Para que serve as pastas que estão em /var/lib/pacman/?

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Para que serve as pastas que estão em /var/lib/pacman/?

Mensagempor Daniel Dutra » 20 Ago 2016, 02:17  •  MS 1

Olá pessoal boa noite (bom dia na verdade já é de madrugada) tudo bem? Espero que sim!

Gostaria de informações de vocês com mais experiencia. Estou estudando o funcionamento do manjaro mais especificamente do pacman e achei algo curioso. São as pastas local e sync que ficam no seguinte endereço: /var/lib/pacman/local/ e
/var/lib/pacman/sync/
Gostaria de saber qual a sua função e se alguma alteração nelas iria afetar o comportamento do sistema (pergunto apenas para estudo): (Ocasionar quebra nos pacotes e no sistema por exemplo)

Bom pelo que pesquisei antes de postar grande parte da informação obtive nos seguintes endereços:
https://wiki.archlinux.org/index.html/Pacman_%28Portugu%C3%AAs%29
https://wiki.archlinux.org/index.html/pacman
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Fundamentos-do-sistema-Linux-arquivos-e-diretorios/?pagina=3

Bem o diretorio /var é onde fica informações variáveis do sistema e o sub-diretorio /lib é onde fica as bibliotecas. No meu caso meu interesse é nos arquivos do pacman. /var/lib/pacman/

1- Pelo que pesquisei a pasta /var/lib/pacman/sync/ é onde fica localizado as bases de dados do pacman. Para cada repositório especificado no /etc/pacman.confhaverá um arquivo de banco de dados correspondente localizado lá. Na pasta /var/lib/pacman/sync/ possui arquivos com a extensão .db (data base) e quando tento abrir o arquivo (apenas para visualizar seu conteudo. Recebo uma saida de erro dizendo que ocorreu um erro ao extrair o arquivo.