Bom dia pessoa,
Há alguns anos uso o linux no cotidiano, e por uma casualidade acabei adotando o Ubuntu e seus derivados, atualmente uso o Mint 17.2 XFCE, mas faz um tempinho que venho explorando outras distros como Fedora, SUSE e Mageia. Este final de semana decidi me aventurar no Manjaro e estou cada vez mais encantado com ele, especialmente com o KDE que também sou fã de carteirinha desde o Conectiva, pois é super produtivo, muito polido e o Plasma então nem se fala, e no Manjaro ele está muito bem customizado para rodar aplicações GTK2 e 3, tudo nele é top! Definitivamente a primeira impressão está sendo excelente, de todas que citei até agora é a que mais estou gostando, até mesmo se comparado com o Mint que é muito estável e popular.
Mas vamos ao que interessa..rsrs. Sou programador e atualmente trabalho com o Lazarus para soluções Desktop e com PHP para soluções WEB, e pra minha surpresa consegui instalar maioria dos programas que uso no cotidiano, sem qualquer problema, tipo Teamviewer, Skype, Geary, Chrome, VirtualBox e a maior surpresa foi ver a última versão do Lazarus nos repositórios e melhor ainda compilado para Qt, em fim só festa..rsrs.
Mas como na vida nada é perfeito ainda não consegui fazer funcionar o PHP, para então rodar o phpMyAdmin e o MariaDB que localmente adotarei no lugar do MySQL, uma vez que já é nativo no Manjaro.
Certamente pesquisei a net e o fórum, e estes são alguns tutos que encontrei e tentei executar (
http://www.manjaro-geek.org/instalacao- ... o-manjaro/), (
kb.html?a=88) e (
http://gamblisfx.com/how-to-install-lam ... ux-0-8-10/), nessas tentativas estraguei o SO de formas que precisei reinstalar tudo de novo.
O Apache está rodando, e creio que o MariaDB também, pois ao obter o status com o comando "sudo systemctl status mysqld" o retorno é este "Jan 11 12:56:08 plano-pc systemd[1]: Started MariaDB database server." mas o PHP nada de rodar.
Em fim, ou estou fazendo algo errado, ou esses procedimentos são para PHP5. Alguém pode me indicar o rumo certo pra colocar o phpMyAdmin rodando na minha máquina?
Agradeço a preciosa atenção de todos.
Cordialmente.
Beto.