Manjaro com XFCE ou com KDE?  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Manjaro com XFCE ou com KDE?

Mensagempor djtx » 26 Mai 2016, 13:22  •  MS 1

Olá pessoal, uso ubuntu 16.04 e estou pensando em mudar para o Manjaro. Vi noticiais que ele é bem atualizado e gosto disso, mas gosto também de estabilidade do sistema.
Estou em dúvida entre a versão KDE ou XFCE. Existe alguma diferença fora a parte gráfica entre essas duas versões? Como é cada uma com relação a aplicativos estáveis e atualizados, é bem servido de programas? Li alguns posts que o manjaro tem uma sensibilidade com relação a estabilidade, e pode quebrar com mais facilidade, é verdade? Vale a pena mesmo sair do Ubuntu?
Obrigado pelas opiniões.
Editado pela última vez por Holmes em 26 Mai 2016, 13:26, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
Avatar do usuário
djtx
Aprendiz

 
Mensagens: 29
Registro: 26 Mai 2016, 09:55
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: KDE
Repositório: STABLE
Habilidade: Novice

Manjaro com xfce ou com kde?  [Resolvido]

Mensagempor chmercesmoreira » 26 Mai 2016, 13:56  •  MS 2

Aqui vai minha opinião e o que eu acho que está certo:

djtx escreveu:Estou em dúvida entre a versão KDE ou XFCE. Existe alguma diferença fora a parte gráfica entre essas duas versões? Como é cada uma com relação a aplicativos estáveis e atualizados, é bem servido de programas?

Acredito que a grande diferença entre ambos os desktop environments está no fato de eles utilizarem diferentes widgets toolkits, XFCE usa o GTK+ e KDE usa o qt. O impacto disso é que existem aplicativos que são construídos exclusivamente para um destes ambientes, e com isso pode ser necessário instalar pacotes adicionais caso você deseje instalar um pacote que não foi feito para seu ambiente, por exemplo, eu estou usando o XFCE como minha D.E., e gosto muito do programa leitor de PDFs chamado Okular, ele foi feito usando as bibliotecas do qt e por isso preciso instalar várias dependências que seriam desnecessárias se eu estivesse usando o KDE como minha D.E., pois elas já viriam instaladas por padrão. Veja a imagem mostrando essas dependências:
Imagem

O caso contrário também se aplica, se eu estivesse usando KDE e desejasse instalar algum programa feito usando GTK+.

Então podemos concluir que todo programa que funciona em um ambiente também pode funcionar em outro, desde que você instale as dependências necessárias.

djtx escreveu:Li alguns posts que o manjaro tem uma sensibilidade com relação a estabilidade, e pode quebrar com mais facilidade, é verdade?

Sim, na minha opinião isso é verdade para qualquer distribuição rolling release, que é o termo utilizado para essas distribuições que estão em constante atualização, onde você poderia até mesmo utilizar um disco bem antigo de instalação do sistema e a partir dele chegar ao sistema completamente atualizado, coisa que você não conseguiria com uma distribuição que não é rolling relase, como o Ubuntu por exemplo. Mas existem alguns problemas nisso, para cada nova atualização do sistema, o usuário pode vir a se deparar com algum pacote quebrando, ou no pior caso, o sistema deixando de funcionar, mas como o Manjaro é mantido por uma equipe bem profissional que se esforça para que cada nova atualização ocorra sem problemas, isso é bem difícil de acontecer no Manjaro (não sei nas outras distribuições que se dizem rolling release), você pode acompanhar as últimas atualizações no site do Manjaro internacional, por exemplo, para cada novo pacote de atualizações do sistema eles criam um tópico no fórum perguntando para a comunidade se a atualização ocorreu sem problemas, o último tópico criado você pode ver aqui: https://forum.manjaro.org/t/stable-update-2016-05-22-kernels-pamac-v4-1-rc1-zfs-deepin-thunderbird/1991

djtx escreveu:Vale a pena mesmo sair do Ubuntu?

Sim! Existem várias vantagens, na minha opinião a liberdade de você poder instalar qualquer pacote, o sistema enxuto e fluído e ao mesmo tempo simples para novos usuários, e o repositório AUR herdado do pai do Manjaro, o Arch Linux, tornam a experiência de uso muito boa. Acredito que a única desvantagem com relação ao Ubuntu é que o Manjaro exige um espírito um pouco mais aventureiro e participativo do seu usuário, mas eu não vejo isso como uma desvantagem.

É isso ai, minha opinião, pode não estar certo. Valeu!
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 26 Mai 2016, 14:14, em um total de 1 vez.
Razão: correções
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Manjaro com XFCE ou com KDE?

Mensagempor djtx » 26 Mai 2016, 15:40  •  MS 3

Obrigado cara.
Testei o Live-CD do Manjaro com KDE e gostei muito, achei uma aparência muito evoluída, transições de minimizar e maximizar as telas por exemplo, estou impressionado como algo livre e grátis poder ser tão bom e bonito.
Avatar do usuário
djtx
Aprendiz

 
Mensagens: 29
Registro: 26 Mai 2016, 09:55
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: KDE
Repositório: STABLE
Habilidade: Novice

Manjaro com XFCE ou com KDE?

