Davidson0 escreveu:Me desculpe, mas eu sei criar diretórios, mas nunca precisei criar partições em sistemas com kernel Linux. Por isso eu nã osei
Como você fez ? Vocẽ reduziu a /home e criou o /tmp ?
Eu sinto que a sua dica dará 'certim' !!!!!!!!!!
Só falta resolver essa questão da partição...
Primeiro você precisa verificar qual seu esquema de particionamento, se for MBR você só pode ter 4 partições primárias, se for GPT (sistemas novos com UEFI) você não tem esse limite, a solução para o primeiro caso é você criar uma partição estendida, e dentro dessa partição estendida você pode criar partições lógicas (acho que 255), depois pesquisa sobre isso.
Para criar a partição eu costumo usar o gparted. Se você não tiver espaço no disco vai ter que redimensionar alguma partição (usando um sistema liveboot porque o seu hd precisa estar desmontado), se você já tiver as 4 partições primárias ocupadas vai ser um problema, eu já passei por isso pois meu notebook vinha com windows e o windows usa as 4 partições primárias, você vai ter que remover alguma partição primária e criar uma estendida no lugar, eu removi a de backup do windows, depois tive que redimensionar e mover a partição (porque a partição de backup estava no meio do disco e era pequena). Enfim não vou ficar escrevendo aqui o processo porque é bem chato e isso vai virar um muro de texto.
Na hora de editar o fstab você vai precisar adicionar o caminho pra essa nova partição.
@edit
Tem uma solução mais fácil só que ao mesmo tempo vai fazer você ter que reinstalar o sistema, você pode usar o próprio instalador do Manjaro para fazer isso, na hora de instalar o Manjaro você instala usando opções avançadas de particionamento, e cria a raiz / e a /tmp. O próprio instalador vai configurar o arquivo /etc/fstab para você e vai ficar faltando só você alterar os arquivos /etc/yaourtrc e /etc/makepkg.conf
@edit2
Esqueci de dizer o tamanho da partição, eu costumo deixar 8gb de espaço para a tmp pois o pior caso que vi foi os 5gb de arquivos temporários da compilação do Telegram, talvez se você compilar kernels seja bom aumentar um pouco. Mas acho que não é o nosso caso.