À comunidade Manjaro.
Primeiro, obrigado pelo Boas Vindas do Holmes.
Eu comecei a tentar a usar o Linux em 2008. Primeiro com o Ubuntu em uma VM (VMware em Windows). Depois criei outras VMs com diversas distros: Debian, Ubuntu, Fedora, Slackware, Arch Linux, CentOS e por aí vai. Até que eu me decidi pelo Debian "Jeezy".
Comprei um desktop (i3 / 4MB / 350 GB) em 2009 só para instalar o Debian e começar minha aventura com Linux.
A idéia inicial era usar este computador para programar em C e Python. E assim foi, mas eu não estava satisfeito com o Debian e volta e meia eu descarregava uma outra distro e experimentava no VirtualBox. Até que em 2010 eu achei o CrunchBang.
Uma distro que usava o OpenBox para interface gráfica e o Conky para colocar estatísticas de uso. Eu gostei de imediato do CrunchBang (#!). Eu o melhor ele tinha uma opção de instalação estendida que instalava todas as ferramentas para desenvolvedor.
A distro, versão 9, tinha alguns problemas. Instalar certas coisas (como o meu wi-fi) requiria pesquisa (tentativa e erro) mas eu fui ficando com ela. Me acostumei, troquei a v9 pela v10 e depois pela Waldorf (v11) que era uma distro muito estável e rápida, especialmente por que eu trabalho só com windows no meu dia a dia.
No final do ano passado, o Phillip (mantenedor da distro), resolveu descontinuar com o desenvolvimento do #! e deixou um monte de orfãos.
Eu voltei a procurar uma distro. Passei pelos suspeitos de sempre e não me animei.
Achei uma distro com o OpenBox, a Sparky Linux, muito interessante, também baseada no Debian (como o !#), minimalista e lightweigth. Eles também usam o conceito de rolling release.
Instalei no VirtualBox e começei a testar, porém eles usam um testing branch do Debian como base. Eu não preciso de algo tão avançado (e também não tenho vontade de pagar o preço por ser o primeiro com alguma coisa).
Embora até o momento ele tenha funcionado muito bem.
Foi quando, no Distro Watch, eu vi o Manjaro. Por que não? Eu sempre tive curiosidade no Arch Linux. O Manjaro tem uma versão de comunidade com OpenBox, mas como é hora de mudar eu preferi descarregar Manjaro 32 bits para XFCE.
Rodei algumas vezes direto do ISO (na VM) e acabei de instalar. Ocorreu tudo bem na instalação.
Meu sentimento foi muito bom.
Pegou o todos os itens do harware (inclusive o teclado que eu fiquei em dúvida) e o wi-fi.
A partir de amanhã vou começar a migrar algumas das minhas coisas para a VM e ver como o Manjaro se comporta.
Mas como eu disse, foi uma surpresa agradável.
E, para somar a isso, uma comunidade brasileira que me parece bastante ativa.
Um abraço a todos, obrigado pela recepção.
Murilo Bevilaqua