Mensagempor pagani » 26 Mai 2016, 17:05  •  MS 4

Além das diferenças que o @chmercesmoreira explicou, existe também um maior consumo de memória ram por parte do KDE. Nada que uma boa máquina não resolva.
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
Avatar do usuário
pagani
Guru

 
Mensagens: 972
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 171 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

Manjaro com XFCE ou com KDE?

Mensagempor fabio gibblia » 27 Mai 2016, 08:12  •  MS 5

Na minha opinião o Majaro KDE está indo super bem aqui mesmo com um PC com 4 GB de memoria Ram DDR2 e uma Placa mãe DDR 2 tambem, processador AMD Phenon X4;;; HD de 500 GB;

Tranquilo....
Fabio
Avatar do usuário
fabio gibblia
Membro

 
Mensagens: 182
Registro: 22 Abr 2016, 18:08
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: MANJARO
Versão: 17.01
Ambiente: KDE
Repositório: STABLE
Habilidade: Intermediate

Manjaro com XFCE ou com KDE?

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 27 Mai 2016, 08:15  •  MS 6

Estou usando manjaro 16.06 KDE. A interface é muito bonita e fluida, não tenho do que reclamar. Consome da fato mais memória que o xfce, mas não é nada absurdo. Com o sistema carregado, sem nada aberto fica em torno de 500mb, o que já é bem menos do que o Fedora com Gnome que eu utilizava antes. Estou bem feliz com o desempenho dele, a simplicidade para instalar coisas.. Recomendo
abraço
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Manjaro com XFCE ou com KDE?

Mensagempor djtx » 27 Mai 2016, 08:29  •  MS 7

Instalaram o kernel 4.6 no manjaro? ta tudo bem? Ele vem instalado o 4.4 mas quero colocar o 4.6 o que vcs acham?
Avatar do usuário
djtx
Aprendiz

 
Mensagens: 29
Registro: 26 Mai 2016, 09:55
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: KDE
Repositório: STABLE
Habilidade: Novice

Manjaro com XFCE ou com KDE?

Mensagempor fabio gibblia » 27 Mai 2016, 08:34  •  MS 8

O Novo Kernel eu ainda nao sei, acho que ele esta sendo testado ainda pela equipe manjaro Linux, por isso não esta nem recomendado....a sua instalação.
O Kernel 4.4 tinha instalado ele aqui no 15,12 capella e o driver de webcam nao funcionava, então voltei ao anterior a ele e agora esta tudo normal...funcionando perfeitamente..
Quem sabe esse 4.6 será bem melhor que o 4.4
fabio
Avatar do usuário
fabio gibblia
Membro

 
Mensagens: 182
Registro: 22 Abr 2016, 18:08
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: MANJARO
Versão: 17.01
Ambiente: KDE
Repositório: STABLE
Habilidade: Intermediate

Manjaro com XFCE ou com KDE?

Mensagempor djtx » 27 Mai 2016, 08:50  •  MS 9

Pessoal desculpem as perguntas simples. mas como faço para checar se tem atualição? estou usando o Manjaro KDE.
Avatar do usuário
djtx
Aprendiz

 
Mensagens: 29
Registro: 26 Mai 2016, 09:55
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: KDE
Repositório: STABLE
Habilidade: Novice

Manjaro com XFCE ou com KDE?

Mensagempor fabio gibblia » 27 Mai 2016, 08:55  •  MS 10

Podera entrar pelo terminal e digitar
sudo pacmam -Su ( este comando procura por atualização no manjaro)
sudo pacman -Sy ( sincroniza todos os repositorios )
sudo pacman -Syu ( sincroniza todos os repositorios e procura por atualizações)
ou entao verifica se o icone de uma fantasminha verde estiver na tela é sinal que tem sim caso nao tenha é porque esta atualizado já
Fabio
Editado pela última vez por fabio gibblia em 27 Mai 2016, 09:04, em um total de 1 vez.
Razão: explicando os comandos basicos de terminal ao usuario novato
Avatar do usuário
fabio gibblia
Membro

 
Mensagens: 182
Registro: 22 Abr 2016, 18:08
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: MANJARO
Versão: 17.01
Ambiente: KDE
Repositório: STABLE
Habilidade: Intermediate

Próximo

Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Problemas -- Xfce 4.14.2 - Kernel 5.6.16-1-MANJARO - Tampa N

por Thiago Zangaro » 18 Jun 2020, 08:59

Respostas: 4

Exibições: 429

19 Jun 2020, 02:40

por Thiago Zangaro Ver última mensagem

Gerenciador de Janelas para o Xfce dinâmico

por Joel Santos » 22 Jan 2021, 17:02

Respostas: 0

Exibições: 123

22 Jan 2021, 17:02

por Joel Santos Ver última mensagem

Como fazer o XFCE ficar em português?

por JoaoDamasceno » 01 Jun 2020, 14:56

Respostas: 1

Exibições: 345

02 Jun 2020, 02:59

por overlock Ver última mensagem

PJE NO MANJARO

por LucasMigliorini » 20 Abr 2020, 12:28

Respostas: 5

Exibições: 670

21 Abr 2020, 23:40

por tioguda Ver última mensagem

Manjaro Brasil abandonado?

por Francis » 28 Dez 2020, 14:14

Respostas: 4

Exibições: 312

26 Jan 2021, 14:10

por Igor Isaias Banlian Ver última mensagem

Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron
^ Voltar ao Topo