Tentando abandonar o Windows !!!

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Tentando abandonar o Windows !!!

Mensagempor Rodfer » 19 Jan 2016, 08:42  •  MS 1

Bom dia amigos.

Meu nome é Rodrigo, e estou a pelo menos um mês utilizando Linux no lugar do Windows no meu notebook.

No momento estou utilizando Xubuntu 15.10. Meu notebook tem a seguinte configuração: Toshiba Tecra R930 - Core I5 - 10Gb Ram - SSD 240Gb Samsung Evo 850 - HD 320Gb (no lugar do dvd).

Meus problemas coemçaram quando vim trabalhar em uma unidade fabril da empresa que trabalho no interior do Rj, na qual a internet é proivida através de um rádio de 3Mb...conexão muito ruim. Com o Windows 10 ficava baixando as coisas sem parar, eu ficava sem conexão na fabrica.

Utilizo um ERP da empresa através de terminal service, hoje utilizo o rdesktop e estou até rodando tranquilo, unico problema que não consigo transferir arquivos pelos desktops somente arrastando como fazia no Windows.

Meu maior empecilho no inicio era um Scanner HP que não tem suporte a Linux...e não funciona nem no Wine, minha solução foi criar uma máquina virtual no VirtualBox e utilizar Windows assim somente para utilizar esse scanner...com isso mesmo problemas terminaram...

Lendo sobre distros, o Arch é algo que chama muita atenção...mas como se trata de algo que tem que instalar do zero fiquei meio com receio...já que além de utilizar esse notebook para lazer, é a minha estação de trabalho também.

Gostaria de saber como é o Manjaro em relação a estabilidade ? Vem muita coisa instalada ? Instalar o VirtualBox é tranquilo, pois no Xubuntu demorei um pouco para fazer o VirtualBox acessar pendrives.

Queria muito utilizar um distro rolling release assim evitaria atualizações que nunca dão certo e ter que formatar maquina para colocar uma nova distribuição.

Suporte para impressoras da marca Brother é bom no Manjaro ?
Avatar do usuário
Rodfer
Aprendiz

 
Mensagens: 16
Registro: 24 Fev 2013, 10:39
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.83

Tentando abandonar o Windows !!!

Mensagempor Davidson0 » 19 Jan 2016, 14:08  •  MS 2

Olá! Eu serei sincero e nesse caso você tem a sorte de eu não ser usuário experiente de Arch Linux ... :lol:

Computador a nível desktop para o 'arregaço' e ao mesmo tempo amigável é o Ubuntu LTS (e os derivados exceto Kubuntu) ou Linux Mint.

Agora a minha dúvida é se para uso individual qual seria o nível de instabilidade já que o Manjaro gosta de pacotes atualizados.

ABS!
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho

Tentando abandonar o Windows !!!

Mensagempor Pablo Luiz » 19 Jan 2016, 18:21  •  MS 3

Não sou a pessoa mais indicada para responder às perguntas, pois sou iniciante no manjaro rsrssrrs.

Vamos lá:

1 - Gostaria de saber como é o Manjaro em relação à estabilidade.
R: Bom, não tive nenhum problema de estabilidade nestas mais de 2 semanas de utilização não, rsrrsrs, e olha que fuçei um pouco aqui. Sem falar que antes de instalar pesquisei bastante sobre a distribuição e o consenso geral é de que é bem estável. Posso afirmar (minha opinião) que vc pode confiar.

2 - Vem muita coisa instalada?
R: Ele vem com um bocado de softwares instalados, tais como: libreoffice, visualizador de pdf, VLC, reprodutor de músicas, steam, firefox, gimp e muitos outros. A iso dele tem aproximadamente 1,5 gigas, é grandinho (comparando com o Debian, que possui uma iso de aproximadamente 650 megas). Eu já fiz algumas alterações, removendo alguns pacotes e instalando outros, como o Rhytmbox, o Master PDF Editor, o Youtube-dl (programas que gosto muito).

3 - Instalar o VirtualBox é tranquilo?
R: Não instalei ainda, mas acredito que deve ser tranquilo sim.

4 - Suporte para impressoras da marca Brother é bom no Manjaro ?
R: Não tenho a mínima ideia, rssrsrssr, ainda não testei nenhuma impressora aqui x).

Espero ter ajudado um pouco... pelo menos tentei. ;)
Avatar do usuário
Pablo Luiz
Novato

 
Mensagens: 7
Registro: 12 Jan 2016, 09:34
Agradeceu: 2 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 15.12
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Tentando abandonar o Windows !!!

Mensagempor Davidson0 » 19 Jan 2016, 21:17  •  MS 4

Eu te peço desculpas porque não li o seu texto corretamente.

Sinceramente, se você pretende abandonar o Windows por causa de blogs sobre sistemas operacionais com kernel Linux e bugs do Windows 10, o melhor seria usar o conhecimento que você têm e usar o Windows 7.

Embora o Windows 7 não seja tão belo quanto os seus irmãos mais novos ele é bem estável. No caso bastaria você usar o Clear e um bom antivírus para manter o sistema tinindo, além de observar as atualizações do sistema.
A galera tem mania de malhar os programas do Windows, mas se olharmos friamente, boa parte são ótimos e intuitivos. Por isso é preciso muita calma para trocar este sistema, pois os aplicativos fazem uma diferença abissal, mas abissal mesmo srsr.

