Falha no desbloqueio

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Falha no desbloqueio

Mensagempor FelipeNicolodi » 28 Jul 2016, 11:46  •  MS 1

Bom dia, se eu deixar meu manjaro suspender/hibernar eu não consigo mais desbloquear ele, apresenta o erro: "falha no desbloqueio".

O único jeito é desligar o notebook no botão e ligar novamente... A algum tempo aconteceu de ele ficar na tela preta, mas normalmente era quando eu simplesmente fechava a tampa do notebook (que está para suspender), ao invés de ir em Sair > suspender.

Alguém já viu este erro de "falha no desbloqueio"? Isso está me atrapalhando muito, pois não posso bloquear o notebook ou fechar ele para transportar ligado, pois se suspender o único jeito é desligar e ligar novamente...
Avatar do usuário
FelipeNicolodi
Aprendiz

 
Mensagens: 12
Registro: 05 Jul 2016, 17:16
Agradeceu: 3 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 4.8.17
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Falha no desbloqueio

Mensagempor pagani » 28 Jul 2016, 12:22  •  MS 2

Não aparece nenhuma caixa de diálogo para você digitar a senha?
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
Avatar do usuário
pagani
Guru

 
Mensagens: 972
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 171 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

Falha no desbloqueio

Mensagempor FelipeNicolodi » 28 Jul 2016, 13:50  •  MS 3

pagani escreveu:Não aparece nenhuma caixa de diálogo para você digitar a senha?


Boa tarde pagani,

Sim, aparece a tela de bloqueio e a caixa para digitar a senha normalmente, mas ao digitar a senha aparece a mensagem "falha no desbloqueio", é sempre essa mesma mensagem, independente se eu digitar a senha correta ou qualquer outra coisa.
Avatar do usuário
FelipeNicolodi
Aprendiz

 
Mensagens: 12
Registro: 05 Jul 2016, 17:16
Agradeceu: 3 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 4.8.17
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Falha no desbloqueio

Mensagempor chmercesmoreira » 28 Jul 2016, 16:10  •  MS 4

Tentar testar remover o display manager do KDE e logar/deslogar pelo modo texto, isso pode ser problema no KDM, tenta executar:
Código: Selecionar todos
sudo systemctl disable kdm.service


Isso vai desabilitar o display manager do KDE, então ao reiniciar o computador quando for para logar na sua conta ele vai pedir login e senha no modo texto:
Imagem
E quando logar você vai precisar iniciar o servidor gráfico manualmente com o comando
Código: Selecionar todos
startx

Depois que estiver no modo gráfico tente suspender/hibernar e quando voltar tente se logar novamente pelo modo texto e veja se o problema continua. Se o problema desaparecer então provavelmente o problema está no KDM, e podemos pensar em alguma solução para isso depois.

Para retornar com o login gráfico depois dos testes execute o comando:
Código: Selecionar todos
sudo systemctl enable kdm.service


Mas atenção, os procedimentos que eu expliquei aqui não foram testados, eu te passei esse passo a passo pelas experiências que já tive, não me responsabilizo se ocorrerem problemas, por isso peço que somente faça isso se você se sentir seguro.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 28 Jul 2016, 16:31, em um total de 1 vez.
Razão: Correção
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate


Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron
^ Voltar ao Topo