Problema conexão wifi

Assuntos relacionados com suporte a hardware e periféricos.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Problema conexão wifi

Mensagempor sell.eduardo » 03 Mai 2016, 10:13  •  MS 1

Tenho um (antigo) notebook que vem tendo problemas em conexões wifi.

Ao longo do tempo percebi que a velocidade de conexão estava significativamente menor quando comparada com outros computadores ou com meu celular, mesmo quando posicionado ao lado do roteador. Os testes de velocidade deixavam isso claro. Como uso esse note para trabalho em casa, apenas em cima da mesa, tenho trabalhado com o cabo conectado e a velocidade está ótima.

Outro dia precisei utilizar a rede sem fio e tive sérios problemas: o sistema indicava que havia a conexão mas não conseguia acessar nenhum site nem pingar em domínio algum, nem em outros computadores ligados à mesma rede.

Como isso aconteceu gradativamente, estou supondo que é algum problema de driver em alguma atualização.
Estou usando o kernel 4.4.8 no manjaro, gnome 3.20. Informações da placa sem fio:
02:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros AR928X Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)

Procurei iinformações sobre o driver, mas estou bem perdido. Alguém conhece algum caminho confiável para seguir?

Obrigado
Avatar do usuário
sell.eduardo
Aprendiz

 
Mensagens: 19
Registro: 14 Fev 2014, 19:30
Agradeceu: 2 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 0.8.10
Ambiente: gnome shell
Repositório: stable
Habilidade: Intermediário

Problema conexão wifi

Mensagempor chmercesmoreira » 03 Mai 2016, 12:32  •  MS 2

Olá colega, eu também tenho essa placa de rede:
Código: Selecionar todos
02:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros AR928X Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)

Ela vive desconectando e com um desempenho horrível quando está funcionando, acabei tendo que comprar um adaptador wifi usb e deixei de usar essa placa de rede do meu notebook.

Eu já pesquisei muito para uma solução desse problema e nunca consegui encontrar, deixa seu tópico aberto talvez alguém no futuro consiga ajudar a gente.

E esse problema não é do Linux, até mesmo no Windows o desempenho é péssimo, já testei no Windows 8/10 e tem o mesmo problema. Já testei também no Ubuntu e tem o mesmo problema.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 03 Mai 2016, 12:34, em um total de 1 vez.
Razão: adicionar informações
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Problema conexão wifi

Mensagempor sell.eduardo » 04 Mai 2016, 18:36  •  MS 3

Obrigado pela resposta.
Vou deixar o tópico aberto, caso alguém tenha mais informações. Enquanto isso, só no cabo mesmo.
Avatar do usuário
sell.eduardo
Aprendiz

 
Mensagens: 19
Registro: 14 Fev 2014, 19:30
Agradeceu: 2 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 0.8.10
Ambiente: gnome shell
Repositório: stable
Habilidade: Intermediário

Problema conexão wifi

Mensagempor chmercesmoreira » 08 Mai 2016, 22:37  •  MS 4

sell.eduardo escreveu:Obrigado pela resposta.
Vou deixar o tópico aberto, caso alguém tenha mais informações. Enquanto isso, só no cabo mesmo.


Eu tive que desativar esse módulo do kernel pois ele estava causando alguns problemas de desempenho no meu sistema, recomendo que você faça o mesmo, já que você disse que está utilizando uma conexão via cabo então também pode desativá-lo.

Cria um arquivo chamado "ath9k.conf":
Código: Selecionar todos
# touch /etc/modprobe.d/ath9k.conf


E coloque o seguinte conteúdo para marcar esse módulo para não iniciar junto com o sistema:
Código: Selecionar todos
blacklist ath9k


Depois reinicie o sistema.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 08 Mai 2016, 22:38, em um total de 2 vezes.
Razão: Correção
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Problema conexão wifi

Mensagempor sell.eduardo » 10 Mai 2016, 18:26  •  MS 5

chmercesmoreira escreveu:Eu tive que desativar esse módulo do kernel pois ele estava causando alguns problemas de desempenho no meu sistema, recomendo que você faça o mesmo, já que você disse que está utilizando uma conexão via cabo então também pode desativá-lo.


Parece uma saída interessante! Apenas uma dúvida: caso eu queira ativá-lo novamente basta remover o arquivo?

Obrigado
Avatar do usuário
sell.eduardo
Aprendiz

 
Mensagens: 19
Registro: 14 Fev 2014, 19:30
Agradeceu: 2 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 0.8.10
Ambiente: gnome shell
Repositório: stable
Habilidade: Intermediário

Problema conexão wifi

Mensagempor chmercesmoreira » 10 Mai 2016, 19:04  •  MS 6

sell.eduardo escreveu:
chmercesmoreira escreveu:Eu tive que desativar esse módulo do kernel pois ele estava causando alguns problemas de desempenho no meu sistema, recomendo que você faça o mesmo, já que você disse que está utilizando uma conexão via cabo então também pode desativá-lo.


Parece uma saída interessante! Apenas uma dúvida: caso eu queira ativá-lo novamente basta remover o arquivo?

Obrigado


Sim, basta remover o arquivo que o módulo volta a ser carregado durante a inicialização do sistema.

Aqui tem mais informações sobre isso: https://wiki.archlinux.org/index.html/ke ... acklisting
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 10 Mai 2016, 19:29, em um total de 1 vez.
Razão: adicionar informações
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Inatalar drivers para reconhecer wifi usb Realtek RTL8188EUS

por leomarinho » 26 Mar 2020, 11:45

Respostas: 1

Exibições: 281

27 Mar 2020, 21:55

por overlock Ver última mensagem

[Dica] Wifi 2.4GHz e 5GHz - melhor canal, antenas e testes

por swatquest » 04 Mai 2020, 22:36

Respostas: 2

Exibições: 472

06 Mai 2020, 17:04

por swatquest Ver última mensagem

Voltar para Hardware e Periféricos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron
^ Voltar ao Topo