Estou explorando o pacman e ele vem sendo bem util para minha pessoa. Descobri algo legal que creio que não seja novidade mas como não localizei nada do tipo no forum resolvi postar.
O titulo do artigo ficou um pouco oculto por causa da limitação de caracteres do forum. Ao meu ver o titulo desse artigo ficaria:
Gerando uma lista de todos os arquivos que um pacote (ou varios pacotes) possui através do pacman
O companheiro Holmes postou uma dica que nos mostra como saber o numero de pacotes que temos instalados no manjaro.
Para saber o numero de pacotes oficiais instalados no seu sistema basta digitar no terminal:
pacman -Q|wc -l
No meu caso obtive o seguinte resultado.
- Código: Selecionar todos
[[email protected] ~]$ pacman -Q|wc -l 1050
Para listar todos os 1050 pacotes que tenho instalado basta digitar
pacman -Q
que será apresentado uma lista extensa com o nome e a versão de todos os pacotes.Bom até ai sem nenhuma novidade. Agora vamos ao que interessa.
Mão na massa
Suponha que você queira saber a onde estão os arquivos que compoem o seu pacote. Ou seja a onde esses arquivos estão distribuidos na arvore de diretorios do manjaro. Para isso vou utilizar como o exemplo dois pacotes que eu e você com certeza temos instalados no sistema. O Pacman e o Bash.[u]Gostaria que por favor que você repeti-se os comandos a seguir./u]
Digitando
pacman -Ql bash
você vai obter a seguinte saida.Como vemos esses são os destinos de onde estão todos os arquivos que compoem o Bash.
Agora digite
pacman -Ql pacman
iremos obter a seguinte saida.Dica Legal
Bem caso voce queira poupar tempo e obter o resultado dos dois pacotes de uma vez basta digitar
pacman -Ql bash pacman
. Perceba que colocando o nome dos pacotes na frente iremos obter o resultado de varios pacotes de uma vez.A parte interessante
Mas pare e pense. Eu possuo 1050 pacotes instalados no sistema e se eu quiser saber todos os arquivos que compoem todos os pacotes, eu vou ter que digitar
pacman -Ql nome-do-pacote
1050 vezes em seguida? Ou seja terei que digitar pacman -Ql nome-do-pacote
para cada pacote? Seria muito trabalhoso e demandaria muito tempo.Para você obter os arquivos de todos os pacotes de uma vez basta digitar
pacman -Q |pacman -Ql
Dessa maneira você vai obter o resultado de todos os seus arquivos de uma vez. No meu caso obtive o resultado de 1050 pacotes.
Salvando o arquivo em um documento de texto
Quando você abre o terminal você possivelmente estará no seu diretorio home do seu usuario. Para saber onde está basta digitar
pwd
Caso você queira salvar a lista de todos os arquivos que seus pacotes possuem basta digitar:
pacman -Q |pacman -Ql >> lista-de-todos-os-arquivos-de-todos-os-programas.txt
Perceba que com o uso do
>>
solicitamos ao comando criar um arquivo de texto no diretorio que estavamos acessando no terminal. Esse arquivo que foi criado com o nome de lista-de-todos-os-arquivos-de-todos-os-programas.txt possui todos os 1050 pacotes com seus respectivos arquivos.Por fim você terá uma lista de todos os arquivos dos seus pacotes salva em texto.
== Editado em 23 Ago 2016, 21:32 ==
Outra dica que pode vir a ser interessante é caso você queira saber todos os seus pacotes instalados que possuem arquivos executaveis que podem ser encontrados na pasta
usr/bin~
. - Código: Selecionar todos
pacman -Q |pacman -Ql |grep /usr/bin
Com esse comando ele ira procurar nos seus pacotes que foram listados com
pacman -Q
quais deles possuem arquivos executaveis.