Em uma de minhas aventuras como estudante de TI, me deparei com uma atividade que se tornou muito repetitiva para mim e acredito que também possa ser para muitas pessoas que estiverem lendo esse tópico. Me refiro a gerenciamento de usuários.
Para me poupar alguns segundos e até estimular pessoas que não conheçam esse procedimento a fazê-lo, escrevi algumas linhas para automatizar essa tarefa.
Abaixo compartilho esse conhecimento com vocês, pois creio que muitas pessoas também passam por esse tipo de situação e não tem algo automatizado para isso.
Obs: Não é preciso instalar pacote algum, pois o que escrevi está em Shell Script. Tudo que tens a fazer é dar permissão de execução ao arquivo e ser feliz, ou se preferir, guarde-o no diretório
/usr/local/bin/
para facilitar a execução no terminal.Explicação rápida: O algoritmo realiza um simples gerenciamento dos usuários contidos no sistema e o manuseio do mesmo é extremamente simplificado, pois como disse acima, até pessoas que não conhecem podem usar com facilidade.
Exemplo de uso:
- Código: Selecionar todos
# ./puseradd.sh
Além do código postado aqui, possuo outros "ajudantes" que escrevi e estão em um repositório que criei no GitHub. Se quiserem utiliza-los no cotidiano de vocês (ou apenas estudar Shell Script) fiquem a vontade.
Valeu.