Olá Amigos!
Prólogo
No cotidiano eu sou mais reservado, mas quando escrevo o faço demais srsr. Então tentarei ser o mais breve possível, pois me parece que podemos dar depoimentos o tanto que quisermos. srsr
Falando sobre o Manjaro
Eu voltei a usar Manjaro há menos de 1 mês, justamente porque dentre os sistemas operacionais Linux que eu conheço ele é um dos poucos a ter identidade visual própria, o que pra mim deveria ser essencial, já que as pessoas se sentem mais acolhidas e valorizadas pelo desenvolvedores do software.
Eu não sei se os visitante fãs de Windows leem os nossos depoimentos, mas acreditando que eles leem mostrarei algumas imagens do sistema srsr:
O sistema é interessante, mas precisa-se de alguns truques básicos que muita das vezes não são passadas a nós reles franguinhos de Linux.
O primeiro é que na instalação com o Calamares precisa-se de um grande volume extendido para criar os pontos de montagem, caso você queira instalar o Manjaro em dualboot com Windows. Se você não fizer isso dará para criar apenas 2 partições primárias ... Outra questão é que o Calamares não detecta algumas coisas automaticamente, como o layoute de teclado, cabendo ao usuário escolher as opções. Para mim, agora é fácil, mas anteriormente quebrei cabeça ...
O segundo é que sempre devemos olhar o site do Manjaro para vermos as atualizações do sistema, ao vermos o 'monstrinho do come-come piscando até chegarmos a nos equiparar com o próxima disponibiliada para download. Logo o Manjaro é igual a um filho que precisa de internet amor e carinho. Ele não é o Windows que podemos deixar travar até fazermos a manutenção srsr. Só um adendo: o Windows também precisa de internet para atualizações diárias a fim de deixa-lo tinindo e seguro, mas o técnico de informática é ordinário e deixa desatualizado... Mas dá para usa-lo ao contrário do Manjaro
O terceiro é que ao contrário do que pensamos o terminal e o pacman são os melhores amigos dos iniciantes. Infelzimente as ferramentas gráficas deixam muito a desejar, enquanto o pacman 'batata'! E ele ainda te informa que deu me%da e que não tem jeito para a situação.
No caso do Manjaro KDE as pessoas devem instalar algumas coisinhas para idioma de alguns programas. Outra novidade é que ao instalar o Libreoffice- portuga os ícones Breeze aparecem automaticamente. Após feito isto vocẽ já pode começar a usar o KDE.
Outro ponto positivo do manjaro KDE é que há um app do AUR que permite a exibição das 'capinhas' no Dolphin sem muito stress ao contrário de vários outros sistemas.
Alguns Cavalos Paraguaios..
Não sei se ocorre com a maioria de vocês, mas ao nos vislumbrar com o KDE e o Maya queremos deixar o Manjaro lotado de Apps do KDE. Porém o Office Calligra, Keffeine e Dragon Player não são bons para o 'arregaço'. Inclusive odiei a proposta do Calligra de deixar as ferramentas na lateral querendo causa uma LER no trabalhador de escritório srsr.
Se fosse possível deixar as ferramentas no cato superior, elas ficariam mais legais, semelhantes a Ribbons do Microsoft Office. Já o Dragon Player e o kaffeine simplesmente não abrem corretamente um simples xdivx. E problemas semelhantes acontecem com outros aplicativos que não citarei o nome.
Em contrapartida, o Kid3 e o SoundKonverter são fanstásticos, embora o segundo não seja popular. Logo temos que ir pegando experiência para selecionar os melhores programas, já que, por exemplo, o VLC tem uma melhor integração ao KDE do que os apps para feitos para ele (KDE).
Coisas básicas que faltam
Eu acho que por ser 'out-of-box' o Manjaro ainda deixa a desejar em relação ao explorador de arquivo. Caso o KDE Dolphin vise ser mais enxuto, então caberia a equipe do Manjaro deixa-lo melhor para leigos acrescentando todos o plugins necessários ou outro software adcional da mesma forma que fez o Ailton do Metamosphose Linux. Até porque desinstalar coisas é mais fácil do que instalar srsr, caso alguém não goste destes recursos.
Uma delas é a falta de exibição das 'capinhas dos áudios' e as informações corriqueiras como artistas e tempo de duração do áudio/ vídeo. Neste caso é necessário instalar o audiothumbs-frameworks-git para as capinhas, e até o momento não me deram a solução para a exibição de informações. No Windows isto é padrão no Windos explorer ...
Outro ENORME problema é que o WPS Office ainda não está nos repositórios oficiais e eu tive problemas para instala-lo através do yaourt. Sem ele fica impossível migrar para o Manjaro de forma mais 'pura' sem depender de Wine para programas. Já o Libreoffice simplesmente desconfigura os nossos documentos... E até hoje ainda não sei o porquê dos desenvolvedores não o fazer compatível com o doc e docx, além de outros formatos da suite Microsoft Office... Ou então porque não se desenvolve um conversor à parte.
Bem esta foi a minha primeira impressão e abraços.