Agora se for para usar um sistema sem pretensões e aos poucos, aí seriam outros quinhentos... No caso bastaria iniciar o Windows quando estivesse em uma emergência.
Editado pela última vez por Davidson0 em 19 Jan 2016, 21:22, em um total de 1 vez.
Razão: Faltou uma frase
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho

Tentando abandonar o Windows !!!

Mensagempor Serginhoo » 19 Jan 2016, 22:38  •  MS 5

Caso não esteja confiante em usar somente o linux em seu PC, use com dualbot
Aproveite a simplicidade, use Manjaro!
http://manjarobrasil.wordpress.com
Avatar do usuário
Serginhoo
Intermediário

 
Mensagens: 467
Registro: 29 Jul 2015, 19:41
Agradeceu: 3 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.08
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Tentando abandonar o Windows !!!

Mensagempor ALisson Suassuna » 20 Jan 2016, 13:05  •  MS 6

Cara eu uso o manjaro a pouco tempo também, mas, até agora não tive problemas de instabilidade, eu já utilizei várias distro, mais, a que me prendeu mesmo foi o manjaro, a respeito do virtualbox eu tive problemas sim, mais já foram resolvidos com as novas atualizações do sistema, espero te ajudado !
Avatar do usuário
ALisson Suassuna
Membro

 
Mensagens: 123
Artigos: 1
Registro: 12 Set 2015, 18:18
Localização: Juazeiro do Norte - Ceará
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 13 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 15.12
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Tentando abandonar o Windows !!!

Mensagempor jkmsjq2013 » 20 Jan 2016, 15:08  •  MS 7

Rodfer escreveu:Bom dia amigos.

[...]

Lendo sobre distros, o Arch é algo que chama muita atenção...mas como se trata de algo que tem que instalar do zero fiquei meio com receio...já que além de utilizar esse notebook para lazer, é a minha estação de trabalho também.


Olá, boa tarde Rodfer!

Você pode experimentar instalar e, brincar com o ArchLinux, instalando uma máquina virtual no seu Xubuntu e verificar se você tem afinidade ou não com a distro.


Rodfer escreveu:[...]

Gostaria de saber como é o Manjaro em relação a estabilidade ? Vem muita coisa instalada ? Instalar o VirtualBox é tranquilo, pois no Xubuntu demorei um pouco para fazer o VirtualBox acessar pendrives.

[...]


Manjaro apresenta uma estabilidade excelente em relação aos seus pacotes, mesmo sendo os mais atualizados de cada aplicativo. Instalar o VirtualBox é fácil sim, mas, se tiver alguma dificuldade, basta apenas vir aqui no fórum e fazer uma busca pelos tópicos mais antigos, se não encontrar resposta, poste sua duvida que com certeza terá a ajuda da comunidade.

Rodfer escreveu:
[...]

Queria muito utilizar um distro rolling release assim evitaria atualizações que nunca dão certo e ter que formatar maquina para colocar uma nova distribuição.

[...]


Como citado anteriormente, faça uma instalação numa máquina virtual e teste a distro, apesar que a experiência nunca será igual a uma distro instalada diretamente num disco rígido. Como você afirma que utiliza sua máquina para além do lazer, uso profissional, você pode redimensionar o HD da sua máquina utilizando o GPARTED para liberar espaço no disco da sua máquina, fazer uma instalação nova a parte, e usar o Manjaro em dual boot.

Rodfer escreveu:
[...]

Suporte para impressoras da marca Brother é bom no Manjaro ?


Ficará mais fácil esclarecer sua dúvida se você postasse o modelo completo da impresso Brother que vocẽ utiliza.
Imagem
LinuxUser: 548942 / Comandos básico para o Manjaro
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz
Avatar do usuário
jkmsjq2013
Guru

 
Mensagens: 1021
Artigos: 1
Registro: 18 Dez 2013, 18:24
Localização: Jequié/BA
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 122 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Tentando abandonar o Windows !!!

Mensagempor alancads » 20 Jan 2016, 22:00  •  MS 8

A sacada é criar uma .vdi do win 7 com os programas corriqueiro que só tem na m$

e instalar o vbox e usar o manjaro no hd sozinho sempre no kernel LTS, de preferência o KDE pra não sentir saudades do velho win.
UNIX não foi projetado para impedi-lo de fazer coisas estúpidas, porque isso também iria parar de fazer coisas inteligentes. (Doug Gwyn)
http://alancads.tk | irc.freenode.net #archlinux-br | http://telegram.me/archlinuxbrasil
Avatar do usuário
alancads
Membro

 
Mensagens: 104
Registro: 23 Dez 2015, 01:04
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 6 vez(es)
Distro utilizada: Capella
Versão: 15.12
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Researcher


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Tela preta tentando instalar o driver da nvidia

por TBussola » 15 Jan 2021, 18:06

Respostas: 1

Exibições: 150

15 Jan 2021, 20:40

por tioguda Ver última mensagem

A instalação não reconhece as partições do windows

por chagaslima » 17 Jul 2020, 12:15

Respostas: 1

Exibições: 285

17 Jan 2021, 15:33

por chagaslima Ver última mensagem

Dúvidas instalação dualboot UEFI (Windows/Manjaro)

por SrEmanuel » 18 Ago 2020, 18:05

Respostas: 2

Exibições: 308

17 Jan 2021, 15:36

por chagaslima Ver última mensagem

Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron
^ Voltar ao Topo