Particionamento SSD + HD  [Resolvido]

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Particionamento SSD + HD

Mensagempor FelipeNicolodi » 12 Ago 2016, 08:24  •  MS 1

Bom dia pessoal,

Atualmente já utilizo o manjaro em um notebook com i7, 8GB RAM, 500GB HD, comprei um adaptador para substituir o DVD e adicionar um SSD de 120GB. Deixei o SSD como sdb (tem problema?) pois eu teria que desmontar um pedaço do note pra tirar o HD e por o SSD no lugar, então preferi deixar no lugar do DVD mesmo...

Minha dúvida além da questão sda e sdb é como particionar as duas unidades, vocês podem me ajudar? Tanto na questão de quais partições por no SSD/HD como memória e formato (Vi que o SSD tem formatos como btrfs, f2fs, não sei se devo usar algum desses no lugar do ext4 ou não)

Desde já, agradeço a todos!
FelipeNicolodi
Aprendiz

Registro: 05 Jul 2016, 17:16
Agradeceu: 3 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 4.8.17
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Particionamento SSD + HD

Mensagempor chmercesmoreira » 12 Ago 2016, 10:08  •  MS 2

Acredito que manter a partição raiz "/" no SSD e a "/home" no HD seria a situação ideal pois o sistema e os programas seriam instalados e carregados a partir do SSD enquanto que downloads e mídias em geral seriam armazenados no HD. Já li em alguns lugares que o formato ext4 é uma boa escolha para o SSD.
Imagem Imagem

Esta mensagem de chmercesmoreira recebeu agradecimentos de
FelipeNicolodi (15 Ago 2016, 15:06)
chmercesmoreira
Especial

Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Versão: 2018

Particionamento SSD + HD

Mensagempor FelipeNicolodi » 12 Ago 2016, 10:16  •  MS 3

chmercesmoreira escreveu:Acredito que manter a partição raiz "/" no SSD e a "/home" no HD seria a situação ideal pois o sistema e os programas seriam instalados e carregados a partir do SSD enquanto que downloads e mídias em geral seriam armazenados no HD. Já li em alguns lugares que o formato ext4 é uma boa escolha para o SSD.

Vi algumas pessoas particionando no HD assim: /home/user/Documents, /home/user/Downloads, etc... pro resto do home ficar no SSD e ganhar mais desempenho também...

Se eu fizer dessa forma, deixo somente o "/" no SSD ou tenho que criar "/home" lá?

Além disso, tem problema a questão do SSD estar no sdb?
FelipeNicolodi
Aprendiz

Particionamento SSD + HD

Mensagempor chmercesmoreira » 12 Ago 2016, 11:10  •  MS 4

Essa questão de fragmentar a partição /home com algumas partes no SSD eu acredito que seja desnecessário visto que o grande gargalo do sistema está no carregamento do próprio sistema operacional e no carregamento dos programas para a memória, e o acesso a esses dados estão todos concentrados na raiz do sistema "/" e na hierarquia de sub-pastas da raiz protegida com acesso root. A partição /home na grande maioria das vezes só grava dados relacionados a grandes arquivos, sendo raros os casos onde um programa vai ser instalado nela. Mas é aquilo, se você quiser pode fazer como essas pessoas fizeram e assim tentar obter o máximo de desempenho possível, nunca tentei fazer assim e não sei se funcionaria manter a "/home" no HD e um subgrupo de pastas da "/home" dentro do SSD, teria que pesquisar mais para saber como realizar esse procedimento. Com relação ao nome do dispositivo SSD ser reconhecido como sdb isso não tem problema, só preste atenção na hora de executar certos comandos copiados de alguns sites que já vem pre-formatados com o nome sda por padrão.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 12 Ago 2016, 11:11, em um total de 1 vez.
Razão: Correção
Imagem Imagem

chmercesmoreira
Especial

Particionamento SSD + HD  [Resolvido]

Mensagempor gony64 » 12 Ago 2016, 21:03  •  MS 5

FelipeNicolodi escreveu:
chmercesmoreira escreveu:Acredito que manter a partição raiz "/" no SSD e a "/home" no HD seria a situação ideal pois o sistema e os programas seriam instalados e carregados a partir do SSD enquanto que downloads e mídias em geral seriam armazenados no HD. Já li em alguns lugares que o formato ext4 é uma boa escolha para o SSD.

Vi algumas pessoas particionando no HD assim: /home/user/Documents, /home/user/Downloads, etc... pro resto do home ficar no SSD e ganhar mais desempenho também...

Se eu fizer dessa forma, deixo somente o "/" no SSD ou tenho que criar "/home" lá?

Além disso, tem problema a questão do SSD estar no sdb?

Boa noite! O amigo moreira, deu uma excelente explanação.

Mas, se quiser ser rápido e rasteiro... instale o linux normalmente no seu SSD, com /home, / , /boot etc.... e o hd que você quer usar, configure ele pra ser um disco montado automaticamente no boot, daí, o que você quiser salvar, usar etc.. usa o hd para todo download que quiser e backup.

Meu note, está exatamente assim... ssd para sistema, e o hd (comprei um caddy usb e retirei o leitor de cd), pronto... todos os aquivos na mão, sem precisar ficar colocando hd pela porta usb.

Esta mensagem de gony64 recebeu agradecimentos de
gony64
Aprendiz

Registro: 02 Dez 2013, 20:52
Agradeceu: 9 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16
Ambiente: xfce 12
Repositório: stable
Habilidade: novice

Particionamento SSD + HD

Mensagempor chmercesmoreira » 13 Ago 2016, 06:08  •  MS 6

A solução do Gony64 é excelente, manter o HD como dispositivo de backup montando ele automaticamente durante a inicialização do sistema (editando o arquivo de configuração fstab). Já que devesse tentar evitar escrever grandes arquivos no ssd para aumentar seu tempo de vida você pode apontar sempre os downloads para serem salvos no HD.
Imagem Imagem

gony64 (13 Ago 2016, 11:41)
chmercesmoreira
Especial

Particionamento SSD + HD

Mensagempor FelipeNicolodi » 15 Ago 2016, 15:05  •  MS 7

Obrigado pelas dicas pessoal, realmente a ideia do Gony64 é muito boa, mas como eu já tinha formatado, deixei com a /home no HD mesmo. Agora o notebook está ligando e ficando pronto para uso em 7s, acho que mais do que isso já é pedir demais hahaha obrigado pela ajuda!
FelipeNicolodi
Aprendiz

Voltar para Instalação/Atualização em PCs