Instalação e reinstalação de pacotes  [Resolvido]

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Instalação e reinstalação de pacotes

Mensagempor nathanmaia23 » 08 Dez 2016, 18:42  •  MS 1

Olá, pessoal. Eu gostaria de tirar uma dúvida com relação a instalação, reinstalação e atualização de pacotes.

Minha dúvida é basicamente a seguinte: Se uma atualização surge para um pacote baseado num repositório GIT e toda vez que eu instalo o pacote eu compilo e instalo a última atualização do projeto, eu posso simplesmente mandar o comando no terminal para instalar este pacote, onde o pacman vai sobrescrever o pacote anterior mais antigo ou eu preciso remover o pacote e só então instalar o novo?

Antes que falem apenas para eu atualizar o sistema através de um pacman -Syyu já digo que este pacote aparentemente não atualiza com este comando. (pacote pcsx2-git do aur).
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 08 Dez 2016, 18:43, em um total de 2 vezes.
Razão: correção
nathanmaia23
Membro

Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Mensagempor chmercesmoreira » 08 Dez 2016, 23:36  •  MS 2

Para atualizar pacotes de repositórios externos (AUR) tente o comando:
Código: Selecionar todos
yaourt -Syyua
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Versão: 2018
Ambiente: KDE

Mensagempor nathanmaia23 » 10 Dez 2016, 16:01  •  MS 3

Este comando também não funciona para o pacote pcsx2-git do aur. Por alguma razão, este que é um pacote atualizado praticamente todos os dias, não atualiza com o comando de atualização do pacman ou yaourt. Só vai pra versão mais nova quando eu mando instalar o pacote novamente. A questão é: é ideal que eu desinstale o pacote e instale ele novamente ou eu posso simplesmente mandar um yaourt -S pcsx2-git, compilar e instalar por cima?
nathanmaia23
Membro

Mensagempor chmercesmoreira » 10 Dez 2016, 17:13  •  MS 4

Segundo as informações do AUR esse pacote teve apenas 4 atualizações desde que foi submetido:
https://aur.archlinux.org/cgit/aur.git/log/?h=pcsx2-git
Você tem certeza que já não está usando a última versão?
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

Mensagempor nathanmaia23 » 10 Dez 2016, 19:44  •  MS 5

Então, por algum motivo parece que as informações no aur não estão sendo atualizadas e daí não ocorre atualização através do comando apropriado. Entretanto, toda vez que você faz a requisição no yaourt para baixar a última versão do pacote, ele clona o repositório git e compila a última versão que é atualizada praticamente todos os dias.

Veja os comentários:
Página do pacote no AUR

Repositório GIT do projeto

A última versão compilada na minha máquina (hoje):
Imagem

Veja a versão anunciada pelo aur
nathanmaia23
Membro

Instalação e reinstalação de pacotes  [Resolvido]

Mensagempor chmercesmoreira » 11 Dez 2016, 19:48  •  MS 6

Eu dei uma lida nos comentários e pelo que vi provavelmente dentro do arquivo PKGBUILD desse pacote: https://aur.archlinux.org/cgit/aur.git/ ... x2-git#n32
O link para download dos arquivos de instalação que estão no repositório do git estão mudando sempre que um novo commit é submetido no repositório: https://github.com/PCSX2/pcsx2/commits/master
Sendo que o correto seria o mantenedor do pacote apenas atualizar quando uma nova release é lançada: https://github.com/PCSX2/pcsx2/releases

Acho que a culpa talvez seja do mantenedor do pacote do AUR que não se atentou a esse detalhe, da forma como está atualmente, se uma nova atualização (commit) for lançada no repositório git o link dentro do arquivo PKGBUILD vai baixar essa nova atualização, mas sem alertar de nova atualização no pacote do AUR. O jeito seria aguardar o mantenedor do pacote do AUR corrigir isso.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 11 Dez 2016, 19:48, em um total de 1 vez.
Razão: Correção
Imagem Imagem

Esta mensagem de chmercesmoreira recebeu agradecimentos de
nathanmaia23 (17 Dez 2016, 17:43)
chmercesmoreira
Especial

Mensagempor nathanmaia23 » 17 Dez 2016, 17:49  •  MS 7

hmm, imaginei que fosse algo assim, mas como não domino bem linux ainda, eu não fui capaz de chegar a uma conclusão sólida do que estava ocorrendo. Muito obrigado pela ajuda. :)

Você tem algum material online sobre sistema de gerenciamento de pacotes do linux, compilação, etc; que você recomendaria para eu aprender a respeito dessas coisas ? Algo mais centralizado que dê uma boa base para quem se interessa em compilar pacotes para o aur, por exemplo. Fico incomodado em só ficar dando "leap of faith" no aur toda vez que quero um software fora dos repositórios oficiais do manjaro. Não que eu desgoste do aur (bem ao contrário disso), mas não gosto da ideia de não ser capaz de identificar uma irregularidade maliciosa nos scripts de instalação do aur. E obrigado.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 17 Dez 2016, 17:52, em um total de 2 vezes.
Razão: correção pontual
nathanmaia23
Membro

Mensagempor chmercesmoreira » 17 Dez 2016, 23:45  •  MS 8

Olá Nathan, vou ser sincero com você, acredito que não exista um guia específico para esse propósito, mas eu posso listar o que você precisa estudar para conseguir ler o arquivo PKGBUILD e ver se tem algum código malicioso.

Basicamente você precisa ter noções básicas de linguagens de programação e algoritmos, aqui tem um bom curso:
post21038.html

Isso é o requisito fundamental, após isso você precisa ter noções básicas de Linux, e especificamente shell script Bash, aqui está o que é necessário para alcançar esse objetivo: http://www.lpibrasil.com.br/linux-essentials

Por último, vem a parte específica do Arch Linux, que é lidar com o repositório AUR, que basicamente exige que você automatize o passo a passo de instalação/compilação de um pacote dentro de um arquivo de script, chamado de PKGBUILD, aqui está o link da Wiki do Arch Linux explicando a estrutura desse arquivo: https://wiki.archlinux.org/index.html/PKGBUILD

Faz pouco tempo que me aventurei em submeter um pacote no AUR: -t3985.html
Resultou nesse pacote: https://aur.archlinux.org/packages/photofilmstrip/
Imagem Imagem

Esta mensagem de chmercesmoreira recebeu agradecimentos de
nathanmaia23 (19 Dez 2016, 16:45)
chmercesmoreira
Especial