Dual Boot entre dois Manjaros  [Resolvido]

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Dual Boot entre dois Manjaros  [Resolvido]

Mensagempor Davidson0 » 14 Abr 2016, 18:37  •  MS 1

Olá galera!

Eu curto o Manjaro demais, mas queria experimentar o Manjaro 0.8.12 KDE e posteriormente experimentar o Manjaro 16.04 JMW. No caso eu uso o Manjaro 15.12 KDE e queria instalar os sistemas acima em dual boot (lógico que 1 de cada vez).

A minha pergunta é:

Se eu instalar dois Manjaros dá problema ? Eu se eu desinstalar o Manjaro 0.8.12 pra ficar só com o 15.12, terei problemas com o boot ?

Errata:

Para quem tiver esse problema a solução está neste link :

-t691.html

Agradeço ao chmercesmoreira pela atenção! Sem ele jamais chegaria a esta resposta.
Editado pela última vez por Davidson0 em 14 Abr 2016, 21:36, em um total de 1 vez.
Razão: Agradecimento e exposição da solução
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho

Dual Boot entre dois Manjaros

Mensagempor chmercesmoreira » 14 Abr 2016, 19:28  •  MS 2

Olá, acredito que você pode instalar quantos sistemas você quiser, desde que atenda aquele requisito do limite de partições para o esquema de partição MBR (https://wiki.archlinux.org/index.html/pa ... oot_Record),
MBR originally only supported up to 4 partitions. Later on, extended and logical partitions were introduced to get around this limitation.


Na hora que você for instalar, para cada novo sistema você vai precisar criar no mínimo a partição raiz (/), onde os arquivos do sistema serão instalados, o próprio gerenciador da instalação vai lidar com a configuração automática do GRUB (gerenciador de inicialização).
Imagem Imagem

Esta mensagem de chmercesmoreira recebeu agradecimentos de
Davidson0 (14 Abr 2016, 20:02)
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Dual Boot entre dois Manjaros

Mensagempor Davidson0 » 14 Abr 2016, 20:06  •  MS 3

chmercesmoreira escreveu:Olá, acredito que você pode instalar quantos sistemas você quiser, desde que atenda aquele requisito do limite de partições para o esquema de partição MBR (https://wiki.archlinux.org/index.html/pa ... oot_Record),
MBR originally only supported up to 4 partitions. Later on, extended and logical partitions were introduced to get around this limitation.


Na hora que você for instalar, para cada novo sistema você vai precisar criar no mínimo a partição raiz (/), onde os arquivos do sistema serão instalados, o próprio gerenciador da instalação vai lidar com a configuração automática do GRUB (gerenciador de inicialização).


Valeu!

Mas o meu medo é dar problema na hora de desinstalar o outro Manjaro, para ficar somente com 1.

Quando eu desisntalava distribuições Linux o meu Windows não reiniciava.... Agora pretendo fazer isso com outro manjaro e esse é o meu medo...

A instalação do atual é daquela forma: uma partição extendida com / , /home, /boot, /tmp e swap. No outros casos eu farei o mesmo... Será que vai dar problema na hora de desinstalar o sistema ?
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho

Dual Boot entre dois Manjaros

Mensagempor chmercesmoreira » 14 Abr 2016, 20:39  •  MS 4

Você não precisa de outra partição extendida, apenas uma é necessária, dentro dela você pode ter mais de 200 partições lógicas.
Eu não sei como fazer para o outro sistema linux ter suas próprias partições /home, /boot, /tmp e swap, pelo o que eu li dá para compartilhar as partições /home, /tmp e swap entre os sistemas linux, mas eu também não sei como fazer isso. Quando eu tinha mais de um sistema linux na minha máquina em cada um deles eu só tinha a partição raiz /, por isso era mais fácil configurar.

Agora com relação a remover algum sistema Linux, como você pretende fazer isso? Usando algum editor de partição e deletando toda a partição onde esse sistema está? Provavelmente isso vai fazer com que o gerenciador de inicialização (grub) não inicialize mais, você vai precisar iniciar um liveboot para fazer a reinstalação do grub.

