Barulho cooler notebook

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Barulho cooler notebook

Mensagempor Askazy » 28 Jul 2016, 20:11  •  MS 1

Estou utilizando o Manjaro JWM 16.06 no meu laptop. Embora o sistema seja extremamente leve, o cooler do meu notebook fica fazendo um barulho irritante, é como se ele estivesse em uma rotação normal e do nada ele acelerasse mesmo com o computador completamente parado, e isso acontece o tempo inteiro acelera-reduz.

O Manjaro JWM já vem com o TLP instalado e na BIOS do meu notebook as opções de controle de fan que existem são
Código: Selecionar todos
Automatic e Always On

testei as duas opções mas o comportamento é o mesmo. Em relação a kernel estava com o 4.4 e agora com o 4.6 também acontece a mesma coisa.

Acredito que não seja poeira pois abri o laptop recentemente para uma limpeza.
Askazy
Aprendiz

Registro: 03 Dez 2013, 11:59
Agradeceu: 5 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Barulho cooler notebook

Mensagempor AiltonRock22 » 29 Jul 2016, 12:59  •  MS 2

isso apareceu do dia para a noite? como estão a sua temteratura e o uso do processador? pode ser algo relacionado ao hardware. Esse uso do cooler do notebook em alta rotação geralmente acontce com o uso alto de recurso de processador, para poder resfriar no caso. Pode até ser algo relacionado ao sensor de temperatura. Mas vamos por partes moniitore o uso do seu processador em algumas situações e relate.
Editado pela última vez por AiltonRock22 em 29 Jul 2016, 13:02, em um total de 1 vez.
Razão: notei algums erros, e acrecentei algumas informações.
Imagem
AiltonRock22
Aprendiz

Registro: 18 Mar 2016, 20:24
Agradeceu: 3 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Hakoi
Versão: 17.1.9
Ambiente: LXDE

Barulho cooler notebook

Mensagempor Askazy » 29 Jul 2016, 14:38  •  MS 3

Não creio ser algo relacionado ao uso de cpu em si, porque na maior parte do tempo o uso do CPU não passa de 10% e o cooler e mesmo assim acontece esse aumento de rotação.

As temperaturas estão assim

Código: Selecionar todos
Physical id 0: 46ºC
Core 0: 42~50ºC
Core 1: 48~52ºC
Askazy
Aprendiz

Barulho cooler notebook

Mensagempor chmercesmoreira » 29 Jul 2016, 17:07  •  MS 4

Qual a GPU do seu computador? Lembro que quando eu tinha um notebook com GPU da AMD existia um programa onde era possível controlar a velocidade do cooler.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 29 Jul 2016, 17:08, em um total de 1 vez.
Razão: Correção
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Habilidade: Intermediate

Barulho cooler notebook

Mensagempor AiltonRock22 » 29 Jul 2016, 17:47  •  MS 5

chmercesmoreira, lembrou de algo importante isso acontece na bios e no cd live? ou somente ao bootar o seu sistema? pois pode ser algum pacote instalado, nao sei se você tem a possibilidade de verificar o cooler em outro notebook ou outro cooler em teu notebook.
Imagem
AiltonRock22
Aprendiz

Barulho cooler notebook

Mensagempor Askazy » 29 Jul 2016, 19:16  •  MS 6

chmercesmoreira escreveu:Qual a GPU do seu computador? Lembro que quando eu tinha um notebook com GPU da AMD existia um programa onde era possível controlar a velocidade do cooler.

Não sei porque mas neste exato momento o cooler está calmo rodando normalmente sem aumentos de rotação. Acredito que seja algo do Linux mesmo pois tem vezes que quando o sistema inicia ele fica normal e outras que ele já começa com esses picos de rotação logo depois de dar boot.

A placa gráfica é Intel Graphics não é dedicada.

Bastante curioso esse "fenômeno" no Windows 8 ele não apresentava esse comportamento estranho, talvez seja algo no gerenciamento de energia.
Askazy
Aprendiz

Barulho cooler notebook

Mensagempor AiltonRock22 » 29 Jul 2016, 19:35  •  MS 7

Acredito que a melhor forma de saber seria você usar em um live por exemplo do fedora ou ubuntu para saber se é culpa do sistema atual. Você andou instalando alguma coisa que pode ter alterado o comportamento do cooler? Eu também utilizo gráficos intel integrados, (i3 4005u) e mesmo em altas temperaturas meu cooler dificilmente aumenta a velocidade, somente quando está muito sujo ou quando a pasta térmica está muito velha por exemplo. Mas como você disse teu note está com uma ótima temperatura. Tente ficar um tempo na bios para ver se isso se altera ou use uma imagem .iso do linux, para saber se isso acontece em outros sistemas ou somente no seu.
Imagem
AiltonRock22
Aprendiz

Barulho cooler notebook

Mensagempor Askazy » 29 Jul 2016, 20:02  •  MS 8

O cooler está mais quieto agora, não instalei nenhum pacote relacionado a energia nem nada, apenas programas básicos como calibre, google chrome, etc.

Em relação a testar outras distros já utilizei Ubuntu, Lubuntu, Sabayon , Linux Mint e todas apresentavam esse mesmo comportamento.
Askazy
Aprendiz

Barulho cooler notebook

Mensagempor AiltonRock22 » 29 Jul 2016, 21:31  •  MS 9

Askazy escreveu:O cooler está mais quieto agora, não instalei nenhum pacote relacionado a energia nem nada, apenas programas básicos como calibre, google chrome, etc.

Em relação a testar outras distros já utilizei Ubuntu, Lubuntu, Sabayon , Linux Mint e todas apresentavam esse mesmo comportamento.

Rapaiz eu estou quase sem ideias para te ajudar, mas ainda me passou 2 coisas pela cabeça, a primeira se pode existir um mal contato, se tratanto da intel pode justificar esse funcionamento o mal contato de um dos fios do cooler (deveriam ser 3). A outra coisa seria você pensar em instalar algum controlador de energia. O kernel. 4.6 veio com várias melhorias de energia para procesadores intel da 4º geração para cima, talvez isso possa ter te afetado de alguma forma, talvez utilizar algum gerenciador faça com que o problema seja corrijido.

deixar duas págias que possam ser úteis:
Este ai eu já utilizei um bom tempo. Mas desde o kernel 4.4 parei de usar, agora no 4.6 nem me lembro mais :)
https://www.archlinux.org/packages/community/any/tlp-rdw/

Esta confesso que nao cheguei a experimentar mais ainda sim pode ser últil:
https://wiki.archlinux.org/index.html/Fan_speed_control

Espero que ajude em algo meu caro.
Editado pela última vez por AiltonRock22 em 29 Jul 2016, 21:33, em um total de 2 vezes.
Razão: correção de erros
Imagem

Esta mensagem de AiltonRock22 recebeu agradecimentos de
Askazy (29 Jul 2016, 22:35)
AiltonRock22
Aprendiz

Barulho cooler notebook

Mensagempor Askazy » 30 Jul 2016, 19:36  •  MS 10

Andei fazendo uma pesquisa, acho que vou tentar fazer isso aqui https://iandw.net/2014/10/12/fancontrol ... installed/
Askazy
Aprendiz