Na apresentação, que fiz aqui no forum, eu disse que era um feliz usuário do Lubuntu e que essa era a minha distribuição preferida... É isso mesmo, eu
era um feliz usuário do Lubuntu.
Por influência de um amigo, resolvi testar o Manjaro e a experiência está sendo melhor do que o esperado. Achei que ia sofrer bastante para deixar a máquina pronto, com tudo que eu preciso instalado e funcionando, mas foi muito tranquilo. A instalação foi fácil e rápida, reconheceu todo o meu hardware.
Na realidade tive dois problemas: numa primeira tentativa não consegui fazer a instalação com UEFI e depois deu problema no serviço dkms (instalação do virtualbox). Os dois foram resolvidos consultando a documentação do ArchLinux. Aqui cabe um elogio, a documentação do ArchLinux é fantástica, muita completa e atualizada, coisa rara no mundo open source.
Minha experiência com linux (Conectiva, Madrake, Fedora, Kurumin, Ubuntu e Lubuntu) me fazia pensar que o apt-get era o melhor gerenciador de pacotes que existia. Errei feio... Por enquanto, estou achando o pacman melhor.
Depois de sete dias, posso dizer que continuo achando o Lubuntu uma excelente opção, mas confesso que o Manjaro me conquistou
.
Obs: Estou brincando com o ArchLinux num notebook antigo que estava abandonado na estante do meu quarto. Usei o ArchBang para fazer a instalação. Deu um pouco mais de trabalho, mas nada que um usuário mediano, como eu, não consiga fazer. Até por que a documentação ajuda bastante. Está sendo uma experiência bacana também, estou aprendendo muito.
Vi alguns comentários, dizendo que o ArchLinux é como uma bomba relógio, a qualquer hora alguma coisa vai parar de funcionar e é nessa hora que o bicho pega. Isso pode acontecer pelo fato dele estar sempre a crista da onda, ou seja, sempre instala as versões mais recente dos pacotes... Não sei até que ponto isso é verdade. Vamos esperar para ver... Pelo que entendi, a filosofia do Manjaro é oferecer um ArchLinux mais estável, é isso?
Abraços a todos.