Comportamento do Manjaro nas atualizações

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Mensagempor Pedro_Rafael » 26 Ago 2016, 19:09  •  MS 1

Caros, sou usuário de Arch linux em meu notebook a dois anos. Recentemente por não ter tempo de instalar o Arch em um desktop do trabalho pelo fato de ele possuir um SSD modificado pela HP, não quis passar horas para tentar configurar o boot corretamente do sistema.

Tive uma esperiência antiga com um notebook velho com Manjaro com interface XFCE que foi frustante. Foi frustante pois passei alguns meses sem atualizar o sistema e depois quando tentei tiver numerosos problemas para atualizar, atualizações quebradas, entre outras coisas.

Isso é um problema que ainda posso esperar caso passe algum tempo sem atualizar o SO ou não?

Assim como o arch o manjaro é rolling release. Diferentemente do arch, o manjaro é distribuido com versões do gnome e kde plasma razovelmente modificadas com temas entre outras coisas. Em futuras versões do SO essas modificações são instaladas ao atualizar o manjaro? Esse KDE Plasma que vem com ele é bastante modificado da versão do KDE Plasma padrão?

Obirgado desde já.
Editado pela última vez por Holmes em 27 Ago 2016, 10:29, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
Pedro_Rafael
Aprendiz

Registro: 13 Jun 2013, 15:28
Agradeceu: 13 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Mensagempor Holmes » 27 Ago 2016, 10:34  •  MS 2

tenho dois notes, sendo um deles é um netbook. os dois com Manjaro e com o netbook demoro atualizar, pois uso mais o outro. quando vou atualizar o netbook não ocorre nenhum erro, sem problemas!

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde

Esta mensagem de Holmes recebeu agradecimentos de
Pedro_Rafael (27 Ago 2016, 12:14)
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux

Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Agradeceu: 173 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM

Mensagempor Pedro_Rafael » 27 Ago 2016, 12:14  •  MS 3

Muito obrigado pela resposta. Tenho outra dúvida. Qual o principal motivo do manjaro ter repositórios próprio. Por que não utilizar diretamente os repositórios do Arch?
Pedro_Rafael
Aprendiz

Registro: 13 Jun 2013, 15:28
Agradeceu: 13 vez(es)
Versão: 17.0
Ambiente: XFCE

Mensagempor chmercesmoreira » 27 Ago 2016, 15:50  •  MS 4

No site do Manjaro tem uma página explicando sobre as diferenças entre o Manjaro e o Arch:
http://manjaro.github.io/about/

However, Manjaro boasts a few extra features of its own, including:

A simplified, user-friendly installation process
Automatic detection of your computer’s hardware (e.g. graphics cards)
Automatic installation of the necessary software (e.g. graphics drivers) for your system
Dedicated software repositories that deliver fully tested and stable software packages <--
Support for the easy installation and use of multiple kernels

O motivo em negrito é a resposta para a sua pergunta, a equipe do Manjaro tenta fornecer diferentes repositórios com diferentes níveis de estabilidade, são 3 ao todo, estável, instável e teste. No caso do Arch Linux não existe essa divisão e o único repositório recebe atualizações assim que são submetidas, não havendo um controle tão rigoroso no quesito estabilidade como é feito do Manjaro. Eu estou usando o Arch pois prefiro receber as últimas atualizações o mais rápido possível ao custo de ter que lidar com problemas que podem surgir com isso. O Manjaro é mais indicado para os usuários que não tem muita experiência com o sistema Linux no geral e que querem usar um sistema estável e pacotes testados antes de serem atualizados.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 27 Ago 2016, 15:51, em um total de 2 vezes.
Razão: Correção
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Versão: 2018
Ambiente: KDE

Mensagempor Holmes » 27 Ago 2016, 20:40  •  MS 5

chmercesmoreira escreveu:Eu estou usando o Arch pois prefiro receber as últimas atualizações o mais rápido possível ao custo de ter que lidar com problemas que podem surgir com isso.

basta usar o Manjaro com o repo testing!

Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux

Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Agradeceu: 173 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM

Mensagempor chmercesmoreira » 27 Ago 2016, 20:51  •  MS 6

Holmes escreveu:
chmercesmoreira escreveu:Eu estou usando o Arch pois prefiro receber as últimas atualizações o mais rápido possível ao custo de ter que lidar com problemas que podem surgir com isso.

basta usar o Manjaro com o repo testing!

Acho que o repositório do Manjaro mais próximo da velocidade de atualização do Arch seria o unstable:
Unstable repositories: These are used to store software packages that have known or suspected stability and/or compatibility issues. This software may therefore be subject to patching by the Manjaro developers prior to being released to the testing repositories. Although the very latest software will be located here, using the unstable respositories may consequently break your system!

Testing repositories: These are used to store patched software packages from the unstable repositories, as well other new software releases that are considered at least sufficiently stable. This software will be subject to further checks by developers and testers for potential bugs and/or stability issues, prior to being released to the stable repositories for public use.

Stable repositories: These are the default repositories used by Manjaro systems to provide updates and downloads to the general user base.

No futuro quando eu tiver mais tempo eu volto para o Manjaro e tento utilizar o repositório instável, o bom é que vou poder ajudar reportando problemas para a equipe do Manjaro.

@edit
Encontrei um post no reddit com uma resposta interessante sobre a diferença entre o repositório instável do Manjaro para o Arch Linux:
https://www.reddit.com/r/archlinux/comm ... d_manjaro/

Basicamente os pacotes do repositório instável do Manjaro são os pacotes do repositório estável do Arch.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 27 Ago 2016, 21:13, em um total de 1 vez.
Razão: Adicionar informações
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Versão: 2018
Ambiente: KDE