xfce4-power-manager equivale ao xfce4-power-manager-settings  [Resolvido]

Assuntos gerais relacionados ao XFCE, por exemplo, instalação, configuração, personalização, etc.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

xfce4-power-manager equivale ao xfce4-power-manager-settings

Mensagempor Daniel Dutra » 29 Ago 2016, 11:26  •  MS 1

Boa noite companheiros mais uma vez. Tudo bem? Espero que sim!

Pessoal estou com essa duvida apenas a titulo de curiosidade mesmo. Essa curiosidade se deve ao fato de eu estar "estudando" e conhecendo como os pacotes funcionam no manjaro.

Ela se refere a um software que compoem o ambiente grafico XFCE. A minha duvida é sobre o xfce4-power-manager.

http://docs.xfce.org/xfce/xfce4-power-manager/start

A ferramenta se chama xfce4-power-manager mas se eu digitar o comando pacman -Q ou pacman -Ss xfce | grep -i instalado o pacote que vem instalado referente a essa ferramenta aparece com o nome de xfce4-power-manager-dev. Duvida 1 Porque isso acontece?

Existem 2 arquivos executaveis para esse aplicativo em usr/bin e eles se chamam xfce4-power-manager exfce4-power-manager-settings
Imagem

Quando eu executo o aplicativo que está em usr/bin/xfce4-power-manager não acontece nada. Nada abre ou é executado! Mas quando eu executo o aplicativo usr/bin/xfce4-power-manager-settings ele aparece o aplicativo Gerenciador de Energia
Imagem

Duvida 2 Não deveria abrir dois programas já que existem dois executaveis distintos? (sei que essa duvida é muito noob rs)

Quando uso o Localizador de Aplicativos e busco pelo comando xfce4-power-manager ele me remete ao settings.
Imagem

O curioso é que possuem man pages para os dois.
Código: Selecionar todos
man  xfce4-power-manager
man  xfce4-power-manager-settings

Imagem

Duvida 3 Porque isso acontece se na realidade só há um aplicativo?

Por fim minha duvida central é porque parece existir dois aplicativos para o mesmo programa sendo que eu só consigo executar um?

Desde já agradeço a atenção!
Como devo me comportar? Interessantes regras de etiqueta para minha pessoa.

Data do primeiro contato e da instalação do manjaro em meu notebook: (01/08/2016) Manjaro Daniella 16.06.1 XFCE
Daniel Dutra
Membro

Artigos: 3
Registro: 01 Ago 2016, 21:25
Agradeceu: 28 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06.1 Daniella- 16.08 Ellada
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

xfce4-power-manager equivale ao xfce4-power-manager-settings  [Resolvido]

Mensagempor chmercesmoreira » 29 Ago 2016, 11:52  •  MS 2

Esse sufixo -dev (development) nos pacotes do repositório extra do Manjaro: https://github.com/manjaro/packages-extra
acredito que se trate de pacotes que estão com versões ainda em desenvolvimento: https://en.wikipedia.org/wiki/Branching_(version_control)#Development_branch, parece que todo pacote com esse sufixo também possui um pacote relacionado sem esse sufixo, deve ter relação com a maneira como o pessoal do Manjaro organiza os pacotes por nível de estabilidade, não entendi direito, precisamos perguntar para a equipe deles ou procurar algum guia explicando como eles controlam isso.

Agora com relação aos dois binários, uma possibilidade é um deles ser a versão GUI (interface gráfica) e a outra a versão CLI (interface de linha de comando), isso é comum e eu já vi uma série de programas com duas versões executáveis seguindo essa estratégia.

@edit
Olhando na documentação do xfce: http://docs.xfce.org/xfce/xfce4-power-m ... references
Parece que é possível abrir a aplicação gráfica a partir da aplicação de linha de comando passando o parâmetro -c, tenta executar o comando:
xfce4-power-manager -c

E veja se vai abrir a janela que abre com o binário xfce4-power-manager-settings.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 29 Ago 2016, 11:57, em um total de 1 vez.
Razão: Correção
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Habilidade: Intermediate

Mensagempor Daniel Dutra » 29 Ago 2016, 15:14  •  MS 3

Obrigado companheiro Moreira você esclareceu as minhas duvidas.
chmercesmoreira escreveu:Esse sufixo -dev (development) nos pacotes do repositório extra do Manjaro: https://github.com/manjaro/packages-extra
acredito que se trate de pacotes que estão com versões ainda em desenvolvimento: https://en.wikipedia.org/wiki/Branching_(version_control)#Development_branch, parece que todo pacote com esse sufixo também possui um pacote relacionado sem esse sufixo, deve ter relação com a maneira como o pessoal do Manjaro organiza os pacotes por nível de estabilidade, não entendi direito, precisamos perguntar para a equipe deles ou procurar algum guia explicando como eles controlam isso.

