Nvidia Prime  [Resolvido]

Assuntos relacionados com áudio e vídeo.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Nvidia Prime

Mensagempor nathanmaia23 » 18 Out 2016, 15:26  •  MS 1

Olá, gostaria de saber se existe um modo de usar o driver nvidia Prime ao invés do bumblebee no manjaro, mais específicamente no JWM. Segui este guia, mas não deu certo. Tentei fazer umas gambiarras aleatórias em alguns passos deste guia baseado em outros guias semelhantes a este do link, mas também sem sucesso. Ao tentar invocar o xrandr, ele acusava sempre que não conseguia encontrar o display. Desisti de dar murro em ponta de faca, reinstalei o bumblebee e vim aqui pedir socorro para vocês. :p

A razão de eu querer usar o Nvidia-Prime é por ter lido relatos de que ele tem um desempenho muito melhor do que o driver bumblebee. Vi uns benchmarks simples com glxspheres pela internet e em alguns casos se obtinha o dobro do desempenho em frames/segundo devido ao uso do DMA que não é utilizado no bumblebee. Eu gostaria de testar aqui também, até porque parece que o bumblebee já está marcado como obsoleto e ta meio parado no desenvolvimento, pelo que eu andei lendo.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 18 Out 2016, 15:29, em um total de 1 vez.
Razão: complemento
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Nvidia Prime

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 18 Out 2016, 15:48  •  MS 2

Chegasse a ver esse link da arch wiki? wiki.archlinux.org/PRIME
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Nvidia Prime

Mensagempor nathanmaia23 » 18 Out 2016, 16:06  •  MS 3

Ele diz para fazer mais ou menos a mesma coisa do link que eu botei no meu post, alterando menos arquivos. Vou tentar me limitar somente as alterações do link que você passou. Vamos ver se funciona...
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 18 Out 2016, 16:07, em um total de 1 vez.
Razão: complemento
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Nvidia Prime

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 18 Out 2016, 16:37  •  MS 4

Certo, qualquer coisa posta ai.
Eu queria testar isso pra dar uma força, mas não entendi bem, esse driver é apenas para placas híbridas?
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Nvidia Prime

Mensagempor nathanmaia23 » 18 Out 2016, 17:06  •  MS 5

Não deu certo.

Então, o bumblebee é o mais simples para se utilizar em placas híbridas, permitindo decidir com qual gpu o computador deve executar um programa. Mas parece que ele tem o contra de não utilizar DMA, tornando o uso da GPU menos eficiente. Para aplicações simples, o impacto pode não ser grande, mas nas que exigem um pouco mais de processamento gráfico, fica pesado pra máquina não ter acesso direto a memória.

A alternativa ao bumblebee é o nvidia-prime, que é fornecido pela canonical no ubuntu, mas parece que não tem esse pacote nos repositórios do manjaro ou AUR. Mesmo assim, esse sujeito do link com o guia no meu primeiro post diz ter conseguido fazer funcionar no manjaro. Mais tarde eu vejo mais isso. Se você ou outra pessoa descobrirem um modo de resolver isso, postem aí que eu testo depois.

P.S: Não sei se é só para placas híbridas. Desconfio que sim.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 18 Out 2016, 17:08, em um total de 1 vez.
Razão: post scriptum
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Nvidia Prime

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 19 Out 2016, 07:01  •  MS 6

É nesse caso fica mais dificil te ajudar daqui, tenho placa nvidia mas é offboard, em desktop.
Os links que eu encontrei aqui provavelmente você já viu também. Mas vou ficar de olho, qualquer coisa que encontrar posto aqui.
Uma dica talvez é fazer uma pergunta no fórum internacional, às vezes alguém lá já utiliza esse driver.
Abraço
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Nvidia Prime  [Resolvido]

Mensagempor nathanmaia23 » 19 Out 2016, 17:22  •  MS 7

Aparentemente, o manjaro não é capaz de lidar apropriadamente com o Prime por causa do mhwd. É uma ótima ferramenta, mas parece que a forma como ele foi projetado o torna incompativel com o prime (ou é só por ser derivação do arch mesmo). Na melhor das hipóteses, ele dificulta um bocado a fazer o prime funcionar como deve... e só de pensar que com a chegada de um novo driver eu teria que voltar a mexer nos arquivos para ajustar as configurações reforça a ideia de deixar pra lá.

Bom, clonei a partição com o clonezilla e vou botar o ubuntu aqui que é o melhor em desempenho gráfico pra ver se a diferença com o prime na performance é muito grande. Valeu pelas respostas, Jean! :)
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 19 Out 2016, 19:27, em um total de 1 vez.
Razão: correção
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Nvidia Prime

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 20 Out 2016, 07:02  •  MS 8

nathanmaia23 escreveu:Aparentemente, o manjaro não é capaz de lidar apropriadamente com o Prime por causa do mhwd. É uma ótima ferramenta, mas parece que a forma como ele foi projetado o torna incompativel com o prime (ou é só por ser derivação do arch mesmo). Na melhor das hipóteses, ele dificulta um bocado a fazer o prime funcionar como deve... e só de pensar que com a chegada de um novo driver eu teria que voltar a mexer nos arquivos para ajustar as configurações reforça a ideia de deixar pra lá.

Bom, clonei a partição com o clonezilla e vou botar o ubuntu aqui que é o melhor em desempenho gráfico pra ver se a diferença com o prime na performance é muito grande. Valeu pelas respostas, Jean! :)

É uma pena não ter dado certo. Quem sabe em futuro próximo eles facilitem a utilização, visto que o número de usuários têm crescido bastante, bem como o uso de placas híbridas.
Abraço
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Nvidia Prime

Mensagempor nathanmaia23 » 22 Out 2016, 02:13  •  MS 9

Bom, testei as aplicações com a GPU usando o PRIME no Ubuntu e não senti a vantagem de desempenho que eu gostaria de ver para justificar a mudança de distro. Manjaro mantém o reinado no meu laptop hehe. :p
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Re: Nvidia Prime

Mensagempor imhotep » 22 Out 2016, 08:04  •  MS 10

Eu tentei usar o Prime no Arch mas o Bumblebee foi muito mais simples de configurar. Nem me atrevo a fazer comparações com o Ubuntu, que é muito mais pesado que o Arch e derivados.
Na verdade, nem usando Inkscape e Gimp pesadamente, além do Bricscad, eu notei diferença. O gargalo foi mais pela minha máquina ser velha do que por problemas de performance oriundos dos drivers. Mesma placa híbrida Intel - Nvidia.
Talvez só consumo de bateria mas não monitorei pra falar.
Avatar do usuário
imhotep
Aprendiz

 
Mensagens: 10
Registro: 09 Set 2016, 18:27
Agradeceu: 5 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Archlinux
Versão: rolling release
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Advanced

Próximo

Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Dois monitores Nvidia Prime

por snoopyfael » 08 Abr 2020, 09:57

Respostas: 4

Exibições: 424

11 Abr 2020, 10:25

por snoopyfael Ver última mensagem

Tela preta tentando instalar o driver da nvidia

por TBussola » 15 Jan 2021, 18:06

Respostas: 1

Exibições: 150

15 Jan 2021, 20:40

por tioguda Ver última mensagem

Voltar para Áudio e Vídeo



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

^ Voltar ao Topo