Olha, quando eu fui entrando aos poucos no mundo linux por conta própria, dei minhas testadas contra a parede também. Vários kernel panic hehehe. Antes eu achava que era apenas culpa dos sistemas que eu estava testando e depois de quebrar a cabeça sem sucesso em resolver um problema, pulava para outra distribuição para conhecer algo diferente daquilo. Com o tempo eu fui adquirindo conhecimento com cada experiencia dessas que tive e hoje consigo usar o linux com relativa segurança da mesma forma que eu uso o windows. É diferente, não adianta chorar e ficar tentando achar um windows no meio disso aqui. Tem algumas similaridades, mas você precisa ter a consciencia de que é um sistema operacional diferente. Já é bem incrível que nós possamos rodar aplicações do windows dentro do linux sem o uso de uma máquina virtual através do wine.
Pesquise, aprenda e experimente. Eventualmente você vai ter a base necessária para se virar assim como já deve ter com o windows e vai saber o que é seguro ou não de se fazer no sistema e, assim, evitar quebrar o SO.
Na minha opinião, o manjaro é a melhor opção ao lado do Linux Mint que tanta gente parece adorar. Prefiro o manjaro é claro.
A propósito, seja bem vindo.
PS: se não tiver feito isso ainda, abra um tópico na área de iniciantes pedindo ajuda com a instalação caso já tenha tentado seguir guias de instalação que tem por aí no google. É bem simples, na verdade. Se for dual boot com um sistema já instalado que você quer preservar, o cuidado deve ser maior e pode ser um pouco mais complicado. Mas se for instalação do zero, normal ou dual-boot, os passos são bem simples para uma instalação padrão.