Boa noite Comunidade Manjaro Brasil!
Vim aqui pedir um apoio de vocês com as minhas placas de vídeos e meus 3 monitores que ainda não consegui colocar para funcionar corretamente!
Detalhes:
* É fundamental que os 3x monitores funcionem pois melhora muito a produtividade em meus projetos, além de ter investido neles uma grana razoável há uns 2 anos atrás quando comprei o conjunto que na época contava com 3 placas de vídeos (2 em SLI e uma mais antiga de backup).
* Vocês devem estar se perguntando o por quê dessa grosseria toda, né? Resp.: Quem faz projetos de arquitetura trabalhando com programas 3d, e de quebra utiliza algum home broker na bovespa durante o dia e no final do dia gosta de relaxar curtindo uns clipes enquanto joga, é fundamental! hahaha. Sério!
* Mais sério ainda: dois monitores aumenta muito a produtividade, 3 é um luxo que por já ter, não pretendo me desfazer!
* Então, odiaria ter que voltar pro windows só por causa das placas de video e monitores, pois neste momento não é uma opção para a minha pessoa comprar uma placa de video nova. E realmente estou fascinado com as possibilidades que o linux me oferece e o avanço que ele deu rumo a computação gráfica. Principalmente essa distro do Manjaro, da qual senti muita confiança num sistema mais estável que outras distros mais populares, e mais promissora em sua proposta!Eis os equipamento que possuo e seus drivers mais atuais:
- GeForce GTX 460 (placa mais nova) 340-XX / 340.93
- GeForce 9800 GTX+ (placa mais antiga) 340-XX / 340.93
- 3x monitores DELL 22"
O que eu já fiz para tentar resolver o problema:
1. Instalar do repositório, drivers da Nvidia mais atuais através do terminal com nvidia-current.
Resultado: Instala um driver de versão incorreta e buga o sistema.2. Instalar do repositório, drivers da Nvidia o recomendado 340.93 (ambas as placas).
Resultado: Não funciona a placa mais antiga...3. Instalar do repositório, driver da Nvidia mais antigo 304.
Resultado: Buga tudo...4. Instalar todos os drivers acima, separadamente e em momentos diferentes, e remover o driver da "video-nouveau".
Resultado: Não funciona a placa mais antiga...5. Fazer todas as configurações acima com o driver "video-nvidia".
Resultado: Buga tudo...6. Deixar somente a placa de video GeForce 9800 GTX+ com o driver recomendado e remover a outra.
Resultado: Funcionou perfeitamente as duas saídas. Placa Ok.7. Deixar somente a placa de video GeForce GTX 460 com o driver recomendado e remover a outra.
Resultado: Funcionou perfeitamente as duas saídas. Placa Ok.8. Instalar o xrandr.
Resultado: não funciona!9. Ativar a opção avançada Mosaico do Nvidia x Server Settings (nvidia-settings) com o driver mais indicado 340-XX.
Resultado: Foi o que chegou mais perto de funcionar.Ao ativar o mosaico consigo configurar a posição dos três monitores, porém não consigo ativar o terceiro, apesar de reconher que existe uma segunda placa e um terceiro monitor ali...
Não sei mais o que fazer...
Alguém têm alguma sugestão?
Segue abaixo imagens antigas do Setup dos monitores e do meu "canto do guerreiro" improvisado!