Intel + Nvidia = sem HDMI

Assuntos relacionados com suporte a hardware e periféricos.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Intel + Nvidia = sem HDMI

Mensagempor Érico Knapp Lutzer » 10 Out 2016, 17:32  •  MS 1

Boa tarde pessoal!

Estive verificando algumas postagens aqui mas nenhuma com alguma solução.. Instalei o manjaro a pouco no meu note ASUS N46VM mas não consigo de jeito nenhum fazer aparecer a saída HDMI no xrandr.. O meu note tem uma placa onboard Intel e outra Nvidia GeForce 630M.. Testei apenas com o driver da intel, com bumblebee, com os drivers proprietários e nada..

Aliás, com os drivers padrão instalados (bumblebee-nouveau), o optirun não funciona (tela preta e reinício de toda a sessão), e com o bumblebee-nvidia fazendo os testes com glxgears tem o desempenho inferior com optirun do que sem (55fps rodando com optirun e 60 sem..)

Acredito que esses dos problemas estejam vinculados.. Então se alguém tem uma configuração parecida de notebook com o manjaro funcionando tudo ok, ficarei grato se puderem me dar uma mão de como resolver esses problemas aí..

Abraço e obrigado desde já!

== Editado em 11 Out 2016, 11:54 ==

Pra complementar, seguem abaixo algumas informações que podem ser úteis.. Agradeço a todos que puderem me ajudar a solucionar este problema, pois realmente não queria deixar o manjaro..

Código: Selecionar todos
[[email protected] ~]$ lspci | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 3rd Gen Core processor Graphics Controller (rev 09)
01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GF108M [GeForce GT 630M] (rev ff)


Código: Selecionar todos
[[email protected] ~]$ xrandr
Screen 0: minimum 8 x 8, current 1366 x 768, maximum 32767 x 32767
LVDS1 connected primary 1366x768+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 310mm x 170mm
   1366x768      60.10*+
   1024x768      60.00 
   1024x576      60.00 
   960x540       60.00 
   800x600       60.32    56.25 
   864x486       60.00 
   640x480       59.94 
   720x405       60.00 
   680x384       60.00 
   640x360       60.00 
VGA1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
VIRTUAL1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)


Código: Selecionar todos
[[email protected] ~]$ inxi -G
Graphics:  Card-1: Intel 3rd Gen Core processor Graphics Controller
           Card-2: NVIDIA GF108M [GeForce GT 630M]
           Display Server: X.Org 1.18.4 driver: intel Resolution: [email protected]
           GLX Renderer: Mesa DRI Intel Ivybridge Mobile GLX Version: 3.0 Mesa 12.0.3
Editado pela última vez por Érico Knapp Lutzer em 11 Out 2016, 11:55, em um total de 2 vezes.
Razão: Complementação da mensagem (saídas do terminal)
Avatar do usuário
Érico Knapp Lutzer
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 10 Out 2016, 17:09
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.08
Ambiente: KDE
Repositório: stable
Habilidade: Intermediate

Intel + Nvidia = sem HDMI

Mensagempor nathanmaia23 » 13 Out 2016, 12:36  •  MS 2

Precisa ser no xrandr? Já tentou outro aplicativo como o arandr?

Desculpe não poder oferecer uma ajuda melhor. Infelizmente não tenho como tentar reproduzir o seu problema aqui (tenho uma configuração parecida e um notebook da mesma marca e quase o mesmo modelo [Asus N53SM]) porque o módulo hdmi da minha tv queimou com uma descarga elétrica causada por um raio que caiu próximo da minha casa. Vou dar uma olhada no google e no fórum internacional do manjaro mais tarde e ver se consigo te ajudar a encontrar a solução.

== Editado em 13 Out 2016, 12:39 ==

- No painel de controle nvidia você encontra a opção de alterar resolução da entrada e saída da placa nvidia. Talvez você consiga o que quer fazer com o xrandr por lá.

P.S: Se apresentar erro ao abrir 'nvidia-settings', execute o comando:
Código: Selecionar todos
 sudo optirun nvidia-settings -c :8


- Tente explorar algumas das opções de execução do comando xrandr no terminal. Verifique a documentação 'man xrandr' ou 'info xrandr'.

-Tente executar o xrandr usando a gpu com o comando 'optirun' ou 'primusrun'. Se não me engano a saída hdmi está vinculada a placa nvidia e não a integrada intel.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 13 Out 2016, 12:48, em um total de 6 vezes.
Razão: complemento

Esta mensagem de nathanmaia23 recebeu agradecimentos de
Érico Knapp Lutzer (14 Out 2016, 19:33)
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Intel + Nvidia = sem HDMI

Mensagempor Érico Knapp Lutzer » 14 Out 2016, 19:27  •  MS 3

Obrigado Nathan pela resposta!

Eu já tentei com o arandr sim, as saídas mostradas são as mesmas que com o xrandr.. Eu to a tempo nessa briga com o HDMI, inclusive estou com o ubuntu agora, tentando fazer funcionar, e também sem sucesso.. Tenho o windows 7 em dual boot e por lá funciona normalmente...

