Intel HD Graphics 5500  [Resolvido]

Assuntos relacionados com áudio e vídeo.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Intel HD Graphics 5500

Mensagempor andteslu » 22 Nov 2016, 17:34  •  MS 1

Gente, estou com um problema relacionado à resolução da tela: sempre que inicio a reprodução de um vídeo em HD ou Full HD em qualquer site, o sistema inteiro dá muito lag. Desconfio que os drivers da minha placa de vídeo não estejam instalados, pois não é o primeiro problema que encontrei relacionado à resolução de tela, também já aconteceu de, ao conectar um monitor externo e espelhar a imagem, a resolução ser diminuída para 1280x768, ao invés de ser mantida na resolução nativa do monitor externo (1360x768). Tenho um i3 5020U com HD Graphics 5500 (6GB de RAM, se precisarem saber), qualquer ajuda pra arrumar o problema é bem vinda haha.

Só pra constar, eu já usei sistemas linux antes e já resolvi um monte de problemas parecidos, porém sou novo em sistemas baseados no Arch e todos os tutoriais que eu encontrei (além de que não achei um específico pra esse tipo de erro), nenhum era intuitivo, então eu seguia o tutorial e sempre retornava algum tipo de erro, até mesmo os da própria Wiki do Manjaro.
Manjaro Cinnamon 16.10 | Escritor e estudante no tempo livre
Testando o Linux por algum tempo, se possível para sempre :D
Avatar do usuário
andteslu
Novato

 
Mensagens: 3
Registro: 22 Nov 2016, 13:18
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.10
Ambiente: Cinnamon
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Intel HD Graphics 5500

Mensagempor chmercesmoreira » 22 Nov 2016, 18:06  •  MS 2

De uma olhada no Manjaro Settings Manager se você está usando os drivers da Intel ou os drivers open source vesa:
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 22 Nov 2016, 18:07, em um total de 1 vez.
Razão: Correção
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Intel HD Graphics 5500  [Resolvido]

Mensagempor andteslu » 22 Nov 2016, 20:09  •  MS 3

chmercesmoreira escreveu:De uma olhada no Manjaro Settings Manager se você está usando os drivers da Intel ou os drivers open source vesa:


Estou usando os drivers da Intel. Tentei reinstalar eles ou usar os drivers da vesa, não deu certo, e os da vesa fizeram com que as próprias animações do sistema ficassem bem ruins.

== Editado em 22 Nov 2016, 20:18 ==

Ok, gente, consegui arrumar o problema. Fiquei mexendo nas configurações do Manjaro e do Chrome (navegador que estou usando) e achei uma solução, pra quem estiver com o mesmo problema.

Quando acontece esse tipo de travamento envolvendo a placa de vídeo (resolução/frames por segundo), é problema com a aceleração de Hardware, que não é ativada no sistema.

Tem que entrar no terminal como root e usar o código pra ativar a aceleração por hardware.
Código: Selecionar todos
pacman -S libva-intel-driver


Se ainda estiver com o mesmo problema (o que estava acontecendo comigo, no caso), vai nas configurações avançadas do seu navegador e desativa a opção "Usar a aceleração de Hardware quando disponível", pois aí mesmo que o sistema já esteja pronto pra usá-la, pode dar algum erro na leitura, creio eu.

Era problema do sistema e do Chrome mesmo, não era nada com a placa.
Editado pela última vez por andteslu em 22 Nov 2016, 20:18, em um total de 1 vez.
Razão: Consegui arrumar o problema
Manjaro Cinnamon 16.10 | Escritor e estudante no tempo livre
Testando o Linux por algum tempo, se possível para sempre :D
Avatar do usuário
andteslu
Novato

 
Mensagens: 3
Registro: 22 Nov 2016, 13:18
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.10
Ambiente: Cinnamon
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate


Voltar para Áudio e Vídeo



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

^ Voltar ao Topo