Para que serve as pastas que estão em /var/lib/pacman/?

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Para que serve as pastas que estão em /var/lib/pacman/?

Mensagempor Daniel Dutra » 20 Ago 2016, 02:17  •  MS 1

Olá pessoal boa noite (bom dia na verdade já é de madrugada) tudo bem? Espero que sim!

Gostaria de informações de vocês com mais experiencia. Estou estudando o funcionamento do manjaro mais especificamente do pacman e achei algo curioso. São as pastas local e sync que ficam no seguinte endereço: /var/lib/pacman/local/ e
/var/lib/pacman/sync/
Gostaria de saber qual a sua função e se alguma alteração nelas iria afetar o comportamento do sistema (pergunto apenas para estudo): (Ocasionar quebra nos pacotes e no sistema por exemplo)

Bom pelo que pesquisei antes de postar grande parte da informação obtive nos seguintes endereços:
https://wiki.archlinux.org/index.html/Pacman_%28Portugu%C3%AAs%29
https://wiki.archlinux.org/index.html/pacman
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Fundamentos-do-sistema-Linux-arquivos-e-diretorios/?pagina=3

Bem o diretorio /var é onde fica informações variáveis do sistema e o sub-diretorio /lib é onde fica as bibliotecas. No meu caso meu interesse é nos arquivos do pacman. /var/lib/pacman/

1- Pelo que pesquisei a pasta /var/lib/pacman/sync/ é onde fica localizado as bases de dados do pacman. Para cada repositório especificado no /etc/pacman.confhaverá um arquivo de banco de dados correspondente localizado lá. Na pasta /var/lib/pacman/sync/ possui arquivos com a extensão .db (data base) e quando tento abrir o arquivo (apenas para visualizar seu conteudo. Recebo uma saida de erro dizendo que ocorreu um erro ao extrair o arquivo.
Porque isso acontece? E para que serve esses arquivos compactados?

2 - Cada pacote instalado fornece um arquivo que fica em /var/lib/pacman/local/ que contém metadata sobre este pacote.
Metadados contêm informações adicionais tais como uma descrição da finalidade do aplicativo e uma lista de dependências necessárias para que o aplicativo seja executado corretamente.

A pasta /var/lib/pacman/local/ contem os mesmos pacotes e a mesma quantidade de pacotes quando eu digito os comandos pacman -Q|wc -l e pacman -Q
Imagem

Todas as pastas que estão em /var/lib/pacman/local/ possuem os mesmos três itens: mtree, desc, files (algumas pastas possuem um quarto item chamado install)
Imagem

Vou usar como exemplo o pacote a52dec.

O que significa o pacote mtree?

Se eu abrir o arquivo files ele ira mostrar a mesma informação que eu iria obter ao digitar pacman -Ql a52dec Porque isso acontece?
Imagem

Se eu abrir o arquivodesc ele ira mostrar a mesma informação que eu iria obter ao digitar pacman -Qi a52dec Porque isso acontece?
Imagem

Por fim qual é a função dessas pastas /var/lib/pacman/local/ e/var/lib/pacman/sync/ e os arquivos que estão contidos nelas?

Pelo que consegui interpretar quando um pacote é instalado ele precisa de um local para depositar suas informações e por esse motivo vai para /var/lib/pacman/local/

Aguardo as respostas para me ajudarem a compreender melhor os pacotes :lol:
Como devo me comportar? Interessantes regras de etiqueta para minha pessoa.

Data do primeiro contato e da instalação do manjaro em meu notebook: (01/08/2016) Manjaro Daniella 16.06.1 XFCE

Esta mensagem de Daniel Dutra recebeu agradecimentos de
Holmes (22 Ago 2016, 06:44)
Avatar do usuário
Daniel Dutra
Membro

 
Mensagens: 143
Artigos: 3
Registro: 01 Ago 2016, 21:25
Agradeceu: 28 vez(es)
Agradecido: 23 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06.1 Daniella- 16.08 Ellada
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Para que serve as pastas que estão em /var/lib/pacman/?

Mensagempor Holmes » 22 Ago 2016, 06:45  •  MS 2

@Daniel Dutra, parabéns pelo texto e depois vou colocar na wiki...

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Para que serve as pastas que estão em /var/lib/pacman/?

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 22 Ago 2016, 08:10  •  MS 3

A maioria das dúvidas você mesmo respondeu haha
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Para que serve as pastas que estão em /var/lib/pacman/?

Mensagempor Daniel Dutra » 23 Ago 2016, 01:06  •  MS 4

Rsrsr o pessoal o que é isso. Realmente são duvidas eu quero saber como o pacman consegue ser tão sincronico assim. Baixei o codigo fonte do pacman no site do arch e estou dando uma olhada para ver se encontro as respostas e estou lendo o manual. Parece que cada comando que digitamos el ja sabe o local ao qual se remete as informações. Eu queria entender como e porque ele faz isso rs
Como devo me comportar? Interessantes regras de etiqueta para minha pessoa.

Data do primeiro contato e da instalação do manjaro em meu notebook: (01/08/2016) Manjaro Daniella 16.06.1 XFCE
Avatar do usuário
Daniel Dutra
Membro

 
Mensagens: 143
Artigos: 3
Registro: 01 Ago 2016, 21:25
Agradeceu: 28 vez(es)
Agradecido: 23 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06.1 Daniella- 16.08 Ellada
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Para que serve as pastas que estão em /var/lib/pacman/?