No manjaro eu acessei o nvidia-settings com optirun:
1) Primeiro utilizando o driver bumblebee-nouveau: tudo que eu tentava rodar com optirun a interface gráfica morria na hora, encerrando completamente a sessão voltando para a tela de login
2) Utilizando bumblebee-nvidia: Mesma mensagem de erro que quando eu rodava sem optirun..

Com o bumblebee nunca consegui fazer o HDMI ao menos ser listado, desde o kubuntu 14.04. Não sei se utilizar bumblebee é uma saída pro meu caso, atualmente estou brigando para fazer funcionar com o nvidia-prime

Da pra ver que venho tentando resolver este problema a tempo heheh..
Avatar do usuário
Érico Knapp Lutzer
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 10 Out 2016, 17:09
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.08
Ambiente: KDE
Repositório: stable
Habilidade: Intermediate

Intel + Nvidia = sem HDMI

Mensagempor nathanmaia23 » 18 Out 2016, 11:57  •  MS 4

Eu estava fuçando no arquivo de configuração do xorg "90-mhwd.conf" e reparei em uma linha na sessão 'serverlayout' que continha um "Xinerama" com o valor "0".

Dei uma pesquisada para saber para que ele servia e, aparentemente, se trata de uma opção para ativar multigpus/multimonitores. Ao meu ver está desativado por padrão no manjaro, já que este arquivo foi gerado automaticamente pela instalação dos drivers nvidia bumblebee através do mhwd.

Verifique esta explicação a respeito do xinerama no archwiki:
Explicação do Archwiki

Não sei se você ainda está disposto, mas tente mudar o valor '0' deste atributo para '1' e veja se resolve. Se esta entrada não existe, tente adicioná-la com o valor 1. Aviso: isso é uma sugestão que eu não testei. Faça por sua conta e risco, hehe.

Código: Selecionar todos
Section "ServerLayout"
    Identifier     "Layout0"
    Screen      0 "Screen0"   
    Inactive "intel"
    InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
    InputDevice    "Mouse0" "CorePointer"
    Option         "Xinerama" "1"
EndSection
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 18 Out 2016, 12:03, em um total de 3 vezes.
Razão: Complemento
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Intel + Nvidia = sem HDMI

Mensagempor ferusario » 28 Mar 2017, 22:05  •  MS 5

Érico Knapp Lutzer escreveu:Obrigado Nathan pela resposta!

Eu já tentei com o arandr sim, as saídas mostradas são as mesmas que com o xrandr.. Eu to a tempo nessa briga com o HDMI, inclusive estou com o ubuntu agora, tentando fazer funcionar, e também sem sucesso.. Tenho o windows 7 em dual boot e por lá funciona normalmente...

No manjaro eu acessei o nvidia-settings com optirun:
1) Primeiro utilizando o driver bumblebee-nouveau: tudo que eu tentava rodar com optirun a interface gráfica morria na hora, encerrando completamente a sessão voltando para a tela de login
2) Utilizando bumblebee-nvidia: Mesma mensagem de erro que quando eu rodava sem optirun..

Com o bumblebee nunca consegui fazer o HDMI ao menos ser listado, desde o kubuntu 14.04. Não sei se utilizar bumblebee é uma saída pro meu caso, atualmente estou brigando para fazer funcionar com o nvidia-prime

Da pra ver que venho tentando resolver este problema a tempo heheh..



Érico, abandonei o manjaro um tempo atrás pelo mesmo problema que você. Fucei em todos os lugares que imaginei, em pt-br ou em eng, mas nada resolveu. Já vi q vc está batalhando... se algo der certo, compartilhe!
Avatar do usuário
ferusario
Novato

 
Mensagens: 2
Registro: 25 Out 2015, 18:35
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: manjaro
Versão: 15
Ambiente: kde
Repositório: stable
Habilidade: intermediario

Intel + Nvidia = sem HDMI

Mensagempor Jony Ridel » 30 Mar 2017, 15:04  •  MS 6

Boa tarde veja se esse artigo do Akita pode lhe ajudar, não cheguei a testar.
Optimus Hybrid Graphics

The Dell XPS model 9550 uses the Optimus Hybrid architecture. Prime drivers are for standalone NVIDIA GPUs. But most notebooks work with the integrated Intel Graphics card as the primary and only card (particularly lightweight ultrabooks) and the more "Pro" models bridge it out to a secondary NVIDIA GTX 960M.


Neste post ele fala da instalação no XPS com o driver da NVDIA
Avatar do usuário
Jony Ridel
Novato

 
Mensagens: 2
Registro: 30 Mar 2017, 13:24
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Antergos
Versão: 17.1
Ambiente: Gnome
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Dois monitores Nvidia Prime

por snoopyfael » 08 Abr 2020, 09:57

Respostas: 4

Exibições: 424

11 Abr 2020, 10:25

por snoopyfael Ver última mensagem

Tela preta tentando instalar o driver da nvidia

por TBussola » 15 Jan 2021, 18:06

Respostas: 1

Exibições: 150

15 Jan 2021, 20:40

por tioguda Ver última mensagem

Voltar para Hardware e Periféricos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

^ Voltar ao Topo