Manjaro: aprendizado e costume com os bugs

Como está sendo sua experiência com o Manjaro Linux? E com a comunidade? Deixe aqui seu depoimento.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, acrescente (Resolvido) no título do seu post.

Manjaro: aprendizado e costume com os bugs

Mensagempor Davidson0 » 25 Mar 2016, 13:45  •  MS 1

Olá meus amigos!

Sendo chato mais uma vez (srsr) eu gostaria de dar o meu segundo depoimento sobre a distribuição Manjaro)

Eu estava definitivamente desistindo do Manjaro até que resolvi dar uma olhadinha nas imagens que eu mandei aqui no meu primeiro depoimento. Após olhá-las e compará-las com o Windows 7 então respirei fundo e tomei a decisão de reinstalar o Manjaro Capella 15.12 novamente: somente ele, ou seja agora é o meu sistema principal.

Entretanto desta vez eu, como franguinho de Linux, senti mais segurança graças a uma dica de um usuário do fórum que me ensinou a anotar tudo o que eu fizesse em um bloco de notas. E realmente deu certo! Isto faz-se necessário porque o Manjaro não tem instalação intuitiva para alguns programas ou alguns procedimentos, como por exemplo, a Virtualbox. Se você instalar somente o que é pedido pelo gerenciador pacman você dança (precisamos dos módulos, vde2, adicional de convidado e etc... E mais: ninguém te avisa para reiniciar o sistema após instalar a Virtualbox: foram vocês daqui do fórum é que me deram esse apoio.

Assim ao fazer avaliações usando a Matriz GUT cheguei a conclusão de que com bom treinamento e anotações o Manjaro pode ser um excelente sistema operacional para a maioria esmagadora de usuários, pois a estabilidade que eles exigem é mais marqueteira do que necessária. Talvez o problema do Manjaro seja com desktops e Kernel Linux em início de desenvolvimento, mas acredito que a instalação da versão antiga possa resolver o problema até que a interface e o kernel estejam mais maduros.

No mais é necessário ficarmos no lugar do Windows: no Windows temos que aprender tudo do zero, não é mesmo ? No Manjaro é a mesma coisa! Nós sabemos que enquanto o Blinky estiver piscando, as funcionalidades gráficas do Manjaro Settings não funcionarão. Então corremos para o Terminal e tudo funciona perfeitamente. É importante lermos os avisos do site Manjaro, pois se um kernel nos for desfavorável, então sabemos que não poderemos tê-lo.

Algumas aplicações também tem problemas e nós temos que ficar atentos. O Kshutdown e o SoundKonverter exigem que eles sejam executados para depois aparecerem no Menu. O Okular tem problemas para abrir arquivos com imagens de alta resolução: então instalamos uma alternativa de reserva, e por aí vai... o Firefox não vem com corretor ortográfico. Então precisamos instalá-lo também... Tudo isso deve ser anotado em um texto para caso algum dia precisemos formatar o Pc ou reinstalá-lo novamente.

Por ser uma Rolling o Manjaro precisa de uma internet parrudinha. Por isso otimizar os espelhos e manter as chave atualizadas para receber as últimas versões dos programas e coisa boba e rotineira do usuário.

Uns probleminhas indigeríveis...

Se o Manjaro é excelente para maioria de nós, a gurizada franga do Linux srsr, precisando apenas de boa vontade para um rápido aprendizado, já que mais utilizamos os programas do que os instalamos (ssr),ele infelizmente tem pontos ruins que não são culpa dos desenvolvedores do sistema, mas que mesmo assim espanta usuários...

*Libreoffice sem compatibilidade nativa:
O Libreoffice ficou maravilhoso com ícones Breeze e é muito show (não tem nada a ver com o Microsoft Office 2003 - aliás quem é ele pra chegar aos pés do Libre), mas não abre doc e nem docx, desconfigurando todo o documento ...

*Sem WPS Office:
Aí você descobre uma alternativa chamada WPS e ela simplesmente não instala no Manjaro... Sem suite de escritório é impossível de se viver, tanto para trabalho, quanto para estudo.

*Aplicativos do Aur que não instalam

O AUR tipo esfrega os trens mais chiques na sua cara e te deixa na mão. srsr Existem aplicativos bem interessantes disponíveis na comunidade, mas que não instalam, e isto é frustrante...

Bem galera, por hoje é 'só' . ABs!
Editado pela última vez por Davidson0 em 25 Mar 2016, 15:57, em um total de 4 vezes.
Razão: Erros ortográficos
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho

Manjaro: aprendizado e costume com os bugs

Mensagempor Serginhoo » 25 Mar 2016, 14:59  •  MS 2

Na boa, você tá criticando uma coisa que não tem nada a ver com o manjaro.

Você citou que tem problemas com programas, isso não é culpa do manjaro e sim do dev que produz o programa que você diz bugado.

Sobre a AUR também não é culpa do manjaro, até pq quem desenvolve os pacotes deste repositório são pessoas que querem de alguma forma ajudar a comunidade arch linux crescer.

Manjaro é uma distro que exige um pouco mais de conhecimento do que o ubuntu, por isso tudo que fizer nele deixe sempre anotado e nunca espere de sites que ensinam a instalar um determinado pacote explicar detalhe por detalhe, vc precisa ter uma certa "malandragem". Um exemplo disso é que quando sai atualização do manjaro eu sempre reinicio o pc depois de instalado, para que o sistema de adequar com os novos pacotes.
Aproveite a simplicidade, use Manjaro!
http://manjarobrasil.wordpress.com

Esta mensagem de Serginhoo recebeu agradecimentos de
Davidson0 (25 Mar 2016, 15:44)
Avatar do usuário
Serginhoo
Intermediário

 
Mensagens: 467
Registro: 29 Jul 2015, 19:41
Agradeceu: 3 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.08
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Manjaro: aprendizado e costume com os bugs

Mensagempor Davidson0 » 25 Mar 2016, 15:51  •  MS 3

Serginhoo escreveu:Na boa, você tá criticando uma coisa que não tem nada a ver com o manjaro.

Você citou que tem problemas com programas, isso não é culpa do manjaro e sim do dev que produz o programa que você diz bugado.

Sobre a AUR também não é culpa do manjaro, até pq quem desenvolve os pacotes deste repositório são pessoas que querem de alguma forma ajudar a comunidade arch linux crescer.

Manjaro é uma distro que exige um pouco mais de conhecimento do que o ubuntu, por isso tudo que fizer nele deixe sempre anotado e nunca espere de sites que ensinam a instalar um determinado pacote explicar detalhe por detalhe, vc precisa ter uma certa "malandragem". Um exemplo disso é que quando sai atualização do manjaro eu sempre reinicio o pc depois de instalado, para que o sistema de adequar com os novos pacotes.


Mas eu disse isso no texto! Ainda brinquei que usuários 'frangos em Linux', como é o meu caso, podem se esquecer disso. ;)

Valeu pela dica sobre a atualização ! Já está anotada!

Eu acho que seria para intermediário se a pessoa tivesse o fetiche de instalar programas :D Porém após instalarmos o que precisamos, usamos o Manjaro de boa! A questão do Libreoffice é difícil de opinar porque sou iniciante e não entendo o projeto, mas se eles pudessem abrir documentos doc e docx sem desconfigurar o documento, seria um ponto mais que positivo para eles, pois o software é muito show e muitos recursos! Detalhe: eu instalei todas as fontes ttf do Windows 7 e mesmo assim o documento fica desconfigurado, principalmente imagens e tabelas...

p.s.: malandragem é um termo melhor do que costume com bugs :)
Editado pela última vez por Davidson0 em 25 Mar 2016, 15:54, em um total de 1 vez.
Razão: complementar uma frase
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho

Manjaro: aprendizado e costume com os bugs

Mensagempor Holmes » 25 Mar 2016, 17:25  •  MS 4

aqui sem problemas com o Manjaro a 4 anos... ;)

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde

Esta mensagem de Holmes recebeu agradecimentos de
Davidson0 (26 Mar 2016, 00:18)
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Manjaro: aprendizado e costume com os bugs

Mensagempor pagani » 25 Mar 2016, 18:07  •  MS 5

Depois de muito sofrer com o Linux em geral, começo agora a desfrutar do conhecimento adquirido. Isso vale para qualquer nova atividade, novo conhecimento. Tudo é muito confuso e difícil no início, depois de um tempo olhamos para trás e vemos outros percorrendo o mesmo caminho e pensamos quando nos relatam seus problemas: "nossa isso é muito simples de resolver, faça isso e isso". Linux é assim também, porém depois que você entende como as coisas funcionam, por incrível que pareça, os problemas desaparecem.
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86

Esta mensagem de pagani recebeu agradecimentos de
Davidson0 (26 Mar 2016, 00:18)
Avatar do usuário
pagani
Guru

 
Mensagens: 972
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 171 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

Manjaro: aprendizado e costume com os bugs

Mensagempor slavezerorj » 26 Mar 2016, 13:35  •  MS 6

Sou um amante declarado do openSUSE, mas estou usando o Manjaro como meu S.O. principal desde a versão 15.09 e não tenho problemas. Instalo tudo o que preciso e (gráficos, audio, CAD, sistema, etc..), sobre o AUR, rapaz...coo dizem ele chega a ser insano de tão bom que é...acho tudo o que preciso, até o editor de áudio multipistas o traverso eu achei no AUR.

A única coisa que na minha humilde opinião (e já mandei essa sugetão pra galera do Manjaro) que o manjaro não faz e é um saco pra fazer, é a troca de placas gráficas (Intel x nvidia) da forma como o Linux Mint faz, ou seja, tem um ícone na barra de tarefas e basta selecionar a placa que deseja utilizar e reiniciar a sessão que é feito o chaveamento entre as placas sem precisar recorrer a linha de comando, que cá entre nós não é nada prático, pra ninguém...

A questão dos arquivos M$ Office desconfigurar com o Libre office, WPS, OpenOffice é devido à politca da M$ que não quer que outros softwares sejam 100% compatíveis com o seu. Imagina...a única coisa boa que a M$ faz bem ser ameaçada por outros...rs...

Um abraço e não desista, o Manjaro é muito bm e fica melhor a cada dia.
Editado pela última vez por slavezerorj em 26 Mar 2016, 13:38, em um total de 1 vez.
Razão: correção do texto
"Ao infinito e além!"

Esta mensagem de slavezerorj recebeu agradecimentos de
Davidson0 (03 Abr 2016, 12:36)
Avatar do usuário
slavezerorj
Aprendiz

 
Mensagens: 50
Registro: 17 Jan 2013, 23:20
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 2 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 14
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Manjaro: aprendizado e costume com os bugs

Mensagempor Davidson0 » 27 Mar 2016, 13:50  •  MS 7

slavezerorj escreveu:Sou um amante declarado do openSUSE, mas estou usando o Manjaro como meu S.O. principal desde a versão 15.09 e não tenho problemas. Instalo tudo o que preciso e (gráficos, audio, CAD, sistema, etc..), sobre o AUR, rapaz...coo dizem ele chega a ser insano de tão bom que é...acho tudo o que preciso, até o editor de áudio multipistas o traverso eu achei no AUR.


Eu iria utilizar o Opensuse Leap 42.1 devido as qualificações positivas sobre ele, já que o Kubuntu e Mint KDE nunca deram certo pra mim. Dizem que o Opensuse é muito estável e é muito facil gerenciar o sistema e instalar programas sem precisar usar o terminal, já que até os repositórios são adicionados via interface gráfica. O problema foi com a minha net (no Opensuse ela fica lenta) e os codecs (que nao consegui 'faze-los funcionar').


slavezerorj escreveu:A questão dos arquivos M$ Office desconfigurar com o Libre office, WPS, OpenOffice é devido à politca da M$ que não quer que outros softwares sejam 100% compatíveis com o seu. Imagina...a única coisa boa que a M$ faz bem ser ameaçada por outros...rs...

Um abraço e não desista, o Manjaro é muito bm e fica melhor a cada dia.


Eu acho que realmente não tive sorte no AUR. Até achei que se usasse o kernel 3.18 talvez teria mais sorte, mas não quis tantar pro não ter certeza se isto influencia em alguma coisa. caso eu conseguisse instalar o WPS Office, já me dava por satisfeito ;)
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

PJE NO MANJARO

por LucasMigliorini » 20 Abr 2020, 12:28

Respostas: 5

Exibições: 670

21 Abr 2020, 23:40

por tioguda Ver última mensagem

Manjaro Brasil abandonado?

por Francis » 28 Dez 2020, 14:14

Respostas: 4

Exibições: 312

26 Jan 2021, 14:10

por Igor Isaias Banlian Ver última mensagem

reinstalação de manjaro com /home separada

por Asakura_Hao » 06 Dez 2020, 17:36

Respostas: 2

Exibições: 187

17 Dez 2020, 19:00

por Asakura_Hao Ver última mensagem

Atualizar o manjaro através de outra distribuição

por José da Silva Sauro » 11 Ago 2020, 12:46

Respostas: 2

Exibições: 312

13 Ago 2020, 15:02

por José da Silva Sauro Ver última mensagem

Problemas -- Xfce 4.14.2 - Kernel 5.6.16-1-MANJARO - Tampa N

por Thiago Zangaro » 18 Jun 2020, 08:59

Respostas: 4

Exibições: 429

19 Jun 2020, 02:40

por Thiago Zangaro Ver última mensagem

Voltar para Depoimentos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron
^ Voltar ao Topo