Buff/Cache da memória ram  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Buff/Cache da memória ram

Mensagempor Glaucio Fonseca » 04 Mai 2016, 14:59  •  MS 1

Boa galera e o seguinte não bem se isso chega a ser um problema ou questão de gerenciamento, vamos lá.
Meu manjaro apenas eu ligando ele ele consome apenas 530MB, até então super tranquilo:

Código: Selecionar todos
free -h
              total        used        free      shared  buff/cache   available
Mem:           7,7G        729M        6,5G        151M        530M        6,7G
Swap:            0B          0B          0B


O problema e quando eu conecto um pen driver é vou copiar qualquer arquivo em gb para ele, exemplo série ou qualquer documento acima de 1.0GB.
o buff/cache ele aumenta absurdamente, se eu copiar algo com tamanho de 17.0GB ai que o buff/cache aumenta é a copia até demora. Ex:

Código: Selecionar todos
free -h
              total        used        free      shared  buff/cache   available
Mem:           7,7G        406M        1,0G        104M        6,3G        7,1G
Swap:            0B          0B          0B
.

Ai depois que termino a cópia do meu arquivo para o pen-driver, ele não dropa esse cache fica lá ocupando.
para eu eliminar esse cache preciso fazer manualmente, com o comando sudo echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches,
apenas assim ele dropa esse cache e libera memória ram para mim. LEMBRANDO meu notebook ele não afeta em nada,
não trava, não acontece nada que pare o funcionamento do meu notebook.
Porém gostaria de saber se isso e padrão do Manjaro ou se tem alguma solução para está situação.

Obrigado galera.
Editado pela última vez por Holmes em 04 Mai 2016, 15:42, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
Avatar do usuário
Glaucio Fonseca
Aprendiz

 
Mensagens: 16
Registro: 11 Mar 2016, 15:12
Localização: Nerverland
Agradeceu: 17 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.11
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediário

Buff/Cache da memória ram  [Resolvido]

Mensagempor Marino » 04 Mai 2016, 15:51  •  MS 2

É comportamento normal do Manjaro pelo que percebo, pois no meu ocorre a mesma coisa e eventualmente preciso limpar o cache manualmente, mas é raro eu ter essa necessidade. Como você mesmo relatou, e comigo não é diferente, o Manjaro não trava e flui muito bem. A ideia do cache é tornar a utilização mais célere, por isso o Manjaro abusa do cache.

Vale muito a pena quando o cache está reservado com aplicações que você frequentemente volta a usar, mas no seu caso (copiar arquivos de pendrive) o ideal é limpar manualmente, porque o recurso fica inútil.
Imagem

Esta mensagem de Marino recebeu agradecimentos de
Glaucio Fonseca (04 Mai 2016, 16:47)
Avatar do usuário
Marino
Aprendiz

 
Mensagens: 33
Registro: 15 Nov 2015, 18:44
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

buff/cache da memória ram.

Mensagempor chmercesmoreira » 04 Mai 2016, 15:58  •  MS 3

Olá colega, acredito que isso que você está falando se trate de disk buffering, aqui tem um material mais complexo que fala sobre isso muito bem: http://www.tldp.org/LDP/sag/html/buffer-cache.html.

Linux automatically uses all free RAM for buffer cache, but also automatically makes the cache smaller when programs need more memory.


Como o colega mencionou isso é um comportamento comum e não acredito que seja necessário limpar essa memória de cache, pois ela provavelmente vai ser reutilizada quando o sistema precisar alocar memória para outras aplicações.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 04 Mai 2016, 16:00, em um total de 1 vez.
Razão: Correção
Imagem Imagem

Esta mensagem de chmercesmoreira recebeu agradecimentos de
Glaucio Fonseca (04 Mai 2016, 16:49)
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Buff/Cache da memória ram

Mensagempor Marino » 04 Mai 2016, 16:04  •  MS 4

Esse comportamento não é característico de todo Linux, eu reparei que no SparkyLinux, por exemplo, a retenção de memória e cache é bem menos acentuada.
Imagem

Esta mensagem de Marino recebeu agradecimentos de
Glaucio Fonseca (04 Mai 2016, 16:55)
Avatar do usuário
Marino
Aprendiz

 
Mensagens: 33
Registro: 15 Nov 2015, 18:44
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Buff/Cache da memória ram

Mensagempor Glaucio Fonseca » 04 Mai 2016, 16:54  •  MS 5

Obrigado a todos pela respostas.
Realmente o Manjaro ele abusa de buff/cache. Mais não vai ter jeito vou fazer manualmente mesmo.
Pois na verdade isso ocorre só quando copio algum arquivo para o pendrive.

Obrigado galera.

== Editado em 04 Mai 2016, 16:58 ==

Obrigado mano, vou dar uma olhada no material.

chmercesmoreira escreveu:Olá colega, acredito que isso que você está falando se trate de disk buffering, aqui tem um material mais complexo que fala sobre isso muito bem: http://www.tldp.org/LDP/sag/html/buffer-cache.html.

Linux automatically uses all free RAM for buffer cache, but also automatically makes the cache smaller when programs need more memory.


Como o colega mencionou isso é um comportamento comum e não acredito que seja necessário limpar essa memória de cache, pois ela provavelmente vai ser reutilizada quando o sistema precisar alocar memória para outras aplicações.
Editado pela última vez por Glaucio Fonseca em 04 Mai 2016, 16:59, em um total de 1 vez.
Razão: Leitura de material
Avatar do usuário
Glaucio Fonseca
Aprendiz

 
Mensagens: 16
Registro: 11 Mar 2016, 15:12
Localização: Nerverland
Agradeceu: 17 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.11
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediário


Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron
^ Voltar ao Topo