Eu não posso afirmar muita coisa pois quando eu mexo nisso eu arrisco mesmo rs(espírito de aventureiro), é claro que você precisa fazer o backup dos seus dados importantes antes.
Imagem Imagem

Esta mensagem de chmercesmoreira recebeu agradecimentos de
Davidson0 (14 Abr 2016, 20:50)
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Dual Boot entre dois Manjaros

Mensagempor Davidson0 » 14 Abr 2016, 20:53  •  MS 5

KKKKKKKKK Eu faria isso mesmo srsr. No caso do Windows 7 e outro linux, bastava reinstalar o Windows 7 na partição do sistema linux e depois de inicia-lo, formatar esta partição que o Windows funcionava normalmente.. srsr

Eu faria a mesma coisa: formataria a partição extendida com o Manjaro JWM. E é isso que eu estava na dúvida e você me respondeu.

Se eu formata-la vai dar problema ... Será que existe uma solução ? Tipo grub 'repair' ssrssr
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho

Dual Boot entre dois Manjaros

Mensagempor chmercesmoreira » 14 Abr 2016, 21:00  •  MS 6

Quando tenho problemas com o grub recorro a esse guia:
http://howtoubuntu.org/how-to-repair-re ... tu-live-cd

Usando um cd/pendrive liveboot com algum sistema linux eu monto a partição onde está o Linux que quero manter no HD e reinstalo o grub.
Imagem Imagem

Esta mensagem de chmercesmoreira recebeu agradecimentos de
Davidson0 (14 Abr 2016, 21:31)
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Dual Boot entre dois Manjaros

Mensagempor Davidson0 » 14 Abr 2016, 21:33  •  MS 7

chmercesmoreira escreveu:Quando tenho problemas com o grub recorro a esse guia:
http://howtoubuntu.org/how-to-repair-re ... tu-live-cd

Usando um cd/pendrive liveboot com algum sistema linux eu monto a partição onde está o Linux que quero manter no HD e reinstalo o grub.


Você me salvou pela bilionésima trigésima vez srsr. Já há esta explicação aqui no fórum, mas eu não sabia os nomes das paradas ..Com o que você me explicou eu cheguei aqui -t691.html

Amanhã mesmo vou testar essas paradas srsr. Abs!
Imagem
Avatar do usuário
Davidson0
Membro

 
Mensagens: 113
Artigos: 1
Registro: 15 Set 2015, 20:09
Localização: Vespasiano
Agradeceu: 46 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Architect 2019
Ambiente: Gnome Vanilla
Repositório: Stable
Habilidade: Franguinho

Dual Boot entre dois Manjaros

Mensagempor fabio gibblia » 03 Mai 2016, 19:21  •  MS 8

Eu acredito que apenas duas distros podema apenas compartilhar , pois apenas permite particionar 2 vezes / e mais nenhuma....
Se para cada distro necessita 1 então duas distros tudo bem..3 ja não sei como realizar a nao ser se for windows com duas 2 distros linus...mas 3 distros....nunca notei...
Fabio
Avatar do usuário
fabio gibblia
Membro

 
Mensagens: 182
Registro: 22 Abr 2016, 18:08
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: MANJARO
Versão: 17.01
Ambiente: KDE
Repositório: STABLE
Habilidade: Intermediate


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Dois monitores Nvidia Prime

por snoopyfael » 08 Abr 2020, 09:57

Respostas: 4

Exibições: 424

11 Abr 2020, 10:25

por snoopyfael Ver última mensagem

Boot device not found [RESOLVIDO]

por lujz-br » 14 Jan 2021, 10:25

Respostas: 0

Exibições: 103

14 Jan 2021, 10:25

por lujz-br Ver última mensagem

Fazer funcionar o wireless no boot

por Philipe » 18 Jun 2020, 12:13

Respostas: 3

Exibições: 311

19 Jun 2020, 00:07

por overlock Ver última mensagem

Voltar para Instalação/Atualização em PCs



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: magpie [Crawler] e 1 visitante

cron
^ Voltar ao Topo