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 23 Ago 2016, 08:39  •  MS 5

Daniel Dutra escreveu:Rsrsr o pessoal o que é isso. Realmente são duvidas eu quero saber como o pacman consegue ser tão sincronico assim. Baixei o codigo fonte do pacman no site do arch e estou dando uma olhada para ver se encontro as respostas e estou lendo o manual. Parece que cada comando que digitamos el ja sabe o local ao qual se remete as informações. Eu queria entender como e porque ele faz isso rs

Olá Daniel,
É que assim, os diretórios servem como uma espécie de "base de dados" para ele, todo programa, que faz uma tarefa que "memoriza" algo, precisa armazenar as informações em algum lugar, sejam elas configurações, endereços de servidores, arquivos de cache e assim por diante. Existem diversas formas de armazenar isso. Corrijam-me se estiver errado, pelo que vejo o pacman armazena em diretórios e arquivos de texto.
Não sei se lhe ajuda o que falei, ou se só confundi mais kkk mas é a concepção que tenho, pelo que vi até agora
abraço
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Para que serve as pastas que estão em /var/lib/pacman/?

Mensagempor Daniel Dutra » 23 Ago 2016, 15:28  •  MS 6

Jean Michel Kowalski escreveu:
Daniel Dutra escreveu:Olá Daniel,
É que assim, os diretórios servem como uma espécie de "base de dados" para ele, todo programa, que faz uma tarefa que "memoriza" algo, precisa armazenar as informações em algum lugar, sejam elas configurações, endereços de servidores, arquivos de cache e assim por diante. Existem diversas formas de armazenar isso. Corrijam-me se estiver errado, pelo que vejo o pacman armazena em diretórios e arquivos de texto.
Não sei se lhe ajuda o que falei, ou se só confundi mais kkk mas é a concepção que tenho, pelo que vi até agora
abraço


Opa companheiro Jean ao contrario você ajudou a elucidare clarear o entendimento da coisa. Era isso que precisava para fomentar a discussão. Nesse momento estou explorando bastante o pacman para ver como funciona essa organização. É interessante notar como ele administra e distribui os pacotes pela arvore de diretorio.
Se voce souber de algo mais será muito util.

Agradeço!
Como devo me comportar? Interessantes regras de etiqueta para minha pessoa.

Data do primeiro contato e da instalação do manjaro em meu notebook: (01/08/2016) Manjaro Daniella 16.06.1 XFCE
Avatar do usuário
Daniel Dutra
Membro

 
Mensagens: 143
Artigos: 3
Registro: 01 Ago 2016, 21:25
Agradeceu: 28 vez(es)
Agradecido: 23 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06.1 Daniella- 16.08 Ellada
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Para que serve as pastas que estão em /var/lib/pacman/?

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 23 Ago 2016, 16:43  •  MS 7

É bacana seu estudo sobre a ferramenta. Eu realmente não tenho nenhum conhecimento detalhado sobre ela em específico, apenas expus um conceito básico de software, da maneira como eu compreendo em minha mente kkk.
Agradeço pelo compartilhamento dos resultados do seu estudo, é sempre bom aprender coisas novas.
Abraço
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Para que serve as pastas que estão em /var/lib/pacman/?

Mensagempor nathanmaia23 » 21 Set 2016, 21:00  •  MS 8

Engraçado, eu também não sei exatamente como ocorre a lógica por trás do funcionamento do pacman, terminal e etc. Desconfio que seja tudo programação shell script, definição de diretórios em variáveis de ambiente e arquivos de configuração. Tudo isso estruturado de modo que a informação desejada seja recuperada facilmente com comandos "simples" no terminal.

Ou seja... existe a programação do terminal e do pacman que dita ao computador a sequência de ações que ele deve tomar para realizar uma tarefa;

Existe as informações armazenadas em disco em forma de arquivo de texto, hexadecimal ou outro formato para serem recuperadas e exibidas na tela de forma manual ou automática(através da programação das ações manuais dos humanos em uma linguagem compreensível pela máquina). As vezes a informação armazenada ainda precisa ser processada pela máquina para aí então poder ser exibida de uma maneira compreensível pelos seres humanos (em forma de imagem e som, por exemplo).

E existe os arquivos que armazenam aonde cada coisa fica. Uma espécie de mapa de tudo que está no sistema. As variáveis de ambiente do windows(PATH) e arquivos como o /etc/profile no manjaro são tipos de arquivos assim... mas não guardam o "caminho" de todos os arquivos por padrão...mas é possível acrescentar mais informações neles.

Não sei se era bem isso que você tava querendo entender. Mas é +- assim que eu enxergo o funcionamento do sistema. É claro que é tudo mais complexo e tem assunto de sobra em torno de sistemas operacionais para se discutir e estudar hehe.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 21 Set 2016, 21:14, em um total de 1 vez.
Razão: Incremento da resposta

Esta mensagem de nathanmaia23 recebeu agradecimentos de
Daniel Dutra (27 Set 2016, 07:17)
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

como adicionar meu repositório github no pacman?

por overlock » 16 Mai 2020, 19:54

Respostas: 2

Exibições: 353

17 Mai 2020, 10:39

por overlock Ver última mensagem

Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

^ Voltar ao Topo