Bonito, mas tá faltando algumas coisinhas básicas...

Como está sendo sua experiência com o Manjaro Linux? E com a comunidade? Deixe aqui seu depoimento.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, acrescente (Resolvido) no título do seu post.

Bonito, mas tá faltando algumas coisinhas básicas...

Mensagempor Davidson0 » 12 Mar 2016, 13:39  •  MS 1

Olá Amigos!
Prólogo

No cotidiano eu sou mais reservado, mas quando escrevo o faço demais srsr. Então tentarei ser o mais breve possível, pois me parece que podemos dar depoimentos o tanto que quisermos. srsr

Falando sobre o Manjaro

Eu voltei a usar Manjaro há menos de 1 mês, justamente porque dentre os sistemas operacionais Linux que eu conheço ele é um dos poucos a ter identidade visual própria, o que pra mim deveria ser essencial, já que as pessoas se sentem mais acolhidas e valorizadas pelo desenvolvedores do software.

Eu não sei se os visitante fãs de Windows leem os nossos depoimentos, mas acreditando que eles leem mostrarei algumas imagens do sistema srsr:

Imagem


Imagem


Imagem


O sistema é interessante, mas precisa-se de alguns truques básicos que muita das vezes não são passadas a nós reles franguinhos de Linux.

O primeiro é que na instalação com o Calamares precisa-se de um grande volume extendido para criar os pontos de montagem, caso você queira instalar o Manjaro em dualboot com Windows. Se você não fizer isso dará para criar apenas 2 partições primárias ... Outra questão é que o Calamares não detecta algumas coisas automaticamente, como o layoute de teclado, cabendo ao usuário escolher as opções. Para mim, agora é fácil, mas anteriormente quebrei cabeça ...

O segundo é que sempre devemos olhar o site do Manjaro para vermos as atualizações do sistema, ao vermos o 'monstrinho do come-come piscando :mrgreen: até chegarmos a nos equiparar com o próxima disponibiliada para download. Logo o Manjaro é igual a um filho que precisa de internet amor e carinho. Ele não é o Windows que podemos deixar travar até fazermos a manutenção srsr. Só um adendo: o Windows também precisa de internet para atualizações diárias a fim de deixa-lo tinindo e seguro, mas o técnico de informática é ordinário e deixa desatualizado... Mas dá para usa-lo ao contrário do Manjaro

O terceiro é que ao contrário do que pensamos o terminal e o pacman são os melhores amigos dos iniciantes. Infelzimente as ferramentas gráficas deixam muito a desejar, enquanto o pacman 'batata'! E ele ainda te informa que deu me%da e que não tem jeito para a situação. :mrgreen:

No caso do Manjaro KDE as pessoas devem instalar algumas coisinhas para idioma de alguns programas. Outra novidade é que ao instalar o Libreoffice- portuga os ícones Breeze aparecem automaticamente. Após feito isto vocẽ já pode começar a usar o KDE.

Outro ponto positivo do manjaro KDE é que há um app do AUR que permite a exibição das 'capinhas' no Dolphin sem muito stress ao contrário de vários outros sistemas.

Alguns Cavalos Paraguaios..

Não sei se ocorre com a maioria de vocês, mas ao nos vislumbrar com o KDE e o Maya queremos deixar o Manjaro lotado de Apps do KDE. Porém o Office Calligra, Keffeine e Dragon Player não são bons para o 'arregaço'. Inclusive odiei a proposta do Calligra de deixar as ferramentas na lateral querendo causa uma LER no trabalhador de escritório srsr.
Se fosse possível deixar as ferramentas no cato superior, elas ficariam mais legais, semelhantes a Ribbons do Microsoft Office. Já o Dragon Player e o kaffeine simplesmente não abrem corretamente um simples xdivx. E problemas semelhantes acontecem com outros aplicativos que não citarei o nome.

Em contrapartida, o Kid3 e o SoundKonverter são fanstásticos, embora o segundo não seja popular. Logo temos que ir pegando experiência para selecionar os melhores programas, já que, por exemplo, o VLC tem uma melhor integração ao KDE do que os apps para feitos para ele (KDE).

Imagem


Coisas básicas que faltam

Eu acho que por ser 'out-of-box' o Manjaro ainda deixa a desejar em relação ao explorador de arquivo. Caso o KDE Dolphin vise ser mais enxuto, então caberia a equipe do Manjaro deixa-lo melhor para leigos acrescentando todos o plugins necessários ou outro software adcional da mesma forma que fez o Ailton do Metamosphose Linux. Até porque desinstalar coisas é mais fácil do que instalar srsr, caso alguém não goste destes recursos.

Uma delas é a falta de exibição das 'capinhas dos áudios' e as informações corriqueiras como artistas e tempo de duração do áudio/ vídeo. Neste caso é necessário instalar o audiothumbs-frameworks-git para as capinhas, e até o momento não me deram a solução para a exibição de informações. No Windows isto é padrão no Windos explorer ...

Imagem


Imagem


Outro ENORME problema é que o WPS Office ainda não está nos repositórios oficiais e eu tive problemas para instala-lo através do yaourt. Sem ele fica impossível migrar para o Manjaro de forma mais 'pura' sem depender de Wine para programas. Já o Libreoffice simplesmente desconfigura os nossos documentos... E até hoje ainda não sei o porquê dos desenvolvedores não o fazer compatível com o doc e docx, além de outros formatos da suite Microsoft Office... Ou então porque não se desenvolve um conversor à parte.

Bem esta foi a minha primeira impressão e abraços.
Editado pela última vez por Davidson0 em 12 Mar 2016, 13:47, em um total de 1 vez.
Razão: Erros ortográficos
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho

Bonito, mas tá faltando algumas coisinhas básicas...

Mensagempor chmercesmoreira » 12 Mar 2016, 14:24  •  MS 2

O primeiro é que na instalação com o Calamares precisa-se de um grande volume extendido para criar os pontos de montagem, caso você queira instalar o Manjaro em dualboot com Windows. Se você não fizer isso dará para criar apenas 2 partições primárias ... Outra questão é que o Calamares não detecta algumas coisas automaticamente, como o layoute de teclado, cabendo ao usuário escolher as opções. Para mim, agora é fácil, mas anteriormente quebrei cabeça ...


Eu já quebrei a cabeça aqui também, a princípio só são permitidas 4 partições primárias e como o Windows OEM já vem de fábrica ocupando 4 partições (deve ser de propósito rs) é necessário apagar uma delas (costumo apagar a de backup) e criar uma partição estendida no lugar e a partir dela tenho a liberdade de criar a quantidade que eu quiser de partições lógicas para instalar outros sistemas. Mas depois descobri que os novos computares que vem com a nova especificação UEFI podem utilizar até 128 partições primárias via GPT partition table.
Imagem Imagem

Esta mensagem de chmercesmoreira recebeu agradecimentos de
Davidson0 (12 Mar 2016, 14:45)
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Bonito, mas tá faltando algumas coisinhas básicas...

Mensagempor Davidson0 » 12 Mar 2016, 14:55  •  MS 3

Valeu pelas informações, pois eu não sabia disso!
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho


Voltar para Depoimentos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron
^ Voltar ao Topo