Compreendi pensava que o pacote se referia que teriamos que desenvolver akguma configuração no pacote rs

Agora com relação aos dois binários, uma possibilidade é um deles ser a versão GUI (interface gráfica) e a outra a versão CLI (interface de linha de comando), isso é comum e eu já vi uma série de programas com duas versões executáveis seguindo essa estratégia.

Então no caso a minha duvida se confirma, no final a versão em CLI executa a mesma função que a interface grafica né? Isso também se aplica em todos os programas que você ja viu? Quero dizer se possui uma versão CLI e uma GUI as duas desempenham as mesmas funções?

@edit
Olhando na documentação do xfce: http://docs.xfce.org/xfce/xfce4-power-m ... references
Parece que é possível abrir a aplicação gráfica a partir da aplicação de linha de comando passando o parâmetro -c, tenta executar o comando:
xfce4-power-manager -c

E veja se vai abrir a janela que abre com o binário xfce4-power-manager-settings.

Realmente digitando xfce4-power-manager -c abre o binário xfce4-power-manager-settings

Achei engraçado que se eu digitar no terminal xfce4-power-manager --no-daemon ele aparece a seguinte mensagem

[[email protected] ~]$ xfce4-power-manager --no-daemon
Gerenciador de Energia do Xfce: Um outro gerenciador de energia já está em execução

Será que os dois binarios xfce4-power-manager e xfce4-power-manager-settings entram em conflito? rs

Digitando xfce4-power-manager --quit ele consegue fechar o xfce4-power-manager-settings também.

Data do primeiro contato e da instalação do manjaro em meu notebook: (01/08/2016) Manjaro Daniella 16.06.1 XFCE
Daniel Dutra
Membro

Mensagempor chmercesmoreira » 29 Ago 2016, 17:00  •  MS 4

Daniel Dutra escreveu:Então no caso a minha duvida se confirma, no final a versão em CLI executa a mesma função que a interface grafica né? Isso também se aplica em todos os programas que você ja viu? Quero dizer se possui uma versão CLI e uma GUI as duas desempenham as mesmas funções?

Sim, todos tem as mesmas funções, algumas pessoas preferem usar a versão de linha de comando por acharem ser mais rápido, eu por exemplo prefiro usar o pacman ao pamac (não é exatamente o caso que a gente está discutindo pois o pamac é uma interface independente para o pacman).

Daniel Dutra escreveu:Achei engraçado que se eu digitar no terminal xfce4-power-manager --no-daemon ele aparece a seguinte mensagem

[[email protected] ~]$ xfce4-power-manager --no-daemon
Gerenciador de Energia do Xfce: Um outro gerenciador de energia já está em execução

Será que os dois binarios xfce4-power-manager e xfce4-power-manager-settings entram em conflito? rs

Digitando xfce4-power-manager --quit ele consegue fechar o xfce4-power-manager-settings também.

A documentação do xfce diz que o xfce4-power-manager é iniciado automaticamente junto com o sistema, esse foi o provável motivo para você ter recebido essa mensagem informando que já tem outro em execução.
If your distribution doesn't come with a default installation of xfce4-power-manager, it will be started next time you log into your Xfce desktop after you have installed it
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 29 Ago 2016, 17:01, em um total de 2 vezes.
Razão: Correção
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

Mensagempor Daniel Dutra » 29 Ago 2016, 22:21  •  MS 5

Concordo com você nesse ponto também companheiro chmercesmoreira prefiro o pacman ao pamac.

Você vem me confirmando que realmente eu ando muito aquem do que se espera de alguem que quer entender o GNU/Linux tenho que explorar mais as documentações, tem muita coisa nelas né.

Bem o topico já foi resolvido pois você esclareceu todas as minhas duvidas principais. Novamente agradeço!

Daniel Dutra
Membro

Mensagempor chmercesmoreira » 29 Ago 2016, 22:40  •  MS 6

Você não está muito aquém de alguém que quer entender o sistema GNU/Linux, você está no caminho certo, eu também não entendo muito, o que sei hoje foi por ser curioso igual a você.
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

Voltar para XFCE