Eu baixei a iso do SO e gravei em um DVD, logo após selecionei Manjaro (default) e ele iniciava tranquilo, porém na hora de instalar ele manualmente ele dava erro na hora de instalar o GRUB. Para resolver a situação resolvi então instalar ele no modo automático, porém na hora de finalizar ele dava um erro e não completava a instalação. Por fim tentei novamente instalar ele manualmente e ele me pediu pra instalar o GRUB no sda3 que seria minha root. Após terminar e finalizar a instalação eu reiniciei o sistema para que eu pudesse entrar de fato no Manjaro instalado no HD, porém deu panic kernel, e lá dizia que não era possível montar a partição root.
Após diversas tentativas eu acabei selecionando o Manjaro nonfree e instalando-o de forma automática, que por fim acabou dando certo.
Porém eu gostaria de saber:
Qual a diferença entre o default e o nonfree?
Porque estava dando esses erros na hora de instalar a versão default?
E como eu instalei no modo automático, eu não pude escolher o tamanho das partições e minha swap acabou ficando apenas com 3,5G, porém eu queria deixa-la com 10G (tenho 4gb de ram), como é possível fazer isso tendo em vista que tanto a raiz quanto a home estão juntas (e o gparted não me deixa modifica-las)?
Desculpa a "noobice" é que sou novo por aqui. Se puderem me responder de forma simplificada (caso possível) seria melhor

Muito obrigado, desde já