Ubuntu x Manjaro

Como está sendo sua experiência com o Manjaro Linux? E com a comunidade? Deixe aqui seu depoimento.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, acrescente (Resolvido) no título do seu post.

Ubuntu x Manjaro

Mensagempor rondan100 » 29 Jul 2016, 22:38  •  MS 1

E ae pessoal, beleza?

Primeiramente tava no Windows 10. Tava tudo certo mas o PC começava a ficar lento e buscava dicas de limpeza geral, mas depois de um tempo sempre voltava a ficar lento, mas beleza; eu pensei: como numa casa, deve-se limpar periodicamente o ambiente. Só que várias coisas me chateavam no Windows. Uma era a demora pra iniciar e desligar, muito lerdo no meu PC de 2GB de RAM. Outra coisa eram as atualizações obrigatórias, isso era horrível, perdia muito tempo nisso! Outra coisa era que o Windows tava começando a criar sessões "temporárias"; me assustei no início mas reiniciei e voltou ao normal; mas depois aconteceu de novo: outro perfil temporário e outra vez de novo; quando fui ver tinha 4 perfis diferentes e isso me incomodou muito! Uma das piores coisas foi a incompatibilidade com vários aplicativos que usava do W8...

Beleza, decidi usar Linux! Claro que eu queria algo fácil e mais parecido como Windows e vi que o Ubuntu era o recomendável para iniciantes. Só que comecei no Xubuntu e gostei um bocado! Aparência, leveza e customização: era tudo o que eu queria! Só que tinha uns "bugs" ao suspender e voltar, ficava tudo bugado. Mas dava pra "surportar" isso... Porém, os vídeos do Youtube ficavam meio que travando, pequenos lags que eu não perdoei. Pesquisei e formatei tudo para o Ubuntu Mate e gostei bastante também pelos mesmos motivos do Xubuntu e era até mais bonito mas consumia um pouco mais de RAM. Mas os mesmos problemas dos bugs de suspender e os lags do youtube me fizeram pesquisar outra distro. Descobri o Lubuntu. Eu só queria algo leve e que funcionasse os vídeos direitinho! Aí aconteceu um Desastre: deu pane em tudo!!! Vi a hora perder o meu notebook!! Quebrei muito a cabeça e descobri que o pendrive estava corrompido por causa do programa que usei (Unetbootin). Era erro de partição, até decorei de tanto pesquisar: "Broken BIOS is suspected". Precisei baixar o W7 e na sorte tinha um vídeo no youtube falando como formatar pois tava dando erro no "GPT"; não entendo nada disso; foi tudo na raça quebrando a cabeça mesmo, pois não aceitava perder meu PC desse jeito... Queimei o lubuntu no DVD mesmo e consegui recuperar meu note". ufa!! Foi muito sacrificado chegar até aqui: foi 1 semana só de pesquisa de como recuperar meu notebook...

No Lubuntu os vídeos do Youtube até funcionava de forma satisfatória mas os bugs de suspender continuavam... Tinha até me acostumado com os "sudo apt-get install"... Mas a interface do Lubuntu era meio "pobre" e eu sentia falta de mais personalização e alguns "acabamentos" não me agradavam os olhos - se eu clicasse no ícone de som, por exemplo, ele só sumia se eu apertasse de novo nele e não em qualquer lugar, além de outras coisas...

Beleza, qual distro então? Pesquisei quais as melhores recomendadas e vi que o Aarch Linux era veloz e estável, porém difícil e por isso o desprezei. Mais tarde vi que um tal de Manjaro era baseado nesse Arch Linux, sendo mais simples! Baixei na hora com a versão XFCE, já que tinha gostado do Xubuntu antes. Só que, dessa vez, fui mais cauteloso ao formatar... :lol: Usei alguns dias no Live-DVD e no Virtual Box.

Tanto o Live-DVD como o VB seriam o veredicto! Mas eles estavam dando alguns problemas como alto consumo de CPU com browsers e picos altos de CPU com tarefas simples e eu fiquei desconfiado, embora eu achei Incrível pouco uso de Ram para tanta beleza!! Eu ia arriscar tudo, estava disposto! Mas antes queria saber como funcionava o terminal e como se instalava os aplicativos e vi que era até bem mais fácil que no Ubuntu.

Formatei de uma vez! Para a minha suspresa, o Manjaro não apresentou alto consumo nem picos de CPU como aconteceu antes no live-dvd e no VB. Ponto Positivo! A prova real foi a intalação dos meus aplicativos preferidos! Usei o "yaourt" pra instalar o yacreader (leitor de mangás, o melhor, por sinal) só que ele tinha que compilar; aceitei mas demorou pacaaaaas, demorou acho que 30 min pra terminar e eu pesnsei se era sempre assim. Ainda bem que não era: instalei outros com "yaourt" e foi rapidinho. Ponto positivo! Estabilidade: Ponto positivo!

No fim de tudo, to usando o Manjaro como sistema único e principal! Atendeu todas as expectativas e o melhor: os vídeos do YOUTUBE ficaram tão bons como nunca antes!!! Ponto positivo!

Super recomendo!!

 ! Holmes escreveu:
Mensagem editada para adequar as mormas da comunidade.
Editado pela última vez por Holmes em 30 Jul 2016, 17:05, em um total de 6 vezes.
Razão: nota moderação

Esta mensagem de rondan100 recebeu agradecimentos de
Thierson (12 Ago 2016, 09:54)
Avatar do usuário
rondan100
Novato

 
Mensagens: 7
Registro: 28 Jul 2016, 19:41
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06.1
Ambiente: xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Do UBUNTU ao MANJARO

Mensagempor Holmes » 30 Jul 2016, 09:04  •  MS 2

olá rondan100, minhas felicitações e espero que você goste da nossa querida distribuição GNU/Linux. qualquer dúvida estamos por aqui para ajudá-lo! recomendo fortemente a leitura das nossas Regras Gerais, que estão na seção Normatividade, pois elas facilitam a organização da comunidade manjariana. uma outra coisa importante diz respeito ao uso adequado do recurso Resolvido, ou seja, se a sua dúvida foi respondida, marque a mensagem que te ajudou a solucionar o seu problema com o botão V na cor verde, veja a imagem .

:: Atenção 1 :: Recomendo fortemente a leitura de duas campanhas da nossa comunidade: 1) Campanha: Vamos usar os BBCodes code e c e 2) Campanha: Vamos usar o Resolvido.

:: Atenção 2 :: Também recomendo fortemente a leitura sobre o uso correto dos comandos no Manjaro: Um pacotaço de comandos para seu dia-a-dia.

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Ubuntu x Manjaro

Mensagempor pagani » 30 Jul 2016, 20:28  •  MS 3

O Manjaro está a cada dia mais fácil de usar. Estável e, o que mais me agrada, pacotes atualizados sempre. Espero que continue a desfrutar desse ótimo Sistema Operacional.

Valeu.
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
Avatar do usuário
pagani
Guru

 
Mensagens: 972
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 171 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

Ubuntu x Manjaro

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 01 Ago 2016, 08:25  •  MS 4

O Manjaro é realmente um ótimo sistema, a leveza que o XFCE tem sobre ele é incrivel, estabilidade também é um ponto forte, mesmo sendo rolling release. E é muito fácil de usar, o pacman é um ferramenta ótima, sem contar que a comunidade é muito ativa, amigável, sempre tem alguém pra te ajudar, isso conta muito.
Eu utilizo Ubuntu também para fins acadêmicos, não tenho os problemas que você citou, porém o consumo de ram dele é 3x o do Manjaro, mas ele tem se mostrado estável para mim. No seu caso, com 2gb de ram, Manjaro XFCE foi uma escolha certeira. :D
Abraço
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Ubuntu x Manjaro

Mensagempor rondan100 » 01 Ago 2016, 14:08  •  MS 5

Jean Michel Kowalski escreveu:O Manjaro é realmente um ótimo sistema, a leveza que o XFCE tem sobre ele é incrivel, estabilidade também é um ponto forte, mesmo sendo rolling release. E é muito fácil de usar, o pacman é um ferramenta ótima, sem contar que a comunidade é muito ativa, amigável, sempre tem alguém pra te ajudar, isso conta muito.
Eu utilizo Ubuntu também para fins acadêmicos, não tenho os problemas que você citou, porém o consumo de ram dele é 3x o do Manjaro, mas ele tem se mostrado estável para mim. No seu caso, com 2gb de ram, Manjaro XFCE foi uma escolha certeira. :D
Abraço


Valeu! Abraço!
Avatar do usuário
rondan100
Novato

 
Mensagens: 7
Registro: 28 Jul 2016, 19:41
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06.1
Ambiente: xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Ubuntu x Manjaro

Mensagempor jkmsjq2013 » 03 Ago 2016, 17:11  •  MS 6

Olá rondan100! Seja bem vindo ao fórum e a distro Manjaro.

Espero que goste do sistema operacional, que é muito bom por sinal... 8-) Quanto ao fórum, perceberá que a cada dia que passa ele aumenta e melhora significativamente.

Para uma utilização melhor da distro, mantenha em um arquivo a parte com estes comandos básicos do Manjaro. Facilitará e muito a tua vida na utilização da distro.

Qualquer dúvida no que diz respeito ao sistema operacional, dê uma pesquisada no fórum primeiro, pois como o Manjaro é rolling release, muito provavelmente já deverá ter alguma dica a respeito da solução do seu problema. Mas se caso não encontre nada, abra um tópico novo, na sessão correta, e descreva detalhadamente qual o problema encontrado e o que já fez para soluciona-lo.

Apenas repetindo: Seja Bem Vindo...!!!

Observação: para cada dúvida/dificuldade, abra um tópico diferente. Não junte dúvidas/dificuldades diferentes em um único post. Assim ficará mais fácil encontrar a solução dos seus problemas.

Lembrando: esta sessão é para apresentação!
Imagem
LinuxUser: 548942 / Comandos básico para o Manjaro
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz
Avatar do usuário
jkmsjq2013
Guru

 
Mensagens: 1021
Artigos: 1
Registro: 18 Dez 2013, 18:24
Localização: Jequié/BA
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 122 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Ubuntu x Manjaro

Mensagempor Daniel Dutra » 03 Ago 2016, 23:50  •  MS 7

Opa companheiro rondan100 legal o seu depoimento me identifico com ele em três pontos. Antes de chegar ao manjaro utilizei o xubuntu e o ubuntu mate (por conta dos ambientes graficos leves) e o meu notebook também é de 2gb (tenho ele a 5 anos).
Dahora sua historia de mudança do windows para o linux e sua dedicação em achar uma distro ao seu gosto e boa para seu hardware. Daqui a uns dias após passar a experimentação já vou postar o meu depoimento também (já que tenho certeza que vou continuar com o manjaro)

Jean Michel Kowalski escreveu:O Manjaro é realmente um ótimo sistema, a leveza que o XFCE tem sobre ele é incrivel, estabilidade também é um ponto forte, mesmo sendo rolling release. E é muito fácil de usar, o pacman é um ferramenta ótima, sem contar que a comunidade é muito ativa, amigável, sempre tem alguém pra te ajudar, isso conta muito.
Eu utilizo Ubuntu também para fins acadêmicos, não tenho os problemas que você citou, porém o consumo de ram dele é 3x o do Manjaro, mas ele tem se mostrado estável para mim. No seu caso, com 2gb de ram, Manjaro XFCE foi uma escolha certeira. :D
Abraço


Concordo contigo Jean meu hardware é igual ao dele e funciona agilmente.

Bom proveito no manjaro rondan100 =D
Como devo me comportar? Interessantes regras de etiqueta para minha pessoa.

Data do primeiro contato e da instalação do manjaro em meu notebook: (01/08/2016) Manjaro Daniella 16.06.1 XFCE
Avatar do usuário
Daniel Dutra
Membro

 
Mensagens: 143
Artigos: 3
Registro: 01 Ago 2016, 21:25
Agradeceu: 28 vez(es)
Agradecido: 23 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06.1 Daniella- 16.08 Ellada
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Ubuntu x Manjaro

Mensagempor Thierson » 12 Ago 2016, 09:56  •  MS 8

Também estou muito satisfeito com o manjaro e já quebrei a cabeça com as distros da canonical também

Além de ubuntu, xubuntu e lubuntu ainda havia testado tb fedora, debian e linux mint

Único problema que estou tendo até agora é pra rodar jogos no steam, mas considerando o tanto de dificuldades que eu tinha antes, isso não é nada
Avatar do usuário
Thierson
Aprendiz

 
Mensagens: 81
Registro: 21 Jul 2016, 09:31
Agradeceu: 36 vez(es)
Agradecido: 6 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 64
Ambiente: Mate
Repositório: stable
Habilidade: novice

Ubuntu x Manjaro

Mensagempor nathanmaia23 » 21 Set 2016, 23:39  •  MS 9

Olha, já dei uma rodada em distros... gostei bastante de algumas, todas girando em torno do núcleo canonical.... todas derivadas do ubuntu ou ele próprio. Estava um pouco incomodado com alguns problemas e dificuldades que estava encontrando com os sistemas linux dessa que deveria ser a opção com a menor quantidade de dores de cabeça. Resolvi o tal do Archlinux que tanto falam bem na internet e, no meio das pesquisas para sondar o sistema, me esbarrei com o tal do manjaro que já tinha escutado falar em algum lugar, mas nunca dei bola (apesar do nome ter me chamado a atenção). Olhei a descrição do sistema e vi que era uma espécie de Ubuntu que usava o Arch como base. Perfeito, pensei. Apostei nesse sistema e nunca mais olhei pra traz. A única coisa que me faz balançar um pouco com o manjaro e me faz considerar testar o ubuntu novamente são os drivers nvidia atualizados mais rapidamente por lá. Mas acho que é uma razão frágil demais para ter esse trabalho... ainda mais pq o Manjaro parece ser extremamente mais eficiente do que qualquer outra distro que eu tenha experimentado. E só vai melhorar, tenho certeza.

E seja bem vindo!
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 21 Set 2016, 23:41, em um total de 1 vez.
Razão: complemento
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Ubuntu x Manjaro

Mensagempor Michkin » 22 Out 2016, 15:16  •  MS 10

No que se refere ao SO Linux, sempre utilizei o Ubuntu, inclusive gostei bastante da versão 16.04 LTS. Porém ficar imerso numa única experiência não é algo que me atrai, e às vezes é bom sair da zona de conforto. Resolvi pesquisar outras Distros e me deparei com o Manjaro Ellada. Instalação correta e sem problemas, e o que surgiu durante a primeira atualização foi facilmente sanada com auxilio aqui do fórum. Hoje o tenho o Manjaro com um sistema mais sólido que o Ubuntu, rápido, eficiente e com índice (até agora), de travamento zero. As equipes de desenvolvimento estão de parabéns, certamente testarei outras distros mas sinto que a possibilidade de mudaça é mínima. Experiência altamente positiva!!
Avatar do usuário
Michkin
Novato

 
Mensagens: 4
Registro: 06 Out 2016, 14:19
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Ellada 16.08
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Próximo

Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

PJE NO MANJARO

por LucasMigliorini » 20 Abr 2020, 12:28

Respostas: 5

Exibições: 670

21 Abr 2020, 23:40

por tioguda Ver última mensagem

Manjaro Brasil abandonado?

por Francis » 28 Dez 2020, 14:14

Respostas: 4

Exibições: 312

26 Jan 2021, 14:10

por Igor Isaias Banlian Ver última mensagem

reinstalação de manjaro com /home separada

por Asakura_Hao » 06 Dez 2020, 17:36

Respostas: 2

Exibições: 187

17 Dez 2020, 19:00

por Asakura_Hao Ver última mensagem

Problemas -- Xfce 4.14.2 - Kernel 5.6.16-1-MANJARO - Tampa N

por Thiago Zangaro » 18 Jun 2020, 08:59

Respostas: 4

Exibições: 429

19 Jun 2020, 02:40

por Thiago Zangaro Ver última mensagem

Atualizar o manjaro através de outra distribuição

por José da Silva Sauro » 11 Ago 2020, 12:46

Respostas: 2

Exibições: 312

13 Ago 2020, 15:02

por José da Silva Sauro Ver última mensagem

Voltar para Depoimentos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron
^ Voltar ao Topo