Diferenças entre versões da distro

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Diferenças entre versões da distro

Mensagempor nathanmaia23 » 01 Abr 2016, 21:55  •  MS 1

Olá, dei uma pesquisada no fórum e, aparentemente, não existe nenhum tópico que trate diretamente da questão que quero botar aqui: diferenças entre as distribuições KDE e XFCE do manjaro.

Tentei tirar essa dúvida quando me apresentei na área reservada para este proposito no fórum, mas não obtive resposta (provavelmente porque não deve ser o local ideal para tirar essa dúvida).

Enfim, eu uso o manjaro KDE e ainda não sei bem se existe alguma diferença significativa entre esta versão e o manjaro XFCE além do consumo de memória, desempenho e aparência do ambiente de trabalho. Essa questão não sai da minha cabeça por conta de falarem que a versão XFCE é o carro-chefe da equipe responsável pelo manjaro, enquanto que o KDE é feito pela comunidade (foi o que eu entendi). Isso significa que o sistema é mais polido no XFCE? Mais recursos, aplicativos, estabilidade...? E então, o que podem me dizer a respeito desses dois que tornam eles diferentes, melhores ou piores?

Até agora não tive problemas com a versão KDE e estou bastante satisfeito, mas a dúvida ainda permanece.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 01 Abr 2016, 21:57, em um total de 2 vezes.
Razão: erro de concordancia.
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Complicando a sua resposta srsr

Mensagempor Davidson0 » 01 Abr 2016, 23:52  •  MS 2

Eu estou aqui para complicar srsrs.

Embora para mim o KDE no 15.12 seja muito bonito, eu reparei que da versão 0.8.12 ele era mais caprichado (eles usavam o KDE 4), além de uma tela de apresentação fantástica. Infelizmente perdeu-se algumas coisas a partir do 0.8.13, mas também estou satisfeito com o KDE.
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho

Diferenças entre versões da distro

Mensagempor chmercesmoreira » 01 Abr 2016, 23:58  •  MS 3

Testei os dois ambientes de trabalho no Manjaro, comecei no XFCE e gostei bastante só que um problema que acontecia que eu não soube resolver fez com que eu migrasse para o KDE (o ponteiro do mouse desaparecia), estou atualmente usando o KDE e estou gostando bastante, o único problema é que as vezes da um bug onde a barra onde fica os botões de maximizar, minimizar e fechar (não sei o nome dessa barra) desaparece em todas as janelas e eu preciso reiniciar o sistema. Sendo que esse bug é mais raro do que o do ponteiro do mouse desaparecendo no xfce.
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Diferenças entre versões da distro

Mensagempor Serginhoo » 02 Abr 2016, 06:51  •  MS 4

Tanto o xfce quanto o kde é feito pela equipe do manjaro e não pela comunidade e sem falar que todos os sistemas são bons, você escolhe a interface gráfica que gostar e boa sorte!

== Editado em 02 Abr 2016, 06:54 ==

chmercesmoreira escreveu:Testei os dois ambientes de trabalho no Manjaro, comecei no XFCE e gostei bastante só que um problema que acontecia que eu não soube resolver fez com que eu migrasse para o KDE (o ponteiro do mouse desaparecia), estou atualmente usando o KDE e estou gostando bastante, o único problema é que as vezes da um bug onde a barra onde fica os botões de maximizar, minimizar e fechar (não sei o nome dessa barra) desaparece em todas as janelas e eu preciso reiniciar o sistema. Sendo que esse bug é mais raro do que o do ponteiro do mouse desaparecendo no xfce.

Esse bug de fechar as janelas aconteceu comigo, mas na verdade não é bug do sistema e sim dos temas que você baixou pra usar que não foi feito pro kde 5 e sim uma "gambiarra" que portaram do kde 4, use os temas oficiais e verá que esse problema não acontece!
Editado pela última vez por Serginhoo em 02 Abr 2016, 06:54, em um total de 1 vez.
Razão: Nenhuma
Aproveite a simplicidade, use Manjaro!
http://manjarobrasil.wordpress.com
Avatar do usuário
Serginhoo
Intermediário

 
Mensagens: 467
Registro: 29 Jul 2015, 19:41
Agradeceu: 3 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.08
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Diferenças entre versões da distro

Mensagempor nathanmaia23 » 02 Abr 2016, 14:03  •  MS 5

Obrigado pelas respostas. Que bom que o KDE está no mesmo nível do XFCE. Vou permanecer com ele então. =)
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Diferenças entre versões da distro

Mensagempor Davidson0 » 02 Abr 2016, 19:14  •  MS 6

chmercesmoreira escreveu:Testei os dois ambientes de trabalho no Manjaro, comecei no XFCE e gostei bastante só que um problema que acontecia que eu não soube resolver fez com que eu migrasse para o KDE (o ponteiro do mouse desaparecia), estou atualmente usando o KDE e estou gostando bastante, o único problema é que as vezes da um bug onde a barra onde fica os botões de maximizar, minimizar e fechar (não sei o nome dessa barra) desaparece em todas as janelas e eu preciso reiniciar o sistema. Sendo que esse bug é mais raro do que o do ponteiro do mouse desaparecendo no xfce.


Qual é o modelo do seu PC ? Estou perguntando porque TALVEZ (eu digo talvez srsr) possa também ser o kernel (caso você use tema Maia e ainda esteja com esses problemas) .

No meu caso eu só podia usar o kernel 3.18 para que o meu sistema funcionasse corretamente. Foi a partir do kernel 4.4 é que pude usar uma versão mais recente.

Tanto que eu só consigo instalar o Manjaro porque 'decorei o processo', já que o visual e ponteiro do mouse ficam bugadões srsr. O meu maior medo era apagar a partição que estava com o Windows :D
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho

Diferenças entre versões da distro

Mensagempor chmercesmoreira » 02 Abr 2016, 20:54  •  MS 7

Davidson0 escreveu:
chmercesmoreira escreveu:Testei os dois ambientes de trabalho no Manjaro, comecei no XFCE e gostei bastante só que um problema que acontecia que eu não soube resolver fez com que eu migrasse para o KDE (o ponteiro do mouse desaparecia), estou atualmente usando o KDE e estou gostando bastante, o único problema é que as vezes da um bug onde a barra onde fica os botões de maximizar, minimizar e fechar (não sei o nome dessa barra) desaparece em todas as janelas e eu preciso reiniciar o sistema. Sendo que esse bug é mais raro do que o do ponteiro do mouse desaparecendo no xfce.


Qual é o modelo do seu PC ? Estou perguntando porque TALVEZ (eu digo talvez srsr) possa também ser o kernel (caso você use tema Maia e ainda esteja com esses problemas) .

No meu caso eu só podia usar o kernel 3.18 para que o meu sistema funcionasse corretamente. Foi a partir do kernel 4.4 é que pude usar uma versão mais recente.

Tanto que eu só consigo instalar o Manjaro porque 'decorei o processo', já que o visual e ponteiro do mouse ficam bugadões srsr. O meu maior medo era apagar a partição que estava com o Windows :D


Pode ser a versão do Kernel, estou utilizando 4.4 também, estou reparando que alguns processos estão terminando esporadicamente examinando o log do kernel com dmesg:
Código: Selecionar todos
[ 7489.535462] kactivitymanage[3567]: segfault at 7f30642cad10 ip 00007f30642e27f1 sp 00007ffc3f347228 error 4 in libQt5Sql.so.5.6.0[7f30642cc000+45000]
[ 7489.542299] QDBusConnection[3660]: segfault at 7f33ebde82d0 ip 00007f3409e5cab7 sp 00007f33f1359ac0 error 4 in libQt5Core.so.5.6.0[7f3409bae000+4ba000]
[36106.359839] kactivitymanage[10481]: segfault at 7f4c47ffed10 ip 00007f4c540bd7f1 sp 00007fff0bf77fb8 error 4 in libQt5Sql.so.5.6.0[7f4c540a7000+45000]
[36106.368547] QDBusConnection[10574]: segfault at 7fba79970110 ip 00007fba938a1ab7 sp 00007fba7adc0ac0 error 4 in libQt5Core.so.5.6.0[7fba935f3000+4ba000]

Mas não encontrei nada no Google sobre isso, então o jeito é conviver com o problema.

@edit
Acho que aqui no fórum do KDE tem um pessoal reportando esse bug:
https://bugs.kde.org/show_bug.cgi?id=338999
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 02 Abr 2016, 21:02, em um total de 1 vez.
Razão: informações adicionais
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Diferenças entre versões da distro

Mensagempor cavatti » 05 Abr 2016, 23:37  •  MS 8

No meu caso sou fã do kde mas devido a bugs que não consegui resolver acabei desistindo e optei pela interface MATE achei ela bem polida nunca deu bug aciona o menu com a tecla super e roda lisinho.
Avatar do usuário
cavatti
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 20 Dez 2015, 21:59
Agradeceu: 8 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 15.12
Ambiente: MATE
Repositório: Estavel
Habilidade: Intermediário


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Lujz mudando de distro

por lujz-br » 14 Jan 2021, 10:15

Respostas: 1

Exibições: 110

15 Jan 2021, 20:46

por tioguda Ver última mensagem

Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron
^ Voltar ao Topo