3 Monitores, 2 placas de video e muita dor de cabeça!

Assuntos relacionados com suporte a hardware e periféricos.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

3 Monitores, 2 placas de video e muita dor de cabeça!

Mensagempor Leonardo Alves » 07 Out 2015, 21:27  •  MS 1

Boa noite Comunidade Manjaro Brasil!

Vim aqui pedir um apoio de vocês com as minhas placas de vídeos e meus 3 monitores que ainda não consegui colocar para funcionar corretamente! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Detalhes:
* É fundamental que os 3x monitores funcionem pois melhora muito a produtividade em meus projetos, além de ter investido neles uma grana razoável há uns 2 anos atrás quando comprei o conjunto que na época contava com 3 placas de vídeos (2 em SLI e uma mais antiga de backup).
* Vocês devem estar se perguntando o por quê dessa grosseria toda, né? Resp.: Quem faz projetos de arquitetura trabalhando com programas 3d, e de quebra utiliza algum home broker na bovespa durante o dia e no final do dia gosta de relaxar curtindo uns clipes enquanto joga, é fundamental! hahaha. Sério!
* Mais sério ainda: dois monitores aumenta muito a produtividade, 3 é um luxo que por já ter, não pretendo me desfazer!
* Então, odiaria ter que voltar pro windows só por causa das placas de video e monitores, pois neste momento não é uma opção para a minha pessoa comprar uma placa de video nova. E realmente estou fascinado com as possibilidades que o linux me oferece e o avanço que ele deu rumo a computação gráfica. Principalmente essa distro do Manjaro, da qual senti muita confiança num sistema mais estável que outras distros mais populares, e mais promissora em sua proposta!


Eis os equipamento que possuo e seus drivers mais atuais:

- GeForce GTX 460 (placa mais nova) 340-XX / 340.93
- GeForce 9800 GTX+ (placa mais antiga) 340-XX / 340.93
- 3x monitores DELL 22"

O que eu já fiz para tentar resolver o problema:

1. Instalar do repositório, drivers da Nvidia mais atuais através do terminal com nvidia-current. Resultado: Instala um driver de versão incorreta e buga o sistema.
2. Instalar do repositório, drivers da Nvidia o recomendado 340.93 (ambas as placas). Resultado: Não funciona a placa mais antiga...
3. Instalar do repositório, driver da Nvidia mais antigo 304. Resultado: Buga tudo...
4. Instalar todos os drivers acima, separadamente e em momentos diferentes, e remover o driver da "video-nouveau". Resultado: Não funciona a placa mais antiga...
5. Fazer todas as configurações acima com o driver "video-nvidia". Resultado: Buga tudo...
6. Deixar somente a placa de video GeForce 9800 GTX+ com o driver recomendado e remover a outra. Resultado: Funcionou perfeitamente as duas saídas. Placa Ok.
7. Deixar somente a placa de video GeForce GTX 460 com o driver recomendado e remover a outra. Resultado: Funcionou perfeitamente as duas saídas. Placa Ok.
8. Instalar o xrandr. Resultado: não funciona!
9. Ativar a opção avançada Mosaico do Nvidia x Server Settings (nvidia-settings) com o driver mais indicado 340-XX. Resultado: Foi o que chegou mais perto de funcionar.

Ao ativar o mosaico consigo configurar a posição dos três monitores, porém não consigo ativar o terceiro, apesar de reconher que existe uma segunda placa e um terceiro monitor ali...

Não sei mais o que fazer...

Alguém têm alguma sugestão?

Segue abaixo imagens antigas do Setup dos monitores e do meu "canto do guerreiro" improvisado!

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Holmes em 08 Out 2015, 00:15, em um total de 2 vezes.
Razão: correções pontuais
Avatar do usuário
Leonardo Alves
Novato

 
Mensagens: 8
Registro: 05 Out 2015, 21:17
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: UbuntuStudio
Versão: 14.04.3
Ambiente: Kde
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

3 Monitores, 2 Placas de Video e Muita Dor de Cabeça!

Mensagempor pagani » 07 Out 2015, 23:24  •  MS 2

Você já testou esse comando: Nesse caso ele instalar os drivers nonfree

Código: Selecionar todos
sudo mhwd -a pci nonfree 0300
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
Avatar do usuário
pagani
Guru

 
Mensagens: 972
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 171 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

3 Monitores, 2 placas de video e muita dor de cabeça!

Mensagempor Leonardo Alves » 08 Out 2015, 18:55  •  MS 3

Olá Pagani!

Já tentei sim, porém não me lembro do resultado e tentarei novamente agora para ter certeza.
Aguardando somente o fim da atualização do Octopi e já postarei o resultado.

== Editado em 08 Out 2015, 20:20 ==

Pagani,

O que foi indicado pela info abaixo é que ele iria instalar o driver 'video-nvidia', e este driver não funciona corretamente...
Abaixo a informação do terminal:

Código: Selecionar todos
> Using config 'video-nvidia' for device: 0000:01:00.0 (0300:10de:0e22) Display controller nVidia Corporation GF104 [GeForce GTX 460]
> Skipping already installed config 'video-nvidia-340xx' for device: 0000:02:00.0 (0300:10de:0612) Display controller nVidia Corporation G92 [GeForce 9800 GTX]
Error: config 'video-nvidia' conflicts with config(s): video-nvidia-340xx

Alguma sugestão a mais?
Editado pela última vez por Leonardo Alves em 08 Out 2015, 20:20, em um total de 2 vezes.
Razão: mais conteúdo.
Avatar do usuário
Leonardo Alves
Novato

 
Mensagens: 8
Registro: 05 Out 2015, 21:17
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: UbuntuStudio
Versão: 14.04.3
Ambiente: Kde
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

3 Monitores, 2 placas de video e muita dor de cabeça!

Mensagempor pagani » 09 Out 2015, 07:31  •  MS 4

Só mais uma pergunta: As tuas placas de vídeo são da mesma marca e modelo? Quais são?
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
Avatar do usuário
pagani
Guru

 
Mensagens: 972
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 171 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

3 Monitores, 2 placas de video e muita dor de cabeça!

Mensagempor Leonardo Alves » 09 Out 2015, 10:20  •  MS 5

São duas placas diferentes da Nvidia: "GeForce GTX 460" e "GeForce 9800 GTX+" e as duas deveriam funcionar sobre os drivers 340.XX, como funcionavam corretamente no windows e "quase funcionou" na distro openSuse 13.2...

Enfim, eu removi todos drivers e executei o comando:
Código: Selecionar todos
sudo mhwd -a pci nonfree 0300

e mesmo assim não funcionou. Instalou o "driver-nvidia" o qual fez funcionar apenas a placa mais nova com um bug que ficava piscando a tela do segundo monitor. Então retornei pros drivers 340xx que pelo menos não deixa bug...

Pelo que pesquisei têm haver com o X Server Settings file... Parece que têm que ter 2 arquivos para cada placa de video... Sabe como faz Pagani?
Avatar do usuário
Leonardo Alves
Novato

 
Mensagens: 8
Registro: 05 Out 2015, 21:17
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: UbuntuStudio
Versão: 14.04.3
Ambiente: Kde
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

3 Monitores, 2 placas de video e muita dor de cabeça!

Mensagempor pagani » 09 Out 2015, 14:31  •  MS 6

Estive dando uma olhada na wiki do Arch e lá está especificado que o driver para a GeForce 400 series é o pacote nvidia e o driver para a GeForce 8000/9000 é o pacote nvidia-340xx. É possível instalar os dois?

Uma coisa que sempre tive que fazer quando usava Debian era instalar o pacote nvidia-utils e rodar o seguinte comando para gerar um xorg.conf com as configurações detectadas.

Código: Selecionar todos
# nvidia-xconfig


O pacote nvidia-utils também oferece uma interface gráfica para configuração. Basta procucar por nvidia no menu e vai aparecer a ferramenta. Dessa forma, talvez seja possível configurar os dois monitores conforme desejado.


Fonte
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
Avatar do usuário
pagani
Guru

 
Mensagens: 972
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 171 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

3 Monitores, 2 placas de video e muita dor de cabeça!

Mensagempor Leonardo Alves » 11 Out 2015, 19:48  •  MS 7

O pacote nvidia é conflitante com o nvidia-340xx. Não instalam juntos.
Mais tarde vou postar as fotos das configurações do nvidia-settings para entender melhor meus desespero...
Avatar do usuário
Leonardo Alves
Novato

 
Mensagens: 8
Registro: 05 Out 2015, 21:17
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: UbuntuStudio
Versão: 14.04.3
Ambiente: Kde
Repositório: Stable
Habilidade: Novice


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Dois monitores Nvidia Prime

por snoopyfael » 08 Abr 2020, 09:57

Respostas: 4

Exibições: 424

11 Abr 2020, 10:25

por snoopyfael Ver última mensagem

Voltar para Hardware e Periféricos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron
^ Voltar